Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


10 anos de Gentoo

Parabéns! Já mandei instalar o bolo, e no momento o sistema está fazendo download do código-fonte da farinha, do fermento, do açúcar e das velinhas, para depois compilar. Depois de amanhã fica pronto, mas vai ser plenamente otimizado para o meu modelo de travessa! ;-)

Trecho inicial da nota do iG Tecnologia:

O projeto Gentoo, responsável pelo Gentoo Linux, está completando 10 anos de existência, e comemorando com uma edição especial. Famoso pelo seu estilo “faça você mesmo”, o Gentoo é uma das versões de Linux mais estáveis e rápidas, embora seja meio “difícil” para o usuário não-técnico. Batizada de Gentoo-Ten, a versão de aniversário vem com novidades e suporte aos novos processadores de 64 bits.

O Gentoo Ten é baseado no kernel Linux 2.6.30 (com patches do Gentoo) e uma imensa variedade de software, incluindo ferramentas de desenvolvimento, sete ambientes gráficos, dois pacotes office e sete navegadores web. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Um aviso aos navegantes, alguns podem não ter ouvido falar de lançamentos de versões do Gentoo há anos.

    Isto é por que, seguindo a política de Rolling Release do Gentoo de estar sempre atualizado, os cds de instalação também passaram a ser gerados automaticamente a cada semana, contendo o mínimo para a instalação do Gentoo.

    Se quiserem um LiveCD para usar, façam um boot do LiveCD tua (outra) distribuição favorita, e usem para instalar o Gentoo.

    Ou aproveitem a chance agora de usar o Gentoo-Ten, este LiveDVD especial de comemoração.

    É uma ótima distro para quem quer ver o que acontece por trás do palco do Linux, e aprender mais como as coisas funcionam (ótimo para treinar suporte), e o principal, montar o teu próprio sistema somente e exclusivamente com o que você quer.

    PS: Recomenda-se paciência, computador e conexão muito boas.

    GoWilly (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 12:50 pm

    Isto sim é uma distro que merece destaque. Assim como o Arch, Debian, Slack, Redhat e algumas outras… esta apresenta algum diferencial à ser apreciado.

    belfiglio (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 1:17 pm

    Uma das melhores distro, uso e recomendo, uma boa opção para servers

    E instalar e desligar depois de uns dois anos, desligar so para tirar o pó. :)

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 1:38 pm

    Realmente uma das melhores. Quando usei Gentoo (pouco tempo atrás, onde milagrosamente consegui instalar hehe) vi um desempenho surpreendente. Recomendo++ :P

    Jeronimo Zucco (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 2:08 pm

    Gentoo Rulez ++

    Daniel Sartori (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 2:28 pm

    Recomendo a todos! Já passei por diversas distribuições, cada qual com seu destaque, mas o Gentoo continua sendo a melhor pra mim. Customização ao extremo – se vc tiver paciência ;)

    Rodolfo (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 2:52 pm

    Instalei a versão 1.4 em 2003 e fui atualizando até os dias de hoje. Meu micro é meio xibungo, mas ainda roda o Gentoo sem problemas.

    Jorge Morais (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 4:34 pm

    “PS: Recomenda-se paciência, computador e conexão muito boas.”

    Bobagem. Uso Gentoo confortavelmente com uma conexão de 200 kbps.
    Além disso outras distribuições também usam a internet para atualizações (se me perguntarem quem usa mais banda entre Debian – por exemplo – e Gentoo, não sei responder).

    Também não precisa de um processador “muito bom”. O meu Athlon XP 2600+ funciona muito bem. Os únicos pacotes cuja compilação demora muito no meu computador são o openoffice (7 horas) e o XULRunner (52 minutos). Existem versões pré-compiladas e suportadas desses dois pacotes para quem preferir.

    Os outros programas compilam rápido. Por exemplo, o claws-mail leva 5 minutos. É bastante comum que a compilação leve um tempo semelhante ao do download (e lembre que, na instalação/atualização de vários pacotes, cada pacote é compilado em paralelo ao download dos outros). Além disso, o computador é perfeitamente usável durante a compilação, que é feita a uma prioridade mais baixa (“nice value” maior) que a maioria dos processos do sistema.

    O que demora é a recompilação do sistema inteiro, o que se lembro bem foi necessário há uns anos atrás quando foi adotada a linha 4 do GCC. Aí, se o computador tiver uma combinação de muitos pacotes, pacotes grandes, pacotes em C++ e processador medíocre, o usuário tem que programar um dia para o computador ficar ligado o dia inteiro se recompilando; não duvido que para um ou outro usuário excepcional tenha levado dois ou três dias.

    PS: é verdade que eu tenho bastante memória (1 GiB), mas não chego perto de usá-la toda – mesmo quando eu tinha 512MiB a memória sobrava (e muito). Eu só comprei o segundo pente de 512 MiB porque eu queria experimentar o Mercado Livre, e comprei um pente Kingston de 512 MiB DDR-400 usado por R$52,90 (incluindo frete).

    Smaug (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 4:47 pm

    Iniciantes, fiquem bem loooooooooooooooooooooonge!!!!!!!

    Felipe 'chronos' Prenholato (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 5:14 pm

    @Smaug, eu como usuário do Gentoo a 7 anos devo dar uma acertada na sua frase.

    Iniciantes sem ** NENHUM ** conhecimento técnico, aprendam o básico primeiro com algo como o ubuntu,e depois instalem o Gentoo do ubuntu mesmo, sem nenhum problema.

    Iniciantes com algum conhecimento técnico, sejam bem vindos, o Gentoo vai te fazer evoluir muito e você vai ver que não é um bixo de 7 cabeças. Na verdade é simples, mas diferente do resto.

    @todos

    eu preciso deixar claro que Gentoo não é uma distro difícil de instalar. o Gentoo Handbook é muito completo e ** QUALQUER ** usuário que leia ele atentamente consegue instalar, os canais #gentoo-br e #gentoo tem um ótimo suporte e normalmente usuários novatos são muito bem ajudados.

    uso Gentoo a 7 anos e hoje, definitivamente, instalar Gentoo é muito simples pra quem não tem medo da linha de comando :), a 7 anos era + legal hehe…

    Sander (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 5:40 pm

    Eu ja usei Gentoo umas 3 vezes e logo depois troquei, não consegui ficar nem uma semana, porquê?
    Gentoo é uma distribuição pra poucos escolhidos, demora-sse muito tempo para conseguir algo realmente funcional, mas quando se consegue percebe-se a diferença, Gentoo, tal como Slackware e o Arch, possui uma filosofia muito interessante, o KISS é fantastico para o cérebro, com certeza quem conseguir aguentar a pressão aprenderá muito com esta distribuição maravilhosa, um Linux de desenvolvedores cabeçudos para usuarios cabeçudos =D

    Neste exato momento estou instalando o Gentoo no meu PC!o/
    Desta vez pra sempre! o/o/

    Welington (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 9:49 am

    Embora eu esteja usando a dobradinha Debian/Ubuntu há anos. Tenho uma certa vontade de testar o Gentoo ou o Arch. Parece que a diferença entre eles é basicamente que a primeira foca mais em distribuir os fontes para serem compilados pelo usuári oe a segunda já distribui os binários. Estou certo?

    Eu tentei um LFS, certa vez, mas depois de dois dias baixando e compilando pacotes a minha máquina não deu boot. Como estava no final das minhas férias acho que fiquei meio deprimido com isso, então quero recomeçar com algo um pouco mais light do que compilação do zero. :)

    Carp (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 10:17 am

    Bom dia a todos. Ainda ontem resolvi baixar o LiveDVD do Gentoo 10.0.
    Queimei a ISO, dei boot, quando ele “ameaça” subir o X, fica na mesma.
    Não acontece absolutamente nada.
    Essa demora é comum, ou não?
    Processador Intel T8100 – 4GB de RAM DDR2.

    Fernando (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 10:21 am

    Até hj só usei praticamente 3 distribuição linux, comecei com o conectiva 7 rodando no meu 1º computador um Pentium 100, depois descobri o Debian e uso ele a uns 5 anos pelo menos a alguns meses estava pensando em otimizar o meu sistema para ver se conseguia um melhora na execução de vídeos 1080p, sem fazer troca de hardware, e a uma semana e 2 dias q tenho o gentoo instalado e estou gostando bastante, não testei os videos q tavam problema, mas já estou satisfeito com ele.

    Quando iria instalar ele pensava que haveria um instalador no modo texto ao estilo do debian, mas eis minha surpresa ao cair na linha de comando, mas nada que não fosse resolvido lendo o handbook.

    Estou aprendendo a usá-lo e tentando entender como funciona os ebuild, o emerge, portage e afins.

    Bom momento para piada nerd infame:


    root@gpower ~ # emerge -avu msword

    These are the packages that would be merged, in order:

    Calculating package dependencies
    ... done!
    [ebuild I ] sys-apps/lawers-in-howse-alfa2 USE="much_money" 5,000 kB
    [ebuild I ] sys-apps/windows-vista USE="bugs crashes viruses" 35,000 kB
    [ebuild I ] sys-apps/internet-explorer-8 USE="bugs crashes viruses fucks_w3c" 35,000 kB
    [ebuild I ] sys-office/msoffice-2008 USE="spyware bugs crashes viruses ilegal" 15,000 kB
    [ebuild I ] sys-offce/msword-2008 USE="crash_openoffice fucks_linux" 1,000 kB

    Total size of downloads: 456,000 kB (365,000kB on ocult packages)

    Would you like to merge these packages? [Yes/No]

    Cabeçudo (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 12:00 pm

    Eu não sabia que para instalar o Gentoo tinha que ficar dias compilando os pacotes, é sério, eu não sabia disso. Fiquei sabendo lendo os comentários aqui. Parece ser mais difícil que o Slackware e o Arch… peço que, por favor, me corrijam se eu estiver falando bobagens. Eu até fiquei animado de baixar essa distribuição, mas compilar realmente não é comigo.

    Jorge Morais (usuário não registrado) em 8/10/2009 às 6:31 am

    Bom dia a todos. Ainda ontem resolvi baixar o LiveDVD do Gentoo 10.0.
    Queimei a ISO, dei boot, quando ele “ameaça” subir o X, fica na mesma.

    Cara, peça ajuda na lista de discussão ou no fórum do Gentoo. É bem difícil resolver o seu problema perguntando nos comentários de uma notícia sobre Gentoo no BR-Linux. Inclusive pode ler
    http://catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html
    Abraço.

    @Cabeçudo
    Acho que você não prestou atenção quando leu os comentários.

Este post é antigo (2009-10-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.