Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Google ChromeOS, a não-patente do sudo, e instalação de pacotes sem acesso de root no Fedora

Chrome OS: Código do sistema operacional do Google já está aberto e disponível: O Chrome OS ainda demora um pouco para ser lançado (a previsão é para daqui a cerca de um ano), mas o código da versão corrente dele já pode ser vasculhado, estudado e utilizado livremente, nos termos das licenças de código aberto aplicáveis, a partir do repositório em src.chromium.org e das instruções no site do projeto.

Ubuntu: Chrome OS, do Google, tem participação intensa da Canonical: Ontem, quando publiquei o aviso de que o código do que será o Chrome OS já está disponível, bem como detalhes previstos sobre o sistema e sua interação com outros projetos de código aberto, já havíamos antecipado a conclusão de quem analisou de perto o código: tratava-se de uma distribuição “estilo Debian”, com vários pacotes bastante conhecidos de todos nós.

Nota de Falecimento – Dpadua (Daniel Pádua): Meus pêsames à família, e que todos possamos seguir em frente sabendo que a missão dele foi bem cumprida.

Após acordo do empregador com a Microsoft, criador do PHP abandona Yahoo: Rasmus Lerdorf, criador da linguagem PHP, abandonou seu emprego no Yahoo.

Microsoft patenteou o comando sudo? (não!): Leitores de uma variedade de sites de notícias de tecnologia (e o BR-Linux não está entre eles) receberam na semana passada a “notícia” de que a Microsoft havia patenteado o comando ‘sudo’. Mas não foi bem assim.

Microsoft assume que houve violação da GPL no ImageMaster – diz que vai disponibilizar o código: Segundo a empresa, “O incidente se deveu a um “incorreto processo de revisão do código da ferramenta, que havia sido subcontratada a uma empresa terceirizada, mas que foi de fato baseado no projeto ImageMaster, licenciado sob GPLv2″.

Distribuição amigável agora deixa usuários instalarem pacotes sem precisar de acesso root: Agora usuários conectados diretamente ao console podem instalar pacotes de software assinados, de repositórios idem, sem precisar de acesso de superusuário.

“Cuba se prepara para trocar o Windows pelo Linux”: Veja também a notícia de fevereiro de 2007: Cuba Libre: ilha socialista vai migrar para o código aberto – mas sem pressa.

Urna eletrônica resistiu aos testes: Seguem trechos do relato da Info: Nenhuma das nove equipes que participaram do teste público realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar o nível de segurança do sistema de votação brasileiro conseguiu burlar os dispositivos de proteção instalados em urnas eletrônicas.

TSE comenta resultados do teste de segurança das urnas, destaca efeito da migração para Linux: Separei 3 trechinhos da longa notícia do IDG Now, mas a notícia completa no link de referência traz vários detalhes adicionais interessantes sobre os testes realizados.

Android: Primeiro smartphone da Dell chega no Brasil para o Natal: Enviado por Carlos Eduardo (cadu3designΘgmail·com): “O Brasil e a China serão os primeiros países a receberem o smartphone de estreia da Dell.

Estudo: Uso do Python cresceu 45% desde maio de 2008: Da Info: Um estudo realizado pela Evans data Corporation, o uso do Python cresceu aproximadamente 45% desde maio de 2008.

Docky para Ubuntu, como instalar e configurar: Enviado por Eduardo Carrega (educarregaΘgmail·com): “Docky é uma barra de inicialização de programas, normalmente utilizada na parte inferior do sistema, onde sua funcionalidade mais característica é a de quando passa-se o mouse sobre os ícones ali agregados, eles expandem, criando um efeito muito bonito e sutil na escolha do programa a ser inicializado.

Fedora 12: Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘtechfree·com·br): “Acaba de ser lançado o Constantine, que é o codinome escolhido para a versão 12 da distribuição Fedora.

LG X120: Belo e equilibrado (e com Linux em boot expresso): O Rafael Rigues, do iG Tecnologia, fez a gentileza de entrar em contato informando que a matéria dele sobre o netbook LG X120 (será meu próximo netbook, só depende da análise que Papai Noel está fazendo sobre meu comportamento) poderia ser de interesse dos leitores do BR-Linux.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-11-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.