Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sistema operacional Insigne diz que atinge a marca de 1,5 milhão de PCs

Será que o dono de algum deles lê o BR-Linux? Se sim, convido a manifestar-se nos comentários contando a razão de preferir manter esta distribuição em seu desktop! O convite também se estende a quem usou e substituiu por outra distribuição ou sistema.

“Sistema operacional de código aberto atinge marca histórica de instalações. A meta agora é chegar aos 2 milhões no Natal, a partir de PCs dos fabricantes SEMP Toshiba, Kelow, Kennex, Mirax e Qbex.”

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Quantidade X Qualidade

    Será que, neste caso, uma está acompanhando a outra?

    John Doe (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 11:49 am

    E possivelmente menos de 1% destas máquinas devam estar rodando o sistema operacional original…

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 11:52 am

    É, pode tirar 1 da contagem, pois foi do PC de uma amiga de minha namorada que eu substitui por Ubuntu!

    Motivo? Programas desatualizados, não tirar um sistema de instalação de pacotes funcional. Não achei os programa instalados adequados para uma usuária acostumada com o Windows.

    Todas as máquinas com o INSIGNE por pedido de amigos ou familiares acabei substituindo ou por Ubuntu ou por Mandriva ….. No começo eu até tentava identificar entre a parentada quem preferia Ubuntu ou Mandriva algum traço, tipo exigência, familiaridade, simplicidade, etc …. nunca consegui, só colocava os 2 lives prá testarem, e depois me diziam um ou outro … outras lives até testavam e não queriam….. os q mais me dão problema são os Mandriva, a sobrinhada sempre consegue dar pau …. Tanto q quando não aguento mais as chamadas, troco pro ubuntu e fico mais descansado …. por um tempo, depois voltam a reclamar por Mandriva ….. só uma opinião do porque trocar sempre o Insigne ….

    Rodrigo Barba (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 11:58 am

    O que veio aqui no trampo me fizeram trocar por uindous xp

    Grobsch (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 11:59 am

    Quando alguém pedir da próxima vez coloquem o GoblinX… hehe

    Rafael Tosta (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:00 pm

    Acho difícil este número estar de acordo com a realidade. Eles devem se basear no número de unidades vendidas que vem com o Insigne, e isto não pode servir como base para afirmar que é o número efetivo de usuários do sistema. Eu mesmo adquiri meu notebook com Insigne e instalei o Debian depois.

    Nelson de Souza (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:09 pm

    Eu comprei um pc com metasys era um fedora 3 ou 4,tirei e botei o sete.Agora comprei um notebook STI que veio com insigne.Tirei e botei Ubuntu.O problema destas distros que vem no hardower vem configurada para ele,até funcionana,mas não vem tudo que nos precisamos e vc não pode mexer

    Claito (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:19 pm

    Olha só, pode até ser verdade a marca de 1,5 milhão, porém não acredito que tenha mais que 1% nas maquinas, sou um usuário de windows e linux, no linux meu conhecimento é um pouco mais do que o básico, já usei várias distros do linux e atualmente estou usando ubuntu, mas ainda quero testar outras mais, sei que cada uma tem seu ponto positivo. Mas em relação ao Insigne, na semana passada trabalhei com um desses pcs que já vem com o Insigne e confesso que me decepcionei, não vi nenhuma vantagem, mas como disse meu conhecimento é básico, sendo assim pra um usuário com menos conhecimento ainda, o insigne é muito fraco, isso na minha opinião.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:25 pm

    Tenho um computador da Kennex lá em casa, com o Insigne incluso. Por seis meses, tentei usar somente ele (e meus irmãos com WinXP noutra partição).

    O computador veio com placa de captura de TV, que funciona bem no Insigne (e melhor no Windows…)

    O que me deixava descontente no Insigne é que, além de vários programas travarem (incluindo o prático GJots e o BROffice.org), os progamas da Insigne não possuem uma padronização. Como exemplo, cito o programa de boas-vindas da distrô (semelhante ao “Comece aqui” do Windows), que tem uma interface bacana. Na área de trabalho, tem outro programa, para instalar add-ons como Flash, Java, etc. (esqueci o nome dele!) com uma interface porcona, lembrando aqueles programas bem velhos que usavam GTK.

    Há três meses, coloquei o Mandriva 2008.1 na máquina, achei bom demais (exceto pela placa de captura não funcionar e pelas engasgadas do Firefox, mas admito que não procurei resolver isto).

    E outra coisa que não gostei: no instalador, há uma opção para “liberar espaço em disco para o Windows”. Pensei eu que ele reparticionaria sem apagar os arquivos. E não é que o instalador apagou tudo no HD, fez uma nova tabela de partições e reinstalou a distrô? Se eu tinha alguma simpatia pelo Insigne, naquele momento ela foi por água abaixo.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:47 pm

    Da mesma maneira que a Microsoft contabiliza o número de usuários do Windows Vista pelo número de vendas, desconsiderando os que são substituidos pelo XP pirata ou pelo GNU/Linux e contabilizando como licenças do Vista PCs que fizeram downgrade para o XP com autorização da Microsoft, não vejo problema nenhum em a Insigne dizer que atingiu a marca de 1,5 milhão de PCs, ainda que poucos desses PCs ainda têm o Insigne instalado!

    Não é à toa que aqui chamam o Insigne de “Insigneficant”. Bastou usar por 20 minutos para eu nunca mais perder tempo com ele.

    Bruno (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:56 pm

    No caso do colega Tércio (15/10/2008 às 12:25 pm) ao escolher tal opção o mesmo deveria ser avisado sobre a perda de arquivos.

    Um amigo meu (a esposa dele) comprou um Laptop com o Insigne o qual não reconhecia a rede wireless (já havia usado restauração de sistema) pediu para por Windows.

    Eu nem cogitei com um linux pois os lives Ubundo 8.04.1 e Mandriva One 2008.1 não iniciaram o X. O video era Via. Confesso que achei muito estranho, mas a pressa (dele) não permitiu investigar melhor.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 1:01 pm

    @Bruno
    “Eu nem cogitei com um linux pois os lives Ubundo 8.04.1 e Mandriva One 2008.1 não iniciaram o X. O video era Via. Confesso que achei muito estranho, mas a pressa (dele) não permitiu investigar melhor.”

    Bruno, o PC que tenho em casa, da Kennex, vem com chip de vídeo da Via (bem nojenta por sinal). Tive problemas com o Ubuntu, mas o Mandriva 2008.1 reconheceu o vídeo perfeitamente e ainda instalou o driver OpenChrome (bem melhor que o driver oficial da Via). Ainda não dá para usar o Compiz Fusion, mas tá com um desempenho bom em 2D.

    Leonardo (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 1:03 pm

    Comprei um desktop há aproximadamente 1 ano com Metasys (SUSE-based) e o substituí pelo Kubuntu 7.10 na época (hoje roda Fedora 9). Comprei um notebook há 6 meses com Librix (da Itautec, Gentoo-based) e o substituí no mesmo dia pelo Ubuntu 8.04. Não gostei de nenhum dos dois sistemas, ambos tinham grandes limitações em relação à instalação de novos programas, isso sem falar que o Metasys não conseguia acertar a resolução para um monitor LCD de 17″ bastante comum hoje em dia. O Librix veio bem configurado para o notebook, mas o conjunto de aplicativos instalados não me atendia e, assim como o Metasys, estavam muito defasados. Nunca tive qualquer contato com o Insigne, mas pelo que falaram aqui, não deve ser muito diferente.

    Leonardo (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 1:11 pm

    Bruno, meu irmão tem um notebook com chipset Via (video Chrome9 integrado) e funciona muito bem com o Mandriva (2008.1 e 2009.0), como o Tércio falou. Não sei se é possível a você tentar fazer esse teste no laptop que você citou, mas da próxima vez é só lembrar disso. Além disso, o driver vesa também funciona de maneira aceitável em notebooks com esse chipset, não apresentando problemas ao assistir vídeos ou DVDs.

    Marcelo (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 1:17 pm

    Comprei um desktop em março e o Insigne durou 2 dias. Troquei pelo Ubuntu. Para começar o HD é de 250 e 100 não estava particionado. Não cheguei nem a usar o suporte. Acho que junto com a enquete deveria ser perguntado se alguém já usuo o suporte técnico e o que achou do suporte.

    Gilmar (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 1:33 pm

    Comprei um pc com o Insigne instalado, melhor dizendo, copiado para o HD apenas. Foi para presente… eu mesmo abri a caixa “surpresa” para o presenteado.
    O monitor do conjunto era 15″ Widescreen, e não confira de jeito nenhum.
    A interface é horrível. Não vem otimizado/configurado (se é que se pode otimizar aquilo).
    Já usei Conectiva, Mandriva, Kurumin e agora Ubuntu nos meus pcs, e sempre consegui configurar e trabalhar.
    Esse Insigne não teve jeito, não funcionou, só durou um dia no pc e tive de desinstalar.
    Ele é usado só para baixar preço. Esse número é o número de pcs vendidos com ele e não de usuários, que devem ser alguns poucos.

    Carlos Gomes (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 1:42 pm

    Isso é mais um complo da Micro$oft em conjunto com esses fabricantes.
    Essas máquinas vindo com essa porcaria de Insigne só incita as pessoas a colocarem outro S.O. – que com grandes chances vai ser um XP, e PIRATA !
    E todo mundo sabe que a Micro$oft lucra muito quando alguém usa um piratão, não só com as licenciadas.

    foobob (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 1:57 pm

    É uma insiginificância feita para baratear a venda de PCs e manter o mercado informal Windows.

    Anderson Machado (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 1:57 pm

    Um primo meu comprou um Desktop CCE e veio com insigne, instalei o xp pra ele, realmente achei muito fraco esse insigne, mas provavelmente não fará diferença, o que acontecerá, é que eles continuarão colocando esse vulgo S.O insigne sem se importar com o que é feito depois, o importante é vender, vender, vender.
    Quando será que esses fabricantes de Micros vão colocar uma distro descente, que valha a pena usar? Infelizmente não sabemos.

    Yuri (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:20 pm

    Uso o Insigne a alguns anos no meu SEMP TOSHIBA sem nenhum problema. O sistema é facil de usar e o Suporte deles funciona bem (Coisa rara em termos de software livre). Acho estranho um Linux metendo o pau no outro enquanto o RUIMDOWS nada de braçada…

    Vasconcelos (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:25 pm

    Minha tia usa esta disro, no computador Kennex com placa de tv e tudo. Funciona até o controle remoto.
    Quando ela tem dúvidas ela liga no suporte gratuito e resolvem na hora. È tão bom este Insigne que eu mesmo comprei um computador Kennex também. Minhas filhas adoram os jogos, acessar o amsn, orkut e assistir tv com controle remoto e tudo.
    Temos que apoiar estes corajosos brasileiros da Insigne, estão de parabéns.

    Eduardo Silva (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:31 pm

    Comprei meu primeiro notebook SempToshiba e tudo funciona perfeitamente, acho as telas bem simples de mexer e o sistema de fácil utilização, também comprei um TIMWEB e o suporte me auxiliou em como fazer ele funcionar no sistema, está perfeito sendo que apenas coloco o modem e ele se conecta automaticamente.

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:33 pm

    O notebook da empresa (STi- Semp Toshiba) veio com o Insigne Linux. Eu gostei dele. Veio tudo configurado corretamente. Até a webcam funcionava nele.

    Mas troquei para o OpenSuse, por questão de preferência. Acho que a maioria do pessoal que está aqui, acaba trocando pq tem suas próprias preferências pessoais.

    Note, que mesmo sendo um usuário experiente, não consegui deixar meu OpenSuse tão bem configurado como o Insigne (no OpenSuse não consegui fazer funcionar a hibernação e nem a webcam).

    Thiago A. (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:35 pm

    Eu já tive um PC da Kennex que veio com o Insigne. Eles deveriam tomar vergonha, tanto esses fabricantes de PC quanto a Insigne, que fazem uma porcalhada dessas. Nos primeiros 10 minutos de uso me convenci que é uma distribuição REALMENTE ruim e logo desinstalei, já que uso Linux há muitos anos e sabia bem o que queria. Também me decepcionei com o PC (que foi barato, mas poderia ter sido bem mais pela qualidade), que deu problema na fonte (que passou pra placa mãe e danificou o regulador de tensão) depois de apenas 1 ano e meio, com uma instalação elétrica adequada. Nunca mais compro computador já montado, salvo vendo a configuração detalhada.

    jhonatam (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:40 pm

    A primeira distro que usei o o Insigne Linux 3.0 muito facil de usar com KDE deixei de usar pq meu pc foi formatado e na epoca nao tinha conhecimento suficiente p reistalar depois voltei a usar o Insigne 5.0 momentun muito bom so nao gostei do gnome instalado nele mas o resto é otimooooooooooo

    Andreia Rosa (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:48 pm

    Estou estranhando muito alguns comentários infelizes que li neste artigo. Antes do Insigne, infelizmente havia utilizado apenas o windows ( em trabalho, faculdade ), felizmente adquiri um notebook kelow com Insigne e não tive que fazer nada, ele ja vem todo configurado. Parece que muitos preferem perder horas e horas instalando drivers, etc no windows ou no famoso ubuntu, mas vai saber né, talvez não tenham o que fazer e gostem de perder tempo configurando seus computadores na “raça” ! Fui !

    blaugusto (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:49 pm

    As diferentes distros existentes no mercado servem para suprir áreas específicas. O Insigne, por exemplo é excelente para o usuário iniciante que nãop entende nada de computador e precisa constantemente de auxílio. O S.O. em si possui diversos bugs irritantes para a maioria de nós, mas para o iniciante não faz a menor diferença, pois não influencia em seu desempenho.

    Já o suporte é excelente em todos os aspectos. Qualquer um que tiver a licença pode ligar e terá auxílio para configuraçãop de qualquer item de hardware que estiver falhando e até mesmo uso de parte do software.

    Comparar banana com pêssego não existe.

    milton ferreira da silva (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:53 pm

    Comprei a uns dois anos atraz uma máquina com esta distro. Era horrível, na ocasião ainda baseada em Fedora. Liguei para eles e desabafei. É absurdo colocar no mercado algo tão ruim. Fui bem atendido, eles forneceram um link para download da nova versão baseada em Debian. Instalei e tudo funcionou perfeitamente. Modem configurado sem problemas automaticamente. Minha sobrinha continua usando até hoje.
    Neste segmento prefiro o Satux. Pareceu mais redondo e o visual é mais adequado ao usuário Windows.
    Minha distro de uso é Ubuntu.

    Aristóteles (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:54 pm

    A grande questão é : Ele está sendo usado?

    Fabin Linux (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:56 pm

    Olá a todos !! Em minha opinião temos que analisar a distro e a função que a mesma tem. A distro tem como público alvo pessoas que compram o primeiro computador, ou seja facilidade de uso e um suporte bacana. Posso afirmar com certeza que o Insigne tem as duas qualidades que citei, em minha casa meus familiares conseguem usar numa boa o computador com Insigne, aprendemos muito com o suporte e os manuais do Site. Fui sempre bem atendido, sinceramente não tenho do que reclamar.

    Faloww

    John Milton (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 3:01 pm

    Entro em tudo que é site de putaria pelo Insigne, numa boa. Funciona tudo conté vídeo pelo youtube e tal. Não tenho do que reclamar.
    O troço é bom pacas.
    Tá tudo mundo de parabens.

    Pau no cú do Uburruntu.

    Andrey (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 3:02 pm

    Comprei um QBEX com insigne instalado e não gostei… A tela inicial é muito bonita e cheia de recursos visuais, mas a impressão que deu é que fizeram um SO pra ser “vistoso” no ponto de venda.

    Instalei o ubuntu e só alegria.

    Não é um ataque contra uma ou outra distribuição, é apenas uma constatação da realidade: o dono da empresa dizer que há 1,5 milhão de PCs rodando no páis com o seu SO é forçar a barra. Tenho certeza que nos servidores deles seria possível constatar o numero de acessos “reais” (hits ao repositório) e únicos que ocorrem.

    Minha opinião é que é fundamental os fabricantes de hardware abraçarem boas distribuições tais como ubuntu, mandriva ou etc… emfim, qualquer uma que seja utilizável ao longo do tempo, e não apenas a que consegue oferecer o menor custo (afinal, eles tem que pagar pelo suporte) e maior “beleza” no ponto de venda.

    Carlos Silva (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 3:08 pm

    Uso o Insigne desde a versão 3.0 e desenvolvo soluções para os meus clientes com ele. Sempre fui muito bem atendido pelo pessoal da Insigne e eles sempre me atenderam quando precisei. A vantagem de ter uma distro brasileira, que fala o nosso idioma e gera empregos aqui.. ao contrario de Ubuntu e Mandriva, que só levam o nosso dinheiro embora… Além de software livre temos que defender os nossos empregos tbm… Alguem já parou pra pensar que, por trás do Ubuntu, pode ter um tal de Bill Gates?!?!? Abraços…

Este post é antigo (2008-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.