Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sintetizador de voz no Ubuntu

“Quem tem Mac desfruta de um sintetizador de voz bastante útil e divertido. Por este último motivo, procurei um sintetizador de voz para meu Ubuntu. Neste post, falo um pouco sobre o sintetizador que encontrei e suas funcionalidades, comparando-o com o sintetizador do Mac OS X.”

Enviado por Luiz Fernando O. C. Real (sr·saudeΘgmail·com) – referência (vidageek.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 3/09/2008 às 10:12 am

    Outro sintetizador conhecido no mundo linux é o festival. E pela Web existe o Loquendo, que tem vários idiomas e a versão gratuita funciona legal, embora coloquem uma musiquinha de fundo.

    Mas infelizmente eles ainda estão meio longe dos sintetizadores nativos do Windows e do Mac.

    a (usuário não registrado) em 3/09/2008 às 10:18 am

    essa dica provavelmente funcionará em outras distros, prepare-se para os ataques… boa sorte :D

    Ótimo pra escutar e-books, um pouco estranho mas é tudo uma questão de hábito, meus tios são cegos e escutam muitos livros assim :-)

    Interessante é que o ktts, front-end do KDE para vários sintetizadores de voz.
    Com um sintetizador instalado – testei somente o festival – é possível fazer qualquer programa do KDE “falar”. Muito interessante mesmo; desde páginas web, arquivos em PDF, arquivos texto, menus (embora tenha se mostrado muito instável no uso com o Koffice) e tudo mais.
    O Ubuntu Linux está à altura sim, em muitos aspectos, aos sistemas dominantes, mas há duas áreas que onde eu vejo que o Linux ainda não “está lá”: ter um bom sintetizador de voz – tem vários, como o festival, mas falta-lhe tradução para o português (dizem que a “gambi” com o mbrola funciona) – e um bom sistema de reconhecimento de caracteres (OCR).

    Vejo que os sistemas OCR mais “simples” no Windows – como o que vem com os Scanners da HP – tem recursos muito avançados, como reconhecer imagens, exportar para documentos do Word, etc. No entanto os que existem no Linux ainda têm certa dificuldade com textos simples (embora eu tenha obtido bons resultados com o ocrad e gocr. O Tesseract nem funcionou aqui ).

    Não que estes sejam os únicos que faltam ao Linux – já que são multi-plataforma, não funcionando somente no Linux, mas vejo que nestas áreas é que o Linux está mais “atrasado”.

    PS: para quê serve aquele sintetizador de voz que vem por padrão no Windows XP? “You have selected the Microsoft San computer default vuóóóice”

    Alguém já conseguiu utilizar aquilo?

Este post é antigo (2008-09-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.