Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Saiu o openSUSE beta 2

“Nesse sábado o time openSUSE anunciou o Beta 2 da versão 11 de sua distribuição. E dia 13(o anuncio virá no dia 14) já teremos a versão Beta 3 que será o ultimo Beta e que vai concentrar todos os recursos que vão estar presente na versão oficial.

Em estagio final de conclusão o openSUSE 11 já está recheado de novidades, porém grande parte não é “visível”, grande parte das mudanças é estrutural. Os novos repositórios usando a nova compressão LZMA para os RPMS já estão ativos, e toda distribuição já foi adaptada para receber os novos tipos de pacotes rpms.

Fiz o download do deltaiso beta1 -> beta2 da versão em DVD e, naturalmente, foi necessário atualizar o pacote deltarpm para receber o novo tipo de arquivos RPM. Para quem não sabe os deltas possuem somente as atualizações da ultima ISO oficial gerada pelos empacotadores. No caso, como eu já tinha a versão em DVD do beta 1 fiz o download dos 730MB do arquivo deltaiso. (O delta da versão em CD é 350MB). Para aplicar o delta use o comando: applydeltaiso old.iso a.delta.iso new.iso

De modo geral, mesmo que o aplicativo seja atualizado, dificilmente todos os arquivos sejam substituídos, assim os deltas economizam boa parte da banda, mesmo um ano depois. Também foi inserido (finalmente) os deltas RPMS nos repositórios gerados automaticamente pelo Build Service.

O Gerenciamento de pacotes em modo texto está magnífico, infelizmente o front-end gráfico ainda apresenta alguns pequenos problemas, que provavelmente serão senados até a versão final. Além da finalização da maior parte dos recursos estruturais o beta 2 trouxe diversas melhorias no KDE4, e uma ótima integração com aplicativos do KDE3, já que nem todos foram portados.

O instalador em QT4 está funcionando muito bem, além de ser muito bonito, é realmente muito rápido. A instalação completa da versão beta2 em meu computador foi apenas de 20 minutos após inserir o DVD no drive! Não estou falando do tempo de copia de arquivos não, e sim do tempo que levou entre o momento que inseri o DVD no drive até ter a área de trabalho completamente carregada!

Grande parte dessa velocidade foi adquirida com o sistema de imagens que é cerca de 700% mais eficiente que o método tradicional. Para ganhar tempo até o tradicional “reboot” após copiar os arquivos para o HD foi abandonado, após copiar os arquivos o sistema simplesmente “desconecta” do DVD e carrega as novas configs do HD já logando no sistema instalado.

Houve melhoria significativa na detecção de hardware, e nas configurações automátizadas. E o consumo de memória está bem menor e mais estável, já que terminaram de portar todos os componentes básicos.

O desktop plasma do KDE4 já vem com uma personalização simples, usando um tema silver no lugar do tradicional Black.

As atualizações estruturais estão sendo finalizadas e nas próximas versões o maior foco será o tema final. E se for tão bem trabalhado como foi o tema do instalador será magnífico!

Além disso tem também um “countdown” automático do lançamento.”

Enviado por Wallacy – referência (news.opensuse.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alex Maia Sanchez (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 10:38 am

    Muito legal a análise, estou apostando minhas fichas que esta nova versão será uma das mais rápidas e estáveis já lançadas !
    Também baixamos (Eu e Um Amigo) na empresa e estamos testando, realmente está muito rápido ! Estamos até recompilando um kernel para rodar num celeron pra deixá-lo mais rápido ainda !!!
    Recomendo que testem esta distribuição, eu gosto, e uso a muito tempo, desde sua versão 5 ! Abraços !!!

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 10:51 am

    Que legal! O ganho com comprensão LZMA é melhor para os RPM’s, no que ser refere à economia de banda?

    Muito interessante!

    O SUSe me parece uma distro muito boa.

    Abraços.

    É…realmente o Opensuse naõ é uma distro ruim, muito robusta e estavel. Usei (mudei a 2 dias) por muito tempo, uso desde a versão 9.3 e realmente me foi agradavel por muito tempo.
    Mas o Opensuse tem me decepcionado em uma coisa: Esta EXTREMAMENTE pesado, um devorador de recursos. Meu PC não é dos melhores (X2 3800+, 2GB ram, PCI-express 25.6 nvidia) mas provar lentidão que eu estava provando era coisa digna de um K6-2 500.
    Realmente pude ver a diferença quando instalei outra distro a 2 dias atras, (não vou citar o nome mas comentei sobre isso em outro post) e me senti “confortavel” ao usar meu micro com um desempenho jus ao equipamento que possuo.

    Não estou falando mal da distro, tanto é que quando estiver pronto a versão final vou baixa-la e instalar em meu micro porém espero que realmente essa melhoria na velocidade seja notória.

    cristo (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 12:21 pm

    miranda,

    cara eu estou interessado em usar OpenSuse, de forma que estou meio cansado do padrão Debian (sei que é bom, mas estou muito afim de migrar de distro Debian-like), de forma que quando fizeres a análise desse novo OpenSuse, poderia apresentar em um comentário ou tópico no poste que for apresentado o lançamento oficial aqui no Br-Linux?

    Miranda,

    Miranda,

    sou usuário do opensuse 10.3, meu equipamento tem a metada da capacidade do seu, porém não tenho essa falta de performance, mas se ajuda em alguma coisa, pelo que eu testei até agora o opensuse 11 está muito mais rápido que sua versão anterior, esse será um grande release.

    Miranda, qual seria a distro que vc está usando agora?

    Usei o Suse 9.3 durante um bom tempo (uma versão personalizada que veio na Linux Magazine). Era ótimo! Depois conheci o Ubuntu, gostei muito e usei por uns 2,5 anos. Cansei um pouco e resolvi usar outras distros, usei Mandriva (estou voltando a usar…), Opensuse e atualmente estou usando o Fedora 8 como default. Infelizmente tem um bug no Firefox do Fedora que não imprime o texto quando mando imprimir somente uma seleção, este bug vem a gerações da distro e pemanece na versão 9!!! Por causa disso estou propenso a mudar de novo, poi se um pequeno bug conhecido não pode ser corrigido, devem haver outros mais graves… Estou testando o Mandriva 2008.1 e estou gostando muito (ele parace ser mais rápido e mais fácil de configurar que o Fedora)… Vamor ver…

    Outra coisa: Não sei se é impressão minha, mas na época que eu usava o Suse 9.3 e depois o Ubuntu 4.10 parace que as distros eram mais estáveis e rápidas. Será impressão minha?

    uma rápida análise, em inglês, do openSUSE 11 beta 2

    http://arstechnica.com/news.ars/post/20080505-coming-along-strong-first-look-at-opensuse-11-beta-2.html

    me deixou empolgado… vou limar o ubuntu e ver se o Opensuse é uma alternativa melhor.

    dondalsk:

    Realmente estava ate com alguma duvida quanto ao meu hardware, mas como uso meu PC no dia-a-dia não posso parar pra ficar testando outras distros e dai deixei a coisa ir, até que testei uma outra distro num notebook de uma cliente que tinha recursos bem inferiores ao meu micro e o negocio ficou SHOW, me atendeu plenamente em todos os termos.
    Quero deixar claro que não defendo “distro A, distro B” defendo o Linux e acredito que não tem distro boa ou distro ruim, essa versatilidade do SL existe justamente para atender todos os gostos e necessidades.
    Dai instalei no meu PC e ficou redondinho, ficou bom mesmo, mas isso não tira o mérito do Opensuse e acredito que , segundo os comentários do Wallacy os quais sempre acompanho, será um ótimo release essa nova versão.

    laurocesar:

    Cara me desculpe mas para não criar um “flame war” como ja disse que tinha deixado um comentário em outro post , fica a vontade em vê-lo.

    cristo:

    Com certeza mais que absoluta estarei postando algo sobre o Opensuse 11 (quando estiver o utilizando) no meu modesto blog. ;)

    errei na tag…. :(

    esse é o post

    Avelino Bego,

    Assim como comentei na versão alpha 3 e deixei nos comentarios do anuncio do beta1 , o a lgoritimo LZMA torna o pacote RPM 10-20% menor, e o desempacotamento é 300% mais eficiente!

    Isso sem contar nos sistemas de imagens (700% melhor que o sistema de pacotes comum) que possivelmente será adotado nas proximas versões do build service, e portanto nos repositorios oficiais.

    Miranda,

    Concordo com você, existem muitas distros mais “leves” que o SUSE. Na minha seleção de hardware não é o caso do Mandriva (que foi o que você disse que está usando). Claro que devemos considerar não só o consumo de memoria e sim o desempenho geral da maquina. Afinal o tempo de processamento é que realmente deve-se considerar.
    Porém isso varia de hardaware para hardware. Também bastante carinho pelo Mandriva.

    Indiferente da distribuição, o que importa é que o Linux está evoluindo!

    Uma das minhas queixas sobre o Opensuse era justamente a lentidão na gestão de pacotes. Se for corrigido mesmo, será uma distro muito polida, sem grandes defeitos.

    Cara, quando os drivers livres da ATI amadurecerem e o Gnash tiver absorvido bem a documentação que a Adobe liberou, o desktop Linux será imbatível :-P

    Achei interessantíssimo o fato de ele dispensar o reboot após o término da instalação. Inovação é isso aí. Meus parabens aos desenvolvedores.

    Não sei de vocês, mas assim como o Kubuntu 7.10, o Opensuse 10.3 (KDE) só consumia 60MB de ram após o boot no meu PC. Espero que o consumo continue baixo nessa versão 11.

    Rodrigo Gabriel (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 6:00 pm

    Não sei onde o Mandriva é mais rápida que o openSUSE!!!!

    laurocesar, antigamente as distros eram mais leves pelo fato de terem um sistema bem menos trabalhadas, ou seja, eram mais simples. Com a evolução a tendência mesmo é aumentar, a parte gráfica, a configuração, o kernel…

    Já fazem umas duas versões que o openSUSE esta trabalhando para voltar a ser o que era sem perder no quesito design, ou seja desde o fracasso da versão SUSE 10.1, ele vem acertando nas distros recentes. Um exemplo disso é que antes era obrigado obter os 5 discos de instalação, agora basta obter o gerenciador de janela preferido em apenas um CD. O sistema foi totalmente customizado, estou com meu openSUSE 10.3 tão redondo que estou até com perna de instalar o 11.0…

    E miranda referente a memória é realmente estranho, lembro que ja foi discutido isso aqui no Br-Linux, mas o openSUSE trabalha muito bem com o gerenciamento de memória…

    Não sei onde o Mandriva é mais rápida que o openSUSE!!!!

    (Deixa eu aqui fazer um troll feliz)

    Resposta: no meu computador.

    Porque eu não sei mas se vc quiser te dou meu endereço dai vc vem aqui e pergunta pra ele :p

    Clésio Luiz,

    um dos principais defeitos do opensuse era o gerenciamento de pacotes, tanto que foi o aspecto mais trabalhado na versão 11, estou usando o novo gerenciador tanto no 10.3 como no 11.0 e posso te dizer que a diferença é assustadora, está extramamente rápido e com muitos recursos, ouso dizer que agora está bem a frente de seus companheiros yum, urpmi e apt.

    Marcus Goncalves (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 9:45 pm

    Pode parecer loucura, mas me parece que às vezes os computadores possuem vontade própia e se recusam a funcionarem de forma perfeita como S.O que é instalado nele. Digo isso, porque no meu pc uso o SUSE desde a 9.3(que acompanhava a linux magazine). E sempre me demostrou ser uma distro muito boa, agil e que não pedia tanto em matéria de hardware.Hoje com minha 10.3 não é diferente, porém alguns amigos que possuem pc iguais ou superiores ao meu tiveram muitos dissabores com o Suse chegando ao ponto de diflama-lo aos quatro cantos. Alguém tem a resposta para este enigma?
    Observando os shots de http://arstechnica.com/news.ars/post/20080505-coming-along-strong-first-look-at-opensuse-11-beta-2.html pude observar que o KIckoff só com a cabeça do lagarto é andar para trás ………espero que mude para o lagarto completo.E o amarok 2 vem ou não vem? Esse esquema de cor do konqueror e os icones nele são esquezitos parecem gtk….(uiiiiii que medo!!!!!)
    O suse certamente será 10 .10+1 ;;;;;11

    abraço

    Marcus Goncalves (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 9:54 pm

    Wallacy, o Kde 3 continua presente neste beta??

    Marcus Goncalves,

    O kickoff com cabeça de lagarto já tinha também na versão beta1. Porém isso é coisa do KDE4, veja que a versão do opensuse 11 com KDE3 tem o “lagarto completo”. De qualquer forma é o inicio de todas as personalizações que irão fazer no KDE4. E comparado a outras distros já é um grande avanço. Já que a maioria usa o tema padrão do KDE4.

    Veja os SS: http://en.opensuse.org/Screenshots/openSUSE_11.0_Beta2

    Marcus Goncalves,

    # 2 KDE 4
    # 3 KDE3
    # 4 GNOME
    # 5 XFCE

    Marcus Goncalves,

    na instalação pelo DVD eu pude escolher o KDE4, KDE3, GNOME ou XFCE, além é claro do X11 mínino e somente console.

    Marcus Goncalves (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 11:01 pm

    legal, que venha o 11!! tnks

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 11:04 pm

    No meu computador também o Mandriva é mais leve, mas esse não foi o motivo de escolhê-lo.

    Vocês repararam que de uns tempos pra cá as distribuições mudando menos os pacotes e melhorando a estrutura? LiveCD, instalar pelo Windows, centralizar as configurações, simplificar a instalação, evitar reboot…
    Acredito que é uma forma de amadurecimento

    Adilson (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 4:26 am

    Dondalski e outros,

    Para os que usam o OpenSuse e não tem problema com a performance: porque não publicam algumas dicas ou um tutorial de como conseguir essa performance? Também uso o OpenSuse e estou reunindo alguns artigos de como fazer “tunning” nele.

    Adilson,

    Acho que é mesmo uma questão de seleção de hardware e uso. Até os programas que vão ser usados pode influenciar, já que até um problema de empacotamento de um só aplicativo pode influencia na distro no geral!

    Pessoalmente eu deixo só altero o papel de parede, ou similar. Raramente eu faço um “tunning” nele, porém algumas vezes em yast>sistema>nivel de execução e desabilito alguns processos. E quase sempre deixo a “atualização altomatica” do gerenciador de pacotes desabilitada, prefiro dar zypper refresh no terminal.
    Mesmo assim não chega nem ser perto de um “tunning”.

    Errei: -> Pessoalmente altero só o papel de parede…. etc…

    Ainda não testei o Suse 11 64 bits pretendo esperar a versão final mas, o que tenho visto por ai é que no meu achometro as versõe 64 melhoram muito o desempenho para que tem mais memória. Wallacy faz um tutorial ai para a galera ensinando como tunar o Suse…abs

    Gabriel Stein (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 1:49 pm

    Ontem eu instalei o openSUSE 11 Beta com KDE4 num PC popular, de 1000 reais.

    A configuração é Pentium Duo Core 1.7 GHz(não me lembro se é esse o clock) e 512 MB de RAM.

    Excelente. Foi muito rápido. Eu utilizo o SuSe desde a versão 6.4, é lindo de ver essa evolução. O zypper tá matando a pau, finalmente eles estão domando o gerenciamento de pacotes, o Yast tava tornando o processo demorado demais.

    Hoje a noite eu vou publicar um review e vou colocar alguns erros que eu achei.

    Eu só to me complicando com o video, to usando VESA, mas a placa é uma Chrome 9 HC IGP. Já vi que tem drivers até para o openSUSE, mas alguém conseguiu fazer funcionar aquilo? Eu já instalei o RPM, reiniciei a máquina e quando troco para “via” no xorg.conf ele não acha o dispositivo.

    Abraço,

    Gabriel, tente na versão final. Pode ser um bug do beta, se quizer enviei essa info para a buglist. Se existe o pacote ele deveria funcionar normalmente.

    tiaggs, quando sair a versão final pode ser uma boa ideia.

Este post é antigo (2008-05-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.