Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: SUSE Studio, ameaça, e os formatos de arquivo de documentos

Distribuições à la carte: Novell anuncia o SUSE Studio 1.0: Que tal usar um serviço web para gerar uma imagem de CD (ou de USB, ou de máquinas virtuais Xen e VMware) de uma distribuição Linux já com a adição das alterações que você costuma fazer: inclusão de repositórios, pacotes, arquivos, etc.

Governo federal “ameaça” importar laptops para escolas se indústria nacional não baixar preços: O presidente da República afirmou nesta sexta-feira (31) que o governo importará computadores para distribuir a alunos de escolas públicas se a indústria nacional não reduzir os preços cobrados pelos equipamentos.

Primeira vez: Microsoft fala oficialmente ao mercado sobre concorrência da Canonical, Red Hat e Mozilla: Do Luiz Cruz, na Info: Um relatório fiscal publicado esta semana no portal de investidores da Microsoft diz claramente que a Microsoft teme o avanço da adoção do Linux e de software sob a licença GPL, em mercados emergentes.

MS Office 2010 pode permitir que usuário escolha formato de arquivo default: O OSNews divulgou uma proposta da Microsoft à Europa para atender aos requisitos de interoperabilidade que inclui até mesmo o detalhamento de formatos de arquivo e outros requisitos necessários a esta finalidade que ela mesma diz defender tão vigorosamente.

Artigo traduzido: O fim do Skype? Onde estão os protocolos e programas livres?: “Mais uma tradução de Roberto Bech, dessa vez de um artigo do Free Software Magazine.

KDE 4.3 Lançado – Codinome: Caizen: Enviado por Ironmaniaco (nicolasgauchoΘgmail·com):“Com 10.000 bugs consertados, e com a requisição de cerca de 6.000 novas funcionalidades nos últimos 6 meses, é anunciado o lançamento do novo KDE 4.3, com um foco em estabilidade.

“Nova interface do OpenOffice.org: a cara do MS Office 2007″: Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br): “”A equipe do OpenOffice.org está experimentando uma nova interface de usuário para a suíte de escritório, e o primeiro protótipo já foi apresentado.

Firefox: 17 truques do about:config: A URL about:config leva a um grande conjunto de opções que não constam nos menus e diálogos de configuração, como boa parte de seus usuários sabe há anos.

Haiku pode estar próximo de lançar sua versão alfa: O Haiku, cujo desenvolvimento está na estrada desde o início do século, é um sistema operacional de código aberto que busca a compatibilidade plena com o BeOS R5, última versão oficial do sistema operacional “alternativo” que criou muitos fãs na década anterior, até ser bruscamente descontinuado.

“Heróis do software livre: uma lista de Stallman ao Google”: Enviado por Guia do Hardware: “Tradução de Roberto Bech, de um interessante artigo da FreeSoftwareMagazine: “Toda área tem indivíduos fundamentais que doaram boa parte de seu tempo às ideias em que acreditavam.

Marcelo Branco em evento da Info: cola na escola, sociedade em rede, plataformas abertas: Marcelo Branco, diretor da ASL (promotora do FISL), falou a enpresários de TI em evento promovido pela Info sobre assuntos variados, incluindo sua opinião sobre o papel da cola na educação contemporânea, a comunicação na sociedade em rede, e as plataformas abertas.

Gnome reduz uso de ícones para simplificar interface: Trecho da cobertura do iG Tecnologia, por Antonio Blanc: Na busca por uma melhor usabilidade, os desenvolvedores do projeto Gnome (gnome.org) tomaram recentemente uma decisão radical: eliminar os ícones em boa parte da interface, esperando assim despoluí-la e facilitar seu uso.

TTY: entrevero entre Alan Cox e Linus Torvalds: Adaptado a partir do texto enviado por Fabricio Silva (fabriciosilvabrΘuol·com·br): “Acompanho quase semanalmente algumas conversas dos desenvolvedores do kernel Linux e nessa semana tivemos algo comum – “discussões acaloradas” – porém com um diferencial, os personagens eram nada mais que os conhecidos Alan Cox e Linus Torvalds.

VirtualBox 3.0.4: Da Info: A Sun Microsystems anunciou a versão 3.0.4 da VirtualBox, seu programa de virtualização para os sistemas Windows, Mac OS X e Linux.

KDE como desktop padrão do openSUSE?: Vai ser interessante acompanhar o andamento da questão, dada a aparente diferença apontada pelo OSNews entre a preferência da Novell (GNOME) e dos integrantes da comunidade openSUSE mencionados (KDE como padrão).

ERPs de código aberto no Brasil: O site da Info cobre alguns casos de adoção de sistemas de ERP em código aberto no Brasil.

Brasil saiu na frente na preparação para o Debian Day 2009: Enviado por André Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br): “Grupos de usuários brasileiros foram os primeiros a divulgar as preparações para o Debian Day 2009 ao redor do mundo.

Software Público: Sistema de Atendimento ao Público e Sistema de Marcas e Sinais: Enviado por Coordenação do Portal do Software Público (guialivreΘplanejamento·gov·br): “A empresa Oktiva Tecnologia em parceria com a prefeitura de Fortaleza e a prefeitura de Bagé, disponibilizaram no Fórum Internacional de Software Livre, respectivamente, as soluções de Sistema de Atendimento ao Público e o Sistema para o Controle de Marcas e Sinais.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-08-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.