Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Segurança em protocolo SIP

“O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol), popularmente conhecido como protocolo SIP, é sem sombra de dúvida alguma, o bam-bam-bam do mundo da telefonia digital. Não seria leviano arriscar a afirmativa de que o SIP está para a telefonia digital (VOIP), assim como o HTTP está para as páginas da web; dada a sua relevância no contexto em que está inserido.

Este artigo traz uma forma simplificada para a compreensão de todos os que desejam conhecer um pouco mais sobre segurança em protocolos SIP, protocolos estes que são responsáveis pela convergência de diversas tecnologias para o mundo IP.”

Enviado por Jackson Laskoski (jackson_laskoskiΘyahoo·com·br) – referência (jack.eti.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 1:53 pm

    Como toda regra tem sua excessão, o skype, um dos mais populares programas de voip não usa SIP, mas ilibc

    O Navegante (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 3:04 pm

    O Skipe usa ilbc? Para mim é novidade eu sempre soube que o Skype usa um protocolo proprietario, se fosse ilbc a integraçao dele com outros aplicativos seriam bem mais tranquilos. O ILBC é um protocolo aberto.
    Alguem tem mais informações em relação a isto?

    alepaes (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 12:17 am

    SIP é um protocolo de controle de sinalização de chamadas. O RTP transmite o áudio. ILBC é um codec, como o G729 e G711 e server para comprimir o áudio. O Skype usa um protocolo proprietário (e criptografado) para sinalizar e transmitir o áudio, chat em texto, etc… POSSÍVELMENTE usa ILBC (Já que é mencionado no ‘about’), mas como codec. :)

Este post é antigo (2008-06-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.