Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Slax: linux no pendrive em 1 minuto

“Tive um problema em meu eee-pc e precisei do live-pendrive para consertar, fui atrás de tutoriais e achei um mais dificil que o outro e nenhum deu certo, até que literalmente tropecei no Slax, resolvi meu problema rapidamente, mas continuo abismado por não ter encontrado nenhuma matéria sobre ele.

Bastou descompactar o arquivo .tar na raiz do pendrive e depois executar o arquivo “makeboot.sh” e pronto o lie-pendriver está pronto para usar com todas as ferramentas necessárias para uma emergência.”

Enviado por Tiago Lang (tiagosolleroΘyahoo·com·br) – referência (slax.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Falta conhecimento geral e além disso voltamos a discussão dos blogs que apenas notíciam e escrevem artigos sobre duas ou três distribuições. Na verdade está opção não é exclusividade do Slax e sim no Linuxlive, portanto os livecds confeccionados com estes scripts trazem esta opção, Slax, GoblinX e Zenwalk eu acredito por enquanto.

    Agora, no meu caso pessoalmente, falta eu escrever mais artigos e documentação porque acho que só os desenvolvedores sabem todos os recursos que tem em mãos.

    Aqueles que entram para o fórum do GoblinX eu explico essa simplicidade mencionada, zipar o arquivo no pendrive e rodar um script.

    Aproveito para acrescentar, o pendrive pode ser formatado em FAT32 ou mesmo NTFS, tudo é salvo de forma automática com as características originais, modo, dono, e mais.

    No site do GoblinX isso é explicado, mas o site recebe uma fração da visita de sites maiores. Eu sempre digo que livecd precisa de Linuxlive por causa dessas vantagens.

    O usuário também tem parte da culpa, porque pesquisam pouco.

    Grobsh, publicarei com prazer no BR-Linux os artigos que você escrever ou indicar. As instruções, caso queira fazê-lo, estão em http://br-linux.org/indicar

    Ok Augusto, era mais uma auto-crítica, por falta de tempo acabo não escrevendo documentação, algo fundamental para qualquer projeto. Estou esperando lançar a edição final para escrever mais, agora não adiantaria porque ainda estou incluindo novidades.

    Ainda quero incluir um meio do usuário criar um módulo depois de baixar pacotes pelo Slapt-get, ou seja, criar o módulo já com todas as dependências sanadas. De nada adianta o usuário ter o poder de personalizar o pendrive, mas ter dificuldade para tal.

    Quando tudo estiver dentro do que penso, então escreverei mostrando as grandes vantagens de usar o sistema em pendrive.

    Abs

    MaxRaven (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 8:09 pm

    Como usuário do GoblinX e, em conseqUência, do LinuxLive, só tenho elogios também, estava numa encruzilhada e foi a única distribuição live-cd (no meu caso, já que a maquina em questão não tem boot por usb), mesmo o Kurumin, do qual sempre fui fã, não supriu a demanda por completo, até porque, com esta facilidade acabei criando uma nova demanda, não bastava ter um sistema, tinha de ter algo mais completo, como a possibilidade de salvar arquivos, etc, etc, etc…

    Quanto a uma maior documentação, principalmente em português, já “cobrei” isso do Flávio lá no fórum da distro, inclusive pretendo também escrever algo assim que sair uma nova versão estável (maldita banda lerda esta minha que me impede de ficar brincando com as distros como eu queria), mas, diferente do Grobsch, não culpo o usuário, veja, como há pouca documentação, por mais que tente, acaba não encontrando. Por exemplo.

    Eu vivia confundindo o GoblinX com o GoboLinux (acho que por causa do “Go”), achava que era a mesma distribuição, nisso o Br-Linux me ajudou, foi aqui que caiu a ficha e ai pude ir atrás e ver qual era, de ambas. Quando precisei já sabia onde buscar.

    Eu gosto de dividir a culpa, um exemplo é no quesito tradução, normalmente esta é feita por terceiros. Documentação também pode ter contribuição de terceiros, mas a questão é pura matemática, na verdade não existe culpados nem inocentes, o que existe é falta de tempo hábil, mais ou menos ajuda.

    No meu caso pessoalmente, o tempo é bem dividido em diversas tarefas, como testar, manter repositório, criar módulos e scripts, etc.

    A culpa é do dia que tem apenas 24horas…
    K=°]

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 2:17 am

    Aqui onde trabalho , o tempo, somos nós que fazemos…

    Bruno (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 8:54 am

    Grobsch nós te perdoamos dessa vez rs
    mas se aparecer mais um desses sem documentação ai não vamos perdoar não hein rs

    preocupa não cara , se tiver manual em inglês o povo se vira e le o manual em inglês

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 3:27 am

    Para essa função prefiro usar uma distro especializada o “System Rescue CD” … que também é bem fácil de se colocar no pendrive …

    http://www.sysresccd.org/Sysresccd-manual-en_How_to_install_SystemRescueCd_on_an_USB-stick

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 3:28 am

    Para essa função prefiro usar uma distro especializada e bem fácil de se colocar no pendrive:

    http://www.sysresccd.org/Sysresccd-manual-en_How_to_install_SystemRescueCd_on_an_USB-stick

Este post é antigo (2008-06-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.