Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


100.000 instalações de Firefox no Banco do Brasil

O Luiz Cruz, da Info, divulgou a notícia de que o Banco do Brasil passou a marca de 100 mil computadores rodando o Mozilla Firefox.

Segundo ele, a instituição informa que o Firefox está presente desde 2005, quando teve início a implantação em massa de ambientes livres nos computadores. A nota ressalta que 65 mil do total de máquinas utilizam Linux e 35 mil ainda não — no entanto, as 35 mil não migradas utilizam BrOffice e Firefox. (via info.abril.com.br)

A nota da Info também destaca algumas infomrações obre o processo de migração e dá uma lista de softwares de código aberto em uso no BB.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    miranda (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 11:52 am

    Depois dizem que o Firefox não esta preparado para o mercado corporativo… : |

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 12:01 pm

    @miranda, conversa do povo :P

    Icos (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 12:03 pm

    “…no entanto, as 35 mil não migradas utilizam BrOffice e Firefox.”

    Pena que quando recebemos planilhas das diretorias e afins, elas venham em formato proprietario, com macros específicas. Esqueceram de contar as “cabeças” que ainda se prendem ao pacote Office?

    Na teoria é muito bom, mas na pratica, ainda estamos caminhando…

    ShellScott (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 3:14 pm

    Problema mesmo é a CAIXA, que desde 2002 diz que está “estudando” sua migração para o Linux, e até hoje NADA!!!

    Parabéns, BB!!!!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 3:51 pm

    O que falta para o Firefox entrar de vez no mercado corporativo é apenas uma opção de gerenciamento centralizado de extensões, atualizações e autenticação.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 3:57 pm

    Parabéns BB, só falta implementar a opção para pagamentos de contas nos caixas eletrônicos, para quem usa cartão do Inss.

    Peri (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 4:01 pm

    Parabéns para o BB. No entanto ele precisa disseminar sua experiência entre as suas empresas controladas, a exemplo da COBRA Tecnologia, que não usa o software livre, não há uma política de uso para toda a empresa.

    Frank (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 7:09 pm

    E não é só o Banco do Brasil que vem fazendo bonito na área de software livre. Recentemente a Petrobras também adotou o Firefox e, segundo dizem por aí, também pretende mudar para o OpenOffice.org.

    Assumpção (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 8:12 pm

    Muitas empresas publicas não usa o Firefox porque o legado não permite. Desenvolveram e continuam desenvolvendo uma penca de aplicações que só funcionam com IE. Exemplos: INSS, Dataprev, Ministério da Previdência, Serpro, etc

    ][´s

    bitwav3 (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 2:15 am

    Agora so falta estas “empresas” apos usarem estes softwares contribuirem com codigo e suporte R$.Espero que nao soh suguem e reclamem.

    A petrobras por exemplo tem muita $_$ condicao de realmente ajudar, bo banco do brasil entao nem se fala ;).

    Quero ver brasileiros fazendo commits em varios repositorios relacionados a estes softwares, ante agora, eu nao vi nada …

    Mesmo que seja um pouco, cada um tem que fazer a sua parte hehe

    Scirious (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 1:16 pm

    Se você espera contribuições espere sentado. Os funcionários são concursados e servidores públicos. Mal querem fazer o trabalho deles, quanto mais contribuir com projetos externos.

    Suporte em dinheiro? Você está brincando? Eles mudaram para gastar menos. Eles certamente não vão reduzir o tanto que estão economizando para dar dinheiro.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 1:51 pm

    Antes de criticar Scirious, vc deveria pelo menos entender como funciona uma empresa de Economia Mista, com é o caso do BB. Não esperem dinheiro mesmo, afinal até pra comprar alguma solução no mercado é preciso haver licitação… mas espere patrocínio e contribuição indireta de pessoas que trabalham nessas empresas… dê uma lidinha na apresentação disponível no link abaixo… principalmente nos últimos slides.

    Sobre a crítica aos funcionários públicos, eu também acho que a maioria não quer nada com nada mesmo. Mas eu prefiro sempre exaltar o trabalho daqueles que produzem. Felizmente não são todos assim.

    http://www.softwarelivre.gov.br/casos/Apresentacao_BB_CISL2008.pdf

    Até mais,

    Rodrigo

    Rodrigo (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 1:52 pm

    *CORREÇÃO

    Antes de criticar Scirious, vc deveria pelo menos entender como funciona uma empresa de Economia Mista, com é o caso do BB. Não esperem dinheiro mesmo, afinal até pra comprar alguma solução no mercado é preciso haver licitação… mas espere patrocínio e contribuição indireta de pessoas que trabalham nessas empresas… dê uma lidinha na apresentação disponível no link abaixo… principalmente nos últimos slides.

    Sobre a crítica aos funcionários públicos, eu também acho que a maioria não quer nada com nada mesmo. Felizmente não são todos assim, eu prefiro sempre exaltar o trabalho daqueles que produzem.

    http://www.softwarelivre.gov.br/casos/Apresentacao_BB_CISL2008.pdf

    Até mais,

    Rodrigo

    jotaB (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 2:09 pm

    Os funcionários são concursados e servidores públicos. Mal querem fazer o trabalho deles, quanto mais contribuir com projetos externos.

    Quando leio coisas assim, me dá uma tremenda vontade de mandar as pessoas praquele lugar. Desculpem, mas é isso mesmo.

    Sou empregado da CAIXA e, pelo visto, de que têm valido minhas horas e horas de trabalho após o expediente (inúmeras delas sem remuneração) apenas para agradar esses santinhos chamados clientes, fazendo com que seus financiamentos habitacionais saiam em tempo recorde?

    Mas a humanidade (pelo menos os brasileiros) é assim mesmo: se você acerta 99 e erra 1, ninguém te elogia pelos 99 acertos, mas todo mundo cai de pau pelo único erro, te chamando de vagabundo, dizendo que “tem que privatizar” etc.

    F**k!
    F**k!
    F**k!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 3:30 pm

    “jotaB, vocês (Funcionários públicos), trabalham pouco,…”

    Realmente, deve ser por isso que tenho direito a 3 meses de afastamento (em horas) no banco de horas, mas não posso usar, pois falta pessoal e não recebo em $$$, pois não existe hora-extra pra gente.

    ” ganham muito e reclamam demais… Isso é um fato!”
    E deve ser por isso que sobra mês para meu salario. Nem data-base a maioria do servidores tem. Nós (meu orgão) estamos ainda esperando o executivo liberar o dinheiro para pagar a reposição da inflação prometida em 2001, mas por causa da crise não vai dar, mais uma vez.

    Ahhh se o povo soubesse como é aqui dentro. Só não saio pois falta pouco para aposentar (uns 10 anos) e, como não temos FGTS, sairia com uma mão na frente e outra atrás.

    so (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 7:31 pm

    MaxRaven, você tem razão… Fico aqui pensando porque os concursos públicos são tão concorridos…

    Bom, deve ser porque essas pessoas são viciadas em trabalho, não é mesmo?

    Che (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 8:53 pm

    MaxRaven,

    E durante os últimos 20 anos, por que você não saiu? Há 20 anos atrás, como você completava a frase “só não saio porque …”?

    Das 100.000 instalações nenhuma deve ser em sistemas de 64 bits, porque o plugin de autenticação do site não funciona em sistemas genuínos, com esta arquitetura.

    Eden (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 7:43 pm

    É por isso e por outras coisas que meu banco e o de minha empresa são o BB.

Este post é antigo (2009-06-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.