Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Webcams: Problemas do driver GSPCA no Kernel 2.6.27

“Grande número de webcams utiliza o driver GSPCA no Linux. Na nova versão do Linux, a 2.6.7, este driver foi incluído na árvore principal kernel e uma nova biblioteca, a libv4l, foi criada para realizar uma ponte entre as aplicações que usam vídeo e o driver. Infelizmente, nem todas as aplicações estão prontas para utilizar a libv4l. Isto está causando muitos problemas para quem usa vídeo nas últimas versões de algumas distribuições. Neste aspecto, por exemplo, o Fedora 10 está mais bem preparado que o Ubuntu 8.10, onde as aplicações ainda não estão prontas para usar a libv4l. Neste artigo, as modificações no GSPCA são explicadas em mais detalhes e algumas soluções, para os problemas mais comuns, são apresentadas.”

Enviado por Alex França (josealexandreΘmsn·com) – referência (alexblog.eeol.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 3:38 pm

    Legal, vou esperar o 8.10 sair definitivamente e ver se a minha webcam vai funcionar..

    Só uma coisa, já é o 5º artigo que eu vejo esses dias no estilo “O Fedora é melhor que o Ubuntu”, ou então, “O Fedora 10 esta mais preparado que o Ubuntu 8.10″.

    Esta tendo algum movimento por parte da comunidade do Fedora para que esses artigos comecem a surgir assim?

    Ou será meramente uma coincidência, e todo mundo resolveu ver que Fedora é realmente melhor que o Ubuntu?

    Na verdade, boa parte das coisas novas são implementadas antes no Fedora do que no Ubuntu, sem desmerecer uma ou outra distribuição.

    enceladus (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 7:25 pm

    O kernel 2.6.27, pelo que tenho visto, tem trazido uma série de dor-de-cabeça aos usuários: são problemas diversos com conexões wireless, webcams, placas nVidia e até inicializações.

    O jeito é usar um kernel mais antigo (no sidux isso é possível; em outras distros, não sei) ou sair à procura de “jeitinhos” ou, ainda, esperar pela sua estabilização.

    MDK (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 10:46 pm

    Estou usando o gspcav2 direto do devel, para minhas câmeras em trabalho (TG na verdade) está tudo ok (slackware, sempre).

    Porém em casa, com uma Z-Star (eh, uma importada, comprei ela soh pra brincar na verdade) no máximo que consigo é pegar uma bela imagem preta =/

    pelo visto deve ser algum problema na identificação do sensor, mas já deu nos nervos… hehe

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 9:50 am

    Sempre há em um grande alvoroço na comunidade sempre que uma nova tecnologia é implantada ou imposta pelos desenvolvedores, o que acontece entre o ubuntu e o fedora é o periodo de congelamento de versão, não sei como é feito o congelamento do Fedora mas o Ubuntu é congelado 2x ao ano, desta forma novas tecnologias são deixadas para traz e as vezes são incorporadas durante a versão corrente, mas é um fato que o Ubuntu anda deixando a desejar, eu sou um dos seus defensores e hj estudo migrar para Debian Lenny, não gostei da imposição KDE4, muitas personalizações que eu aplico no meu desktop não são possíveis no KDE4.

    Mas o fato não é que uma distro é melhor que a outra, e sim que a equipe de empacotamento tem mais tempo que a outra, talvez a canonical tenha que estudar se o seu modelo de lançamento é o correto mesmo.

    Os software tem que evoluir queira a comunidade ou não quem projeta quer ver o projeto crescer veja o caso da Xorg.

    Ricardo (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 1:58 pm

    Aproveitando o tópico abordado, tenho procurado solucionar o problema de instalação de minha webcam que até o momento, após baixar vários drivers da distribuição Ubuntu 8.04 LTS, tais como : ‘q cam’;'qc-usb-source’;'qc-usb-utils’;não surtiu efeito.Só resta agora, configurar o ‘q cam’, é a última tentativa que tenho no Synaptic.O modelo que possuo a DSB C-120 da D-Link desde quando migrei para o Linux, pois esta antes funcionava no windows a qual é compatível com este software.Já participei de alguns foruns na tentativa de se resolver essa situação,porém até o momento,sem êxito.Há uma outra alternativa em que eu possa encontrar solução para tal ? Agradeço-lhes desde já

    miranda (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 2:09 pm

    “O kernel 2.6.27, pelo que tenho visto, tem trazido uma série de dor-de-cabeça aos usuários: são problemas diversos com conexões wireless, webcams, placas nVidia e até inicializações.”

    Realmente esta meio problematico. Começando pelo bug na hora de compilar com o make rpm, consumo maior de memoria (pelo menos comigo foi assim), senti uma leve lentidão no sistema em relação a versão anterior que usava (2.6.26.6). Como em time que esta ganhando não se mexe, voltei para o 2.6.26.6.

    Parece que vamos ter que esperar algo melhor mesmo no 2.6.28.

Este post é antigo (2008-10-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.