Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tux3, um sistema de arquivos com futuro e passado promissores

“Em 2000, quando os sistemas de arquivos com o recurso de journalling (que evita longas esperas na recuperação em caso de falhas) ainda se resumiam ao então exótico ReiserFS, o canadense Daniel Phillips propôs um olhar totalmente diferente sobre o problema.

O agitado fórum Slashdot oferece uma boa descrição (em inglês) sobre “o sistema de arquivos que seria rei”, como diz o post — e não o foi por alegações de que infringia patentes da NetApp.

No último dia 23, Daniel anunciou na LKML o início do desenvolvimento da próxima versão de seu sistema de arquivos, o Tux3, com uma descrição detalhada de seus principais recursos e características.

O controle de versões é parte central da estrutura do sistema, que conta, naturalmente, com a possibilidade de manter snapshots de arquivos, diretórios ou sistemas inteiros. Além disso, o Tux3 é adequado para uso tanto em mídias rotatórias (como discos rígidos) quanto em SSD (mídias Flash, por exemplo, como pendrives e o “disco” do Asus Eee PC).”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    brasilportais (usuário não registrado) em 30/07/2008 às 9:14 am

    Então Tux3 vai revolucionar o redirecionamento de arquivos perdidos e requisitados novamente?Eu não passa de uma descoberta inteligente na qual seu pioneiro vai ser lembrado somente por 2 a 4 meses?

    Não seja tão incrédulo.

    O cara (Daniel Phillips) fez o Tux2 em 2000 e ainda é lembrado até hoje, oito anos depois. Isso é uma raridade na esfera do Código Aberto.

    O Tux2 não chegou até a versão final porque a NetApp alegou ter a patente do algoritmo usado pelo sistema (na verdade, uma versão mais burra do algoritmo), e então o Daniel Phillips foi obrigado a parar o desenvolvimento (a NetApp chegou a processar a Sun, em 2007, por causa dessa mesma patente, o que indica que o Daniel não estava exagerando).

    Eu recomendo que você leia a descrição mais detalhada do algoritmo do Tux2 para ver a alta qualidade (talvez genialidade) do Daniel Phillips como programador. Ele conseguiu resultado possivelmente melhor que o uso de journals em um sistema de arquivos que era basicamente o venerável Ext2 com pequenas modificações. E esse resultado melhor não é só em termos de velocidade, mas também a confiabilidade do sistema de arquivos, ainda mais incorruptível que os “journaled” de hoje em dia.

    E tenho dito. :) Daniel Phillips pra presidente! :)

    professor pasquale (usuário não registrado) em 30/07/2008 às 10:20 am

    “Eu não passa de uma descoberta inteligente” E mim, confuso…Heheheh…

    bugio barulhento (usuário não registrado) em 30/07/2008 às 10:25 am

    Quem fala que isso não é revolucionário é um louco! O sistema de arquivos que os produtos netapp usam é ÓTIMO. Se ele fez melhor, o cara é um dos melhores nomes em todo o ramo.

    Para quem se interessar em acompanhar o desenvolvimento do sistema, está rolando uma **ótima** discussão na lista de discussão do Tux3 entre o Daniel Phillips (criador do Tux3) e o Matthew Dillon (criador do Hammer, novo e ótimo sistema de arquivos do DragonFly BSD 2.0).

    Link: http://tux3.org/pipermail/tux3/2008-July/thread.html

    Eduardo (usuário não registrado) em 30/07/2008 às 2:59 pm

    Show !!! a ideia desse tipo de sistema de arquivo eu ainda nao conhecia. Muito legal mesmo, tomara que de certo e venha a vingar.

    Thy (usuário não registrado) em 30/07/2008 às 7:18 pm

    Muito bom! Se patentes não existissem(como são) já poderiamos estar usando! Oh, ele é programador de jogos, vi na hora que usa uma tecnica muito comum em renderização: “double buffer & swap”. Ou melhor, nesse caso Triple Buffer..

Este post é antigo (2008-07-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.