Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Via finalmente libera 800 páginas de documentação sobre seus dispositivos

“Após anunciar sua iniciativa de fomento do desenvolvimento de drivers abertos para Linux, a fabricante de semicondutores Via liberou três guias de programação para alguns de seus dispositivos (num total de 800 páginas), o que abre as portas para a criação de drivers GPL para funcionamento com Linux.

A liberação da documentação vem após alguns meses com apenas um simples driver para o framebuffer no kernel Linux, o que já estava enfraquecendo a crença nas palavras anteriores do fabricante taiwanês. Quatro dias antes de compartilhar com o Código Aberto suas especificações, a Via contratou o alemão Harald Welte, fundador do site GPL Violations.org e programador envolvido com os projetos OpenMoko e netfilter, para atuar como seu porta-voz e dar orientações para a empresa frente à comunidade do Código Aberto.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A VIA deve ter sentido na pele, a queda nas vendas por rejeição, pois vai ser ruim lá china, o dispositivo de vídeo que ela produz (VIA Chrome9-based cards) usados nos laptops da Clevo e por conseqüência, da Positivo V146.

    O driver aberto cujo nome é openchrome, é muito melhor que o binário fechado que a via disponibiliza, mas infelizmente é apenas 2D. O 3D tem que ser calculado por software e isso faz com que aplicações do tipo “google earth”, navegue em “slow motion”.

    O que ficou feio para a via foi não poder oferecer chipsets de video para sua empresa conterrânea Asus para equipar os EeePc por conta de drives porcos.

    Não só os notebooks da Asus, mas muitos outros equipamentos que rodam por natureza Linux.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 12:48 pm

    Via é ruim, independente de SO, como falei numa outra postagem sobre ela.
    Espero que liberando documentação melhore, para todos, Win, Lin, BSD, etc. Só não dá para melhorar para Mac, pq hahahhaa, não tem.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 6:52 pm

    Agora cabe a nós promovermos e suportarmos estas ações de empresas que liberam especificações de seus produtos. Recentemente a ATI, Atheros e agora a Via deram passos em prol da liberdade dos usuários nesse sentido.

    Como podemos reforçar esta atitude? Primeiramente divulgando, elogiando e promovendo a idéia. Segundo, no seu próximo computador ou hardware, escolha exclusivamente componentes que tenham as especificações liberadas–nada poderia ser mais estimulante para uma empresa.

    Um bom começo para se orientar: http://www.fsf.org/resources/hw

    Divulgar a documentação é um grande passo! Imagino que os desenvolvedores de drivers livres para hardware Via estejam dando pulos de alegria. Os erros poderão ser consertados com maior facilidade, e a médio prazo os drivers livres aproveitarão melhor os recursos do hardware.

    Agora falta vermos a postura da Via com relação ao desenvolvimento de software propriamente dito. Se a empresa se dispuser a realmente trabalhar com a comunidade, desenvolvendo software livre, espero que tenhamos um salto de qualidade. Hoje em dia considero o chipset da Intel o melhor em termos de suporte a GNU/Linux mas a Via tem potencial para empatar em uma questão de meses.

Este post é antigo (2008-07-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.