Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ziproxy: acelerando e comprimindo a web para acesso no seu smartphone

O Ziproxy é um servidor proxy que, ao invés de se dedicar a fazer cache, como o Squid, dá atenção à compressão do conteúdo, reduzindo a qualidade de imagens, otimizando HTML e CSS, e compactando com gzip os conteúdos – já que a maioria dos navegadores consegue descompactar de forma transparente e on-line as páginas disponibilizadas desta forma.

Se o seu plano de dados cobra por byte transferido, ou se a velocidade é terrivelmente lenta, dê uma olhada neste artigo do Linux.com que explica como instalar e usar o ziproxy. (via linux.com)

Saiba mais (linux.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Daniel Filho (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 7:09 pm

    Agora pelo que entendi, ele só seria realmente eficaz com conexões até 64kbps, pq acima disso acho que o ganho vai ser praticamente nulo não é? agora será que tem como integrar junto ao squid? seria interessante a integração. alguma ideia?

    alexandre (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 9:02 pm

    sim. acima de 64kb acaba virando um gargalo, pq a compressao toma mais tempo do que abrir o site.

    em conexoes discadas eu gostei bastante. mas em conexoes sdsl nao encontrei nenhuma vantagem, ficou mais lento para abrir paginas muito carregadas.

    Paulo (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 6:02 am

    Pior q é verdade nuss…

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 3:46 pm

    Muita gente acha que encher um site de firulas (especialmente Flash) significa melhorar a usabilidade/atratividade, sobretudo quando o site é de escopo geral. Muitas vezes se esquecem que automaticamente estão repelindo o considerável contingente de usuários de conexões restritas, seja oriundos de acessos lentos (p.e. linha discada), contabilizados por bytes ou acessos que impõem cotas apertadas.

Este post é antigo (2008-09-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.