Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Shuttleworth:Canonical vai precisar de mais 3 a 5 anos de investimento

“A Canonical, a empresa da por trás da distribuição Ubuntu, ainda não deu lucro. Mas seu fundador Mark Shuttleworth diz que está pronto para sustentar a empresa por mais três a cinco anos.

A empresa continua precisando de investimentos e eu continuo cuidadoso com os meus recursos, mas acho que é uma boa situação”, disse o desenvolvedor e fundador da Canonical Mark Shuttleworth, que ficou milionário após vender a sua empresa de segurança Thawte para a Verising por 575 milhões de dólares em 1999. Ele afirmou que está pronto para investir por mais três a cinco anos na empresa. “A Canonical ainda não gera lucros, mas a nossa oferta é muito atraente para aqueles que querem investir em Linux”, completou.

A Canonical possui faturamento anual de “vários milhões” de dólares, afirmou Shuttleworth. Ao analisar o futuro, a Canonical espera que o desenvolvimento do Ubuntu atenda três tendências: interatividade por toque (“a maior parte dos aparelhos vai ter alguma funcionalidade por toque”); imagens em 3D (“as diferenças entre o desktop 2D e o ambiente de jogos 3D vão se nublar “); e a integração de funcionalidades semelhantes as da web dentro do desktop.”

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘhotmail·com) – referência (computerworld.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 4:36 pm

    Preocupante… imaginava que já estivesse dando lucro, principalmente com um empreendedor à frente da empresa tal qual o Mark.

    Leonardo (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 4:39 pm

    O foco desses caras tem que ser mercado corporativo assim teremos uma distro que podera ser homologada pro fabricantes que usa empacotamento DEB

    cardoso (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 4:42 pm

    Está perfeitamente dentro do modelo de investimento. Uma padaria só dá lucro depois de 2 anos. Achar que a coisa vai dar dinheiro com um ano, ainda mais em TI é loucura.

    Pena que isso acaba com a piada, dizer que 2013 será o Ano do Ubuntu não é tão bom quanto definir o Ano do Linux como YEAR(NOW())+1

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 4:43 pm

    Concordo com o Leonardo. É isso que a RedHat e a Novell fazem.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 5:48 pm

    Gênio é génio, mesmo…

    As três perspectivas apresentadas por ele resumem muito bem o que deve ser o desktop no futuro, do ponto de vista o usuário.

    Jaime Balbino:
    “As três perspectivas apresentadas por ele resumem muito bem o que deve ser o desktop no futuro, do ponto de vista o usuário.”

    “interatividade por toque; imagens em 3D; e a integração de funcionalidades semelhantes as da web dentro do desktop”

    Tipo, um jogo online para o Wii? Continuo gostando da linha-de-comando…

    Até que enfim um comentário sensato do cardoso! 10 bits/2 para ele…

    Ioca100 (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 6:03 pm

    Se todos os usuários do Ubuntu, que pudessem, colaborassem com uma doação em dinheiro ajudaria, não deixando o Mark sozinho.Penso que o caminho à área corporativa vai ajudar.Boa sorte, amanhã tem 8.10.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 6:29 pm

    “Até que enfim um comentário sensato do cardoso! 10 bits/2 para ele…”
    Só para descontrair: o colega seria um cardosotard? rsrs.

    cardoso (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 6:33 pm

    AHAHHAHHAAHAHAHHAHAAH local100, o mundo real é um tiquinho mais complicado do que isso. Acabei de entrevistar o Presidente da Oracle America Latina e eles suportam Linux abertamente, em todas as soluções, tendo inclusive um programa de suporte ultra-premium, o Oracle unbreakable Linux, além de afirmar com todas as letras que uma infraestrutura baseada em Linux é mais econômica.

    A Oracle tem valor de mercado de 84 Bilhões de dólares. Se você COMPRAR a Red Hat (pra falar de pinguins grandes) tem valor de mercado de 1,7 bilhões de dólares.

    A Oracle usar Linux como solução é MUITO mais importante para o mesmo do que a própria existência da Canonical.

    Entende porque só dá pra rir, de uma sugestão como a sua? O buraco é MUITO mais embaixo.

    vovó mafalda (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 6:46 pm

    Eu, apesar de usar Ubuntu, não peço CDs gratuitos; portanto, já estou ajudando a Canonical.
    Não quero ser responsável pela falência da empresa.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 7:11 pm

    Eu sei Cardoso,que não é fácil, mas quem está ligado à esta filosofia da transmissão de conhecimento, bem que pode e a base de usuários Ubuntu, no geral, está em torno de oito milhões, nada desprezível.

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 8:43 pm

    Todas as três áreas que ele diz serem importantes podem ser desenvolvidas (e serão) por projetos que não necessariamente precisam ser da própria Canonical e isso pode ser absorvido facilmente por outras distribuições, exemplos mpx, míriades de desktops 3d e softwares de 3d (eu ainda estou pra ver a Canonical dar apoio financeiro a algum dos vários projetos da área), e o terceiro caso eu realmente acho que a têndencia é inversa ao que ele disse, o sucesso do Google que ganha com usuários acessando mais coisas na Web e menos no Desktop e a presença dos netbooks com linux apenas para se acessar a Web são provas disso. Eu acho que a Canonical não tem modelo de negócios nenhum, o que é triste se considerarmos o belo trabalho que ela realiza, para confirmar a minha idéia, e evitar uma flame, peço aos amigos que vão na página principal do Google Brasil e digitem ‘Canonical profit’ (sem as aspas) e cliquem na primeira ou segunda notícia do CNET, segundo as duas a Canonical esperava virar uma empresa lucrativa em 2008, o que essa notícia do BR-Linux parece desconfirmar.

    jotaB (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 10:41 pm

    Se esse assunto fosse importante para a mídia brasileira, é claro que a manchete dos jornais seria:

    “Canonical continua a dar prejuízo e pode fechar em três anos”.

    loca100, muito pelo contrário. Mas dessa vez ele falou de forma sensata, logo ele que adora trollar o Linux a cada oportunidade em busca de page views…

    xis (usuário não registrado) em 30/10/2008 às 12:21 am

    Só p/ deixar minha opinião sobre o assunto, acho que a Canonical não possui um modelo de negócio saudável. Gera muito pouco lucro e não tem de onde tirar muito, já que sua premissa é o software-grátis.

    Acho o modelo Red Hat/Novell muito melhor p/ a comunidade, já que assim elas geraram um modelo sustentável para manter desenvolvedores com $$.

    Além disso, não sei pq fabricantes deveriam homologar pacotes .DEB. Imagina agora o desenvolvedor tem que manter várias estruturas para build de seus pacotes p/ conseguir atender toda a comunidade. Acho que o padrão RPM está muito bom.

    O shuttlework quer vender a canonical e levantar mais um $, assim como a thawte, mas isso não é bom p/ comunidade como um todo.

    cardoso (usuário não registrado) em 30/10/2008 às 2:05 pm

    Xis, a Canonical não tem nada de grátis. Ao produzir uma excelente distribuição Linux para desktops ela cria MASSA DE USUÁRIOS, ao mesmo tempo em que produz versões Corporate do Ubuntu, com direito a contratos de suporte. O modelo dela é o mesmo da RedHat, SUSE e várias outras, que DÃO dinheiro. Não dá é pra querer que o Ubuntu dê dinheiro tão cedo, ainda mais com o panorama sinistro do Mercado Mundial.

    loca100, estamos falando de EMPRESAS, não tem nada a ver com filosofia, Quando o Seu Barriga aparece pra cobrar o aluguel da sede da Canonical, o Mark não explica que “olha, nós praticamos a filosofia open source de compartilhar conhecimento…”

    De resto, 8 milhões de usuários. Se cada um pagar o pacote de suporte de uma Red Hat, US$50,00 / ano dá US$400 milhões/ano.

    Isso é troco de pinga, no mundo das corporações de gente grande.

    David (usuário não registrado) em 3/11/2008 às 10:38 am

    Eu acho o modelo de negócio da canonical super-saudavel. E até inteligente.
    A mídia gosta de comparar a canonical uma empress de, sei la 3 anos, com ANCIÃS do soft-livre com mais de 10 anos de mercado.
    o mark tem duas opções:
    primeiro:

    Entrar no mercado corporativo, investindo MILHÕES (ja que a infra-estrutura requerida é BEM maior) e concorrendo com gente de peso como IBM, oracle, sun, REDHAT, SUSE, mandriva, (isso so pra citar os que usam software livre) etc… e SEM a certeza de ganhar uma fatia desse mercado altamente saturado

    OU

    partir para uma coisa nova, PRATICAMENTE sem empresas dominantes ou monpólios (bem.. temos o symbian) que é a COMPUTAÇÃO EMBARCADA, aparelhos móveis, celulares, mini-notebooks, etc.
    O GOOGLE viu essa mina de ouro e lançou o android.
    Um contrato de venda embarcada de S.O. em MILHARES de celurares garanto que é MUITO mais vantagoso do que um contrato de suporte de $50…

    Sinceramente, acho muita falta de visão de mercado ficar batendo na tecla do “mercado corporativo”.

    David (usuário não registrado) em 3/11/2008 às 10:43 am

    vantajoso*
    me doeu ocoração =(

Este post é antigo (2008-10-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.