Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Troca de arquivos no Senado, Nixie, e GNUs sem backup

Congresso em Foco: rede do Senado tem servidor interno de “pirataria”: Você já viu uma organização, privada ou pública, que tem em sua rede um servidor de arquivos exposto a todos os usuários, contendo cópias de filmes, músicas, jogos e outros arquivos cujos disponibilizadores e usuários não receberam autorização dos autores e distribuidores, na prática usualmente chamada de “pirataria”? Eu já vi várias, mas esta é especial.

Top 8: softwares de código aberto mais bem-sucedidos: As definições de sucesso variam de acordo com os interesses, demandas e objetivos de quem avalia, mas não há dúvida de que alguns softwares são mais bem-sucedidos do que outros. Veja esta lista dos 8+ do código aberto.

Asus e Microsoft se unem em campanha contra os “Linuxbooks”: A Asus, que já há algum tempo reduziu bastante o seu foco no Linux como alternativa de sistema operacional em seus netbooks, agora foi além (e confirmou novamente a autenticidade da campanha): segundo a ZDNet UK, em uma iniciativa conjunta com a Microsoft, a Asus criou o site “It’s better with Windows”.

Lançado o KDE 4.2.4: Enviado por .deb (tremonnΘiniweb·com·br): “A Comunidade do KDE anunciou hoje a disponibilidade da versão “CornRow”, (também conhecido como KDE 4.2.4), atualização recomendada para todos aqueles que utilizam o KDE 4.2.x, ou versões anteriores do KDE 4.

Dez distribuições de Linux para o seu netbook: A Asus e a Microsoft já mandaram avisar que discordam, mas várias distribuições de Linux têm oferecido boas alternativas de desempenho, estabilidade e suporte a hardware nas diversas safras de netbooks que vêm se popularizando no mercado, especialmente quando consideramos a reduzidíssima gama de aplicações mais tipicamente empregadas nesta classe de equipamentos.

Mozilla convida: participe da campanha para divulgar a chegada do Firefox 3.5: Diretamente do Blog da Mozilla no Brasil: O Firefox 3.5 chegará em breve e está sendo modelado para ser o Firefox mais rápido já lançado até hoje: mais de 2 vezes mais rápido do que o Firefox 3 e 10 vezes mais rápido do que o Firefox 2.

Oracle diz que vai competir – usando Java(?!) – no mercado de netbooks: O CEO da Oracle, Larry Ellison, pretende entrar no negócio de notebooks de baixo custo, um dos setores da indústria de tecnologia que mais crescem.

A situação do MySQL?: O foco fixado no contexto da pretendida aquisição da Sun pela Oracle, e das consequências que isso teria sobre o MySQL, tem sido a tônica de artigos recentes sobre este software – mas o artigo de Jeremy Zawodny para a Linux Magazine dos EUA se permitiu ampliar o foco, e apresentar uma visão otimista.

Vídeo: A Nixie explica como instalar CODECs no Linux: Você já assistiu a algum dos vídeo-tutoriais do Linux Hazor em que a apresentadora Nixie Pixel explica como os novos usuários podem realizar diversas tarefas comuns no Linux?

Mozilla Jetpack: OSNews analisa o novo jeito fácil de desenvolver extensões para o navegador: O Jetpack foi anunciado recentemente pela Mozilla, com a intenção de oferecer um mecanismo por intermédio do qual as pessoas que dominam algumas das tecnologias mais comuns do desenvolvimento web (especialmente HTML, CSS e Javascript) possam criar extensões e agregar funcionalidades ao navegador.

Como fazer cache de vídeos do Youtube no Squid: Recurso pode reduzir a banda usada pelo acesso de múltiplos usuários a vídeos populares ou que estejam sendo disseminados rapidamente entre os usuários da rede.

GNU: repositório savannah.gnu.org corrompido por falha em RAID — sem backups completos e atuais: O Savannah, servidor que hospeda o código-fonte de vários dos projetos integrantes do sistema GNU e associados a ele teve neste fim de semana o que o LWN.net descreveu como uma falha catastrófica.

Vídeo: Qualcomm apresenta “smartbook” Eee com processador ARM e sistema Android: Micrinho com os chips Snapdragon é ainda mais fino, dispensa dissipador de calor, e está prometido para ser lançado no final deste ano.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-06-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.