Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: a espera pelo novo Ubuntu, FatELF, a padroeira Shakira, FreeBSD substituindo o gcc, e o número de usuários do Insigne

Um “Binário Universal” para o Linux: FatELF: Enviado por Thomaz dos Reis (thor27Θgmail·com): “O programador, responsável pela versão de Linux de diversos jogos como Unreal Tournament, America’s Army, Prey e mantenedor de diversos projetos livres, acaba de lançar o FatELF: Um binário executável que permite unir diversos outros binários de diversas plataformas diferentes em apenas um, da mesma forma que o “binário universal” funciona no MacOS X.

Padroeira: Shakira, Nelly Furtado e Norah Jones questionam posicionamento de Lily Allen contra fãs que compartilham músicas sem autorização: A artista colombiana Shakira, a canadense Nelly Furtado e a cantora inglesa Lily Allen podem ser comparadas entre si por uma variedade de atributos, mas agora um deles justifica a menção simultânea das 3 aqui no BR-Linux.

Ubuntu 9.10: download do RC1 do Karmic Koala: O download do Ubuntu 9.10 RC1 já está disponível, e seus desenvolvedores o consideram completo, estável e adequado a testes por qualquer interessado, enquanto não sai a versão final na semana que vem.

Insigne: “SO da inclusão digital chega aos 2,8 mi de cópias distribuídas” – chamada aos usuários!: Convidamos leitores que usem o Insigne há mais de 30 dias para, durante todo o final de semana, se apresentar nos comentários e descrever sua experiência. Mas o resultado não foi muito… numeroso.

FreeBSD substituindo o GCC? Novidades no suporte Clang/LLVM: As novidades no campo dos compiladores livres.

Formatos de documento: Microsoft “esquece” de avisar à ISO que o OOXML estava sob julgamento de violações de patentes: Enviado por Guilherme Sanchez Pacheco (guilhermesanchezpachecoΘgmail·com): “Extraído do site do Jomar Silva: “Em Março de 2007, a empresa i4i apresenta uma queixa contra a Microsoft sobre violação de patente no OpenXML aos tribunais americanos.

Dicas-L: Desbloqueio de arquivos PDF: Suponhamos que você tenha um arquivo PDF protegido por senha, adquirido legalmente. Mas ele apresente o inconveniente de exigir a digitação de uma senha a cada acesso. Como corrigir esta situação?

Extensão instalada pela Microsoft no Firefox sem autorização do usuário será desabilitada automaticamente pela Mozilla: Do IDG Now: Uma atualização feita pela Microsoft em fevereiro pode deixar o Mozilla Firefox vulnerável a ataques, admitiu a empresa durante a semana.

Window Maker e Gimp no seriado FlashForward: Enviado por Thiago Marques Meneses (thiagomenesesΘme·com): “Curiosidade ou não?

Dr. Stallman pede que Comissão Européia impeça aquisição da Sun pela Oracle: Richard Stallman (assinando em seu próprio nome) e os líderes das organizações de ativismo digital Open Rights Group, Knowledge Ecology International disseram à CE em uma carta aberta que estão preocupados com o efeito sobre a concorrência no mercado de bancos de dados caso a Oracle abandone o MySQL, da Sun, ao comprá-la.

Tutorial: Multimídia no Ubuntu 9.10 Karmic Koala : Enviado por Thiago Bellini (contatoΘlinuxparatodos·com·br): “Depois dos meus outros 2 tutoriais que fizeram um bom sucesso e imagino que tenha ajudado muita gente com as versões antigas do Ubuntu, aqui uma ajuda para quem acabou de fazer sua instalação limpa do Ubuntu Karmic Koala 9.10, e quer instalar de uma só vez o java, flash e codecs para tocar mp3 e reproduzir grande variedade de formatos de vídeo, entre outras dicas interessantes.

dvtm: um “gerenciador de janelas” em modo texto: Enviado por Renan Birck (renan·ee·ufsmΘgmail·com): “Escrevi um pequeno artigo – por não ter achado outro material em português sobre ele – sobre o dvtm, um “gerenciador de janelas” para o console.

Conheça o próximo Ubuntu Netbook Remix: Faltam poucos dias para o lançamento da coleção primavera/verão do Ubuntu deste ano, e o Luiz Cruz publicou uma análise inicial (a partir do beta) da edição Netbook Remix do 9.10.

Proposta de moratória de mudanças na linguagem Python: Guido van Rossum, o criador original da linguagem, propôs que a comunidade de desenvolvimento da linguagem pare de mudar suas características por alguns anos, pois a velocidade das mudanças causa problemas a quem mantém as variadas implementações da linguagem, como o Jython, PyPy e IronPython – com pouco ou nenhum benefício para o usuário médio, que demora bastante tempo a chegar a ver as mudanças.

SP: “Banda larga popular” irá custar até R$ 29,80 por mês: Os pacotes de banda larga popular que serão lançados na tarde desta quinta-feira (15) em São Paulo custarão até R$ 29,80.

Um dia com quatro Androids, na Futurecom: A Futurecom 2009 mostrou que o mundo dos smartphones brasileiros finalmente deve receber uma chacoalhada diferente.

Ex-buntu? Eeebuntu 4.0 vai passar a ser baseado no Debian: O Eeebuntu até recentemente era uma distribuição para netbooks baseada no Ubuntu.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-10-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.