Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sun disponibiliza plugin do Java para Linux 64 bits

“Depois de vários anos de queixas por parte dos usuários a Adobe disponibilizou o plug-in Flash de 64 bits. Agora a Sun Microsystems disponibilizou um plug-in Java compatível com navegadores de 64 bits. Este plug-in de 64 bits está disponível como parte do Java SE 6 Update 12 Build 02, que foi lançado na última sexta-feira. Esta compatibilidade com navegadores de 64 bits é tanto para Linux quanto para Windows, enquanto o próprio sistema operacional da Sun, o Solaris, terá o suporte a 64 bits tão logo tenha uma versão de 64 bits do Firefox. Esta atualização do Java pode ser encontrada para Linux de 32 bits e 64 bits aqui. Este plug-in pode ser uma boa notícia para aqueles que desejam a funcionalidade mas têm dificuldades em usar o IcedTea ou o plug-in GCJ.”

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (phoronix.com).

“Depois de muita espera, falta de respostas, trabalho de muita gente, eu e o Paulo termos um trabalho gigantesco, a Sun lançou oficialmente hoje o binário para o Java SE 6u12 para x64 com plugin para browser. Link para download: https://jdk6.dev.java.net/6uNea.html

Enviado por Kessia Pinheiro (kessiapinheiroΘgmail·com) – referência (even.archlinux-br.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    VSMoraes (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 12:11 pm

    Parece piada mas é verdade. Depois de muito trabalho da equipe do ArchLinux aqui do Brasil conseguir essa façanha eles resolvem liberar.

    Não tiro o mérito do pessoal do Arch e, confesso, que não vou mudar para o plugin da Sun tão cedo.

    Animal-X® (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 12:24 pm

    Que venha tudo para 64Bits!
    Já está na hora de aposentar a velha arquitetura 32, a anos que a AMD vem lançando seus processadores dessa nova arquitetura mas não tinha muita coisa para ela.
    Aguardo agora somente codecs de áudio e vídeo de 64 para migrar de vez.

    “Aguardo agora somente codecs de áudio e vídeo de 64 para migrar de vez.”
    Não entendi. Meu notebook roda Ubuntu 8.10 64 com todos os codecs de áudio e vídeo funcionando em 64 bit. Até flash 64 estou usando sem problemas.

    que venha os 128, porque 64 já está pouco ;)

    Rodnei (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 1:00 pm

    welrbraga
    Só comprar um PS3, o processador da criança já é 128 bits.

    Leonardo (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 2:01 pm

    Impressionante o tempo que a Sun levou para lançar esse plugin para 64 bits! Parece até piada eles lançarem isso agora já uns 5 ou 6 anos após o início da popularização dessa arquitetura. Alguém sabe dizer se ele vai ser disponibilizado nos repositórios do Ubuntu Hardy? Outra coisa: alguém sabe dizer se o plugin Flash da Adobe para 64 bits está estável? Sei que é versão de testes ainda, mas se estiver utilizável, pretendo usá-lo. Uso sistema operacional 32 bits em hardware 64 bits (assim como outros milhões ao redor do mundo) simplesmente pela falta desses plugins e espero agora mudar de vez.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 2:18 pm

    O que adianta processador de 128 bits se a toolchain do sistema é de 64 bits, além do próprio sistema é claro?

    Caciano (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 2:19 pm

    Testei o plugin da Sun funcionou rápido e estável (Ubuntu 8.10 64bits, Firefox 3.0.4 64bits), os bancos e alguns jogos online funcionaram normalmente, até que enfim =D

    Leonardo, nem o Hardy nem o Intrepid vão receber este plugin pois a política do Ubuntu é bem restrita quanto à inclusão de novos softwares em releases já feitos. Embora teoricamente possível, isso só acontece caso algum problema crítico apareça.
    O mais provável é que venha no próximo release, o Jaunty.
    Quanto ao flash 64 bit, estou usando desde 2 dias depois do lançamento e não tive nenhum problema.

    Leonardo (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 5:58 pm

    Ok, Adilson. Muito obrigado. Imaginei que o Hardy (por ser LTS) não teria esse pacote incluído mesmo. Em relação ao Flash, acho que vou me aventurar e mudar para o SO de 64 bits.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 8:23 pm

    O plugin é proprietário ou finalmente já poderemos desfrutar de um (pleno) ambiente Java livre em 64-bits?

    self_liar (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 10:57 pm

    Pessoal não podemos ser assim também.Querer que a arquitetura de 32 bits vai embora é pedir obsolecencia programada. E isso só nos faz mal.

    Olhe só ,mal aproveitamos os nossos sosftwares sabiam.Olhe a velocidade do Ps2 e veja a capacidade de processamento dele.

    A arquitetura 32 bits é boa ,mas ainda não é documentada.Não podemos fazer muita coisa nele.

    Não pensem desta forma ,sejam simples na vida.32 bits deve durar e muito .Não há necessidade de mudar se nao existe a necessidade de mudar.

    Em relação ao plugin da sun.Isso ,acredito eu, é também uma questão de estratégia lançar o plugin agora.Não há muitos benefícios em usar plugin 64 bits.

Este post é antigo (2008-12-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.