Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Um desktop Linux moderno ao alcance do seu notebook econômico

Se você comprou um notebook econômico recente, com potência suficiente para rodar o Linux mas não para todos os efeitos e recursos default dos ambientes gráficos configurados em modo completo nas distribuições recentes, este artigo do Linux.com mostra uma alternativa já bem conhecidas de muitos usuários, que a adotam até mesmo em máquinas com boa disponibilidade de recursos.

A solução é na verdade um mix montado pelo próprio usuário, composto pelo Openbox, Xcompmgr, Gnome Do e PyPanel. Pode dar um pouco de trabalho, mas a relação entre os recursos visuais da interface e a disponibilidade de CPU e memória fica bem favorável. A escolha do papel de parede, fontes e esquema de cores fica por sua conta!

Saiba mais (linux.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Danilo (usuário não registrado) em 10/02/2008 às 2:46 am

    Gostei da dica, mas fiquei na dúvida… ao contrário de seguir todos estes passos uma pessoa neste caso não poderia rodar o Xubuntu ou até o DSL ou Puppy?

    Qual é a opinião dos leitores do Br-Linux? Funcionaria?

    Funcionaria?

    Acho que vocês estão duvidando da economia de recursos em sistemas Linux. Mesmo a mais recente e/ou popular distro por aí roda tranquilo em qualquer computador recente, até nos “econômicos”.

    Se ele não aguentar os efeitos, desligue-os. Se um indexador de arquivos consumir muita memória ou processamento, desligue-o. Se não gosta do tema, mude-o.

    Toneladas de opções de customização é que não faltam.

    curioso (usuário não registrado) em 10/02/2008 às 5:41 pm

    Para os que prezam pela economia de recursos e não abrem mão de uma integração “moderna” do desktop em si, juntamente com um bom poder de personalização menos complicado (leia-se sem editar obrigatoriamente arquivos de configuração) – o XFCE é uma boa pedida.

    As versões atuais (4.2.x e 4.4.x) contam com um decente e leve gerenciador de arquivos (Thunar) e um ótimo gerenciador de volumes (melhor que o do gnome, na minha opinião).

    Utilizo desde o início da versão 4. Só para se ter uma idéia: em um desktop com debian etch, com todos os serviços básicos rodando, mais CUPS, driver proprietário da nvidia e alguns plugins o desktop levanta consumindo justos 48~51MB RAM – com 0 (zero) de swap.

    Claro, nem tudo é perfeito – ainda continuo dependendo de ferramentas extras para uma utilização ideal (como um gerenciador de processos decente), junto a um chato leak (é assim que se escreve?) de memória que ainda persiste nas versões atuais do xfce4-menu-plugin (isso só atrapalha quem deixa o desktop ligado direto – com uns 12 dias de uso o consumo deste processo pula de 3 para 200~300MB).

    Acho que posso parar por aqui – por hoje tá bom :)

    Filipe (usuário não registrado) em 11/02/2008 às 1:11 am

    Acho que instalar o Dreamlinux resolve tudo…
    Bem, pelo menos terei uma boa distro, com designer moderno, em um notebook econômico.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 11/02/2008 às 10:32 am

    Para quem ainda não comprou seu notebook, sugiro adquirir um que já venha com aceleração gráfica. Pelo que sei os aceleradores da Intel que vem com a maioria dos notebooks baratos são muito fracos e não-suportados pelo Linux.

    Comprei um Amazon 101v com aceleradora nVidia de 256M (64M dedicados e o restante dinamicamente compartilhados) por R$ 1.954,00 há 4 meses e estou muito satisfeito. Hoje o modelo 201v (o mesmo note, só que com Linux de fábrica) sai por menos de R$ 1.500 e vem com webcam.

    Fica a dica.

    Jaime, qual a sua fonte para a informação sobre ausência de suporte para o hardware de vídeo da Intel? Por favor não conte isso para o meu notebook, onde a aceleração com vídeo da Intel funciona bem, e com drivers de código aberto!

    Tiago (usuário não registrado) em 11/02/2008 às 11:09 am

    Isso mesmo que o Augusto falou, produtos da Intel funcional muito bem no Linux: Video, Audio e uma variedade de Chipsets, contem drivers bons, me arrisco a dizer que uma das melhores compatibilidade se hardware para Linux e a da Intel.

Este post é antigo (2008-02-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.