Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A World Wide Web como revolução social

“Há vinte anos, numa sexta-feira 13 de março de 1989, Tim Berners-Lee, fazia sua proposta de criação de um sistema unificado de informações ao CERN (a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear). Esta proposta era o embrião do sistema de documentos em hipermídia que utilizamos hoje para navegar na internet, denominado de World Wide Web, www ou, ainda, web.

É incontestável a revolução representada pela criação deste sistema , não só no campo da técnica como também no campo social. E é incontestável também a contribuição direta que todos nós, usuários da web, tivemos para que essa ferramenta ganhasse as proporções que ganhou. Como nos diz, Pierre Lévy, em seu Cibercultura: a World Wide Web não foi nem inventada, nem difundida, nem alimentada por macro-atores midiáticos como a Microsoft, a IBM, a AT&T ou o exército americano, mas pelos próprios cibernautas.

Os micro-atores, portanto, com seus diferentes usos e consumos que fazem da web e da internet, tomando-as como ferramentas que potencializam o desenvolvimento da inteligência coletiva, são os responsáveis pelo sentido caótico e libertário que ambas têm hoje…”

Enviado por Aracele Torres (araceletorresΘgmail·com) – referência (cibermundi.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    são os responsáveis pelo sentido caótico e libertário que ambas [web e internet] têm hoje…

    e é exatamente isso que é atacado na web comercial construída posteriormente e por governos do mundo todo atualmente.

Este post é antigo (2009-03-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.