Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Stallman X Icaza, Gimp 2.8 com janela única, avatares nos comentários, e a evolução da configuração de hardware

GIMP 2.8 terá interface de “janela única”: Via nossos hermanos do Vivalinux com ar chega a notícia de que o GIMP 2.8 terá a sempre tão solicitada “interface de janela única”.

Para Richard Stallman, Miguel de Icaza seria “basicamente um traidor da comunidade de software livre”: As posições correntes de Miguel de Icaza (co-fundador do GNOME em 1997, ganhador do Free Software Award da FSF em 1999, criador do Gnumeric) em relação ao software livre vêm sendo objeto de bastante debate, inclusive devido aos seus papéis atuais no projeto Mono e na Novell, e ao recente anúncio de que ele participa na nova “fundação open source” da Microsoft.

Miguel de Icaza “responde” críticas do Dr. Stallman: Como publiquei na capa do BR-Linux um relato da acusação pública in absentia de Richard Stallman a Miguel de Icaza (em “Para Richard Stallman, Miguel de Icaza seria “basicamente um traidor da comunidade de software livre””), creio que é justo também trazer a resposta que Miguel publicou em seu blog.

A otimista tabela “comparativa” do BrLix: A distribuição BrLix já apareceu por aqui anteriormente (como por exemplo em “BRLIX: 13 milhões de downloads, segundo o Terra”), e agora o Andre Noel publicou em seu blog um comentário adicional sobre ela, tratando de uma “tabela comparativa” entre o BrLix e versões do Mandriva, SUSE, Ubuntu e mais.

GNOME 2.28 lançado: veja as notas de lançamento (ilustradas), já traduzidas para nosso idioma: O GNOME 2.28 é a versão lançada em 23 de setembro do Ambiente GNOME: um popular ambiente de trabalho multiplataforma para seu computador.

Boot do Ubuntu 9.10 acelera: 5 segundos em máquinas com SSD, 25 segundos em máquinas com HD: O mais recente alfa do Ubuntu 9.10, cuja versão definitiva sai no mês que vem, já inclui otimizações que permitem avaliar o avanço no tempo de boot, característica importante para quem realiza frequentemente esta operação.

Linus Torvalds comenta sobre o inchaço do kernel Linux: “À medida que o kernel Linux se torna cada vez maior e mais complexo, Linus Torvalds diz que sua tarefa se torna mais fácil.

Avança a lei Hadopi, que prevê corte da conexão de quem baixa conteúdo online sem licença: O legislativo já aprovou, mas ainda há possibilidade de nova apelação ao Conselho Constitucional francês antes da sanção presidencial.

SBTVD: Assistindo TV Digital (aberta) brasileira com o VLC no Linux: Os aventureiros e todos aqueles que não se importam de compilar seus próprios drivers já podem repetir os passos narrados no link abaixo pelo Douglas, que testou o software, documentou o procedimento e assistiu no VLC à programação da TV digital aberta em Porto Alegre (também testado em MG, SP e RJ) usando uma “PixelView PlayTV USB SBTVD”.

Era difícil e ficou trivial (parte 3): “kit multimídia” : Continuando a série de artigos sobre os pontos em que a evolução da configuração de suporte a hardware no desktop Linux foi bastante positiva (a ponto de hoje raramente percebermos), abro um novo capítulo tendo que fazer uma contextualização para os leitores que não passaram pela realidade da informática de meados da década de 1990: até certo momento, os PCs comuns do Brasil não tinham unidade de CD, e sua capacidade sonora se restringia ao chamado “PC Speaker” – que continua existindo, mas hoje em muitos casos serve só para fazer os beeps do BIOS antes do boot, e eventualmente os beeps do console.

Era difícil e ficou trivial, parte 4: Vídeo: Quem hoje instala uma distribuição de Linux no desktop e vê seu monitor ser reconhecido e configurado com a melhor resolução possível, ou pelo menos com uma resolução bastante razoável, pode não ter idéia de como isso já foi algo complicado de obter, há poucos anos.

Era difícil e ficou trivial (parte 2): scanner no Linux: Há mais de 10 anos uso scanner no desktop Linux, e no começo o procedimento para fazer funcionar meus scanners era mais do que difícil: era tão arcano que chegava a lembrar a terceira Lei de Clarke – mas não pelo avanço, e sim pela complexidade, que só faltava exigir rituais com velas coloridas e sacrifício de mídias virgens.

Mudança na exibição de avatares dos leitores e de comentários moderados: A partir de hoje, refletindo a evolução na velocidade de acesso à Internet da maioria dos leitores, os ícones, fotos e avatares dos usuários que comentam no site passarão a ser exibidos em tamanho bem maior que os minúsculos avatares que disponibilizei inicialmente em 2004.

RC1 do Mandriva Linux 2010: Via James Della Valle, na Info: A versão RC1 (Release Candidate) do Mandriva Linux 2010 foi anunciada hoje pelos desenvolvedores da Mandriva.

GPL prevalece em julgamento em tribunal de apelações na França: A FSF França anunciou que um processo contra uma empresa francesa que distribuía uma versão modificada do VNC, sem o código-fonte correspondente e com alteração das notas de copyright e autoria, foi julgado em segunda instância em um tribunal de apelações francês, mantendo a condenação da empresa.

Icaza-less: Register diz que Silverlight no Moblin será portado por Microsoft e Intel diretamente, sem Moonlight: Enviado por Marcelo Nascimento (gp2gp2Θterra·com·br): “Traduzi alguns trechos da notícia completa que saiu no The Register: Intel e Microsoft anunciaram um novo port do Silverlight para o Linux, especificamente para o sistema operacional Moblin, patrocinado pela Intel, rodando em dispositivos com o Atom, como os netbooks.

HAVP: Anti-vírus Proxy com Squid: Enviado por paulo (paulo·securityΘgmail·com): “Recentemente para aumentar a segurança nos acessos dos usuários a internet configurei e documentei uma solução de anti-vírus integrada ao squid.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 27/09/2009 às 9:14 pm

    Que semana

Este post é antigo (2009-09-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.