Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relato: migrando o PC da família para Linux

“Há muito tempo venho tentando alterar o sistema operacional da máquina que fica na casa de meus pais, computador esse que tem diversos perfis de usuários, correspondendo a meu irmão mais velho, minha cunhada e seus dois filhos. Não me sobrava tempo para esse árduo procedimento, pois a máquina tem placa mãe Foxconn e pensei que demandaria muito tempo. Porém um novo vírus me forçou a formatar a máquina, e assim aproveitei para colocar somente o sistema livre. Com a distribuição Fedora 9 comecei minha “cruzada”.”

Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência (techfree.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 4/08/2008 às 5:08 pm

    estou tentando isso a tempos mas sem sucesso vou comprar um PC só pra mim só com Linux

    a (usuário não registrado) em 4/08/2008 às 5:38 pm

    eu aposto q o primeiro pro q ele vai ter vai ser a falta de vídeo conferencia no msn.

    henry (usuário não registrado) em 4/08/2008 às 6:53 pm

    não tenho problemas com videoconferencia no msn… uso debian lenny com amsn(cvs) com farsight, e funciona mto bem, aliás…

    henry (usuário não registrado) em 4/08/2008 às 7:05 pm

    q legal, esse farsight é transparente pro outro usuario? quer dizer a outra pessoa pode usar o microsoft msn dela sem nenhuma alteração?

    a (usuário não registrado) em 4/08/2008 às 7:07 pm

    q legal, esse farsight é transparente pro outro usuario? quer dizer a outra pessoa pode usar o microsoft msn dela sem nenhuma alteração?

    “nao sou o henry”

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 4/08/2008 às 7:21 pm

    Lá em casa, meu irmão só passou a usar Linux depois que a partição do Windows corrompeu no computador. Como não tô com vontade de arrumá-la, ele começou a se entender bem com o Linux :D

    Simples: não dêem suporte para os membros de sua família que insistirem em usar windows no micro. Coloque um dual boot com linux e deixe o windows à propria sorte. Com o tempo ele vai ficando lento, inchado, cheio de malwares e, quando vierem pedir sua ajuda para consertar ou reformatar, diga para ele se virar, já que disse que só sabia windows, que o windows era mais fácil, etc. Crie um login para ele no linux e diga para ele usá-lo se quiser.

    Eu já cansei com gente deste tipo, que diz que windows é mais fácil, que sabe tudo dele e que na realidade não sabe nada. Conheço gente que reclama do OpenOffice e depois você percebe que o cara na realidade usa o “Uôrdi” como uma máquina de escrever, dando enter a cada linha e formatando palavra a palavra (ignoram estilos) e usando espaços para acertar a posição na linha.

    Wendell (usuário não registrado) em 4/08/2008 às 9:10 pm

    Lá em casa não tenho esse problema, afinal, o único fanático com computadores sou eu, só que agora minha afilhada tomou gosto e com seus oito anos já joga FrozenBubble, curte o TuxRacer, rascunha seus trabalhos no OpenOffice e não tem nenhuma limitação ao usar o Linux. Esses dias instalei o AMSN e para minha surpresa, mesmo o sistema estando em dual-boot, ela só tem usado Linux. Resultado: Padrinho coruja feliz. :-)

    Ed Carlos de Paula (usuário não registrado) em 4/08/2008 às 9:57 pm

    Eu fiz isso tb, e foi qs imperceptivel, pois, minha mulher sempre usou Firefox e OpenOffice no windows pq só instalei eles, nada de Uordi :P
    Daí o windows ficou inviavel o uso, demorando uns 10minutos pra logar completamente e ainda sim muito lento, o linux ficou padrão :D, inclusive uma vez ela disse, “o que vc fez que ta rapido esse windows?” … nem preciso dizer que ela estava na verdade era no linux…
    Minha irmã tb fiz isso, ela queria Windows.. o que fiz, coloquei o Vista, e o Kubuntu. Ela ainda usa muito o vista, mas nem ela sabe dizer porque, pois ja conversei com ela sobre isso, ela usa só MSN e Firefox, alem de as vezes o OpenOffice que tem no Vista… acho que a M$ deve usar alguym tipo de msg subliminar :P hehehehe

    Meus pais nem tive problema, ja não sabiam informatica, compraram um desses PC Popular que ja vem linux, só tirei e coloquei o Kubuntu, disse que era melhor e que se algum tecnico colocasse windows nunca mais me peçam ajuda, que chamem o tal tecnico … resolvido :D usam linux :P

    foobob (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 12:09 am

    Esses relatos não soam como testemunhos evangélicos?

    Luiz Claudio Eudes (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 6:16 am

    @ foobob

    Eles encontraram a luz irmão! :P

    MarioLB (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 7:46 am

    Em casa eu consegui também: minha esposa e meu filho de 5 anos e meio se adaptaram bem. Meu filho (que nunca viu rWindows), faz o login, coloca a senha, acessa o firefox e é capaz de procurar tabelas de campeonatos no Google. Simples assim. O único problema é o site da Natura (minha esposa é consultora): ele só funciona com o IE! Instalei o ies4linux e funciona, mas o acesso fica prejudicado por conta do flash que no ie4linux fica piscando a cada atualização.

    Liberdade (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 8:28 am

    Que liberdade é esta?? Vocês partem do principio de quem usa windows é apenas pirata. Vocês são radicais e não pregadores da liberdade, ao invés de bloquear o uso e não dá suporte a seus familiares como foi citado, porque não mostram coisas legais que se faz com o Linux.
    Esta é uma vertente sobre o linux, as vezes alguns membros da comunidade parecem participantes de uma seita tamanho o fanatismo.
    Este comentário gerar flamer e vão bloquear, mas não poderia deixar de falar isto, uso linux, mas não chego ao extremo radical de alguns, mas cada um com suas idéias.
    Estas atitudes radicais simplesmente não vão convencer ninguém a usar o Linux, confiança se conquista, não se impõe.
    Enfim… tinha que falar isto.
    É apenas um ponto de vista.

    Abraço a todos.

    Concordo totalmente contigo. Liberdade imposta não é liberdade.
    O windows tem sua utilidade e negar isso só faz com que os fanaticos se mostrem como… fanáticos.

    Na minha família se usa Firefox, Open office, gimp entre outros SL, mas ainda ninguém viu ganho real com o linux. Muitos dos hardwares que usamos normalmente não funcionariam mais em sua plenitude (impressoras multifuncionais e leitores de código de barras)e o que o SO oferece a mais não os interessa.

    Eu estou satisfeito com o SUSE no meu notebook, mas não iria impor o linux no desktop de casa.

    Já se eles pedissem….

    Fanático (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 8:42 am

    É assim que vocês querem incentivar a adoção do Linux? Fazendo chantagem barata tipo:

    “Com o tempo ele vai ficando lento, inchado, cheio de malwares e, quando vierem pedir sua ajuda para consertar ou reformatar, diga para ele se virar, já que disse que só sabia windows, que o windows era mais fácil, etc. Crie um login para ele no linux e diga para ele usá-lo se quiser.”

    Que filosofia estranha, se for essa a liberdade que vcs pregam eu não quero ela nem se me pagassem, como o outro disse acima parece aqueles fanáticos evangélicos que forçam a todo custo os outros irem para a religião dele.

    Vocês precisam aprender que liberdade é o direito de cada um usar aquilo que quiser e não o que agrada a você.

    Eu mesmo (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 9:03 am

    Fanatico,

    Claro que as pessoas tem liberdade e o direito de usar aquilo que quiser.
    A questão é, quer usar, usa mas não enche meu saco para ficar formatando a máquina toda hora por usar um sistema operacional pouco seguro ou mal configurado.
    Você tem a liberdade de usar o SO que quiser, assim como eu também tenho a liberdade de dar suporte(gratuito) só para o SO que eu quiser.
    Simples assim.

    Certamente não é assim que eu pessoalmente quero incentivar a adoção de sistema operacional nenhum. Na verdade, acredito que cada pessoa deve usar o sistema operacional que preferir, não vejo como minha missão fazer com que usem algo que não prefiram.

    Rafael Araújo (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 9:21 am

    Concordo, o usuário pode usar o software que quiser.
    Desde que este software esteja licienciado.
    Pedir para instalar um office pirata não dá.

    Como uso Linux desde 99 e o meu computador passa boa parte do tempo nesse sistema (mesmo havendo dual-boot) a minha esposa – que só tem conhecimentos de nível básico – acabava preferindo ver e-mails a partir do Linux (que já estava iniciado e pronto para uso) à rebootar a máquina no Windows.

    Depois de alguns anos assim, ela acabou se adaptando hoje em dia ela tem o seu próprio notebook que quando comprou fez questão de exigir que tivesse Linux, Firefox e OpenOffice. O curioso é que quando ela está de frente à um computador com Windows ela acha mais complicado do que o Linux.

    É mais fácil migrar o computador de “tiozão” do que de adolescente.

    Tipo, se o cara só usa navegador e Office é muito fácil fazer uma migração como argumento da estabilidade e da segurança, e quem gosta por exemplo de usar internet banking adora este último argumento. Um bom momento para propor a migração, aliás, é depois de acessarem indevidamente a conta dele hehe.

    Mas se o PC é utilizado pela piazada que adora o MSN cheio de frufrus e/ou jogos então é mais complicado e talvez nem valha a pena migrar.

    Fanático, vou explicar o que acontece Sabadão cheguei em casa de tarde fui todo contente jogar, eis que aparece meu vizinho com problema no pc dele fui lah e um maldito malware travava tudo e pedia para ele comprar não sei o q, tive que formatar e sem ter como salvar os drives ai foi o inferno, aquele driver de video da Via não dava certo nem para sp1 sp2. Resumindo perdi o resto do meu dia de descanso quebrando a cabeça naquela M*&¨$ , e quarta feita o pc dele ja estava todo infectado mandando coisas(veja a mulher melão, Pode baixar não é virus não!) para mim pelo orkut e msn.

    Agora vai me dizer que eu sou obrigado a prestar supor a este maldito sistema.

    foobob (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 9:52 am

    “Vocês precisam aprender que liberdade é o direito de cada um usar aquilo que quiser e não o que agrada a você.”

    O Manoel Pinho disse apenas para deixar um PC em dual boot com o Windows e um Linux bem configurado e se recusar a dar suporte ao Windows. Ele não está impondo nada e está deixando ao usuário a escolha entre um sistema que vai eventualmente travar, se desconfigurar e se encher de malware e um seguro, robusto e com suporte.

    Qual é o problema? Use o que quer, mas não me peça ajuda se eu não concordar com a escolha. Sua liberdade termina onde começa a minha.

    Renato (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 10:11 am

    Legal, mas uma coisa que ajuda a manter o Windows Bem estável é criar uma conta limitada. Muitos deixam crianças ou novatos usando computador com a conta administrativa, seria como usar o Linux como root o tempo todo.

    Gabriel Resende (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 1:25 pm

    Tem que deixar os 2 sistemas no boot, manter o suporte a Windows, e falar o que o Linux tem a oferecer, para a mudança não ser brusca ou obrigatória.

    cristo (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 1:55 pm

    aqui em casa sou o único que usa opensuse, no note e kurumin no pc, eu instalei no pc o windows todo piratão configurado que é uma beleza, fácil de usa e perfeito para uso sem nenhum problema.

    Até ai tudo bem, configurado, seguro e etc. Mas depois de um tempo a partição windows foi ficando uma merda, mesmo com toda configuração e organização para aguentar pressão o sistema simplesmente não suporta a ousadia do meu irmão em querer instalar programas piratas, principalmente warcraft, ai com o tempo foi ficando pior e eu deixei de lado, pois o mesmo me irritou dizendo que eu não sabia fazer nada direito e parei de dar suporte para o pc de casa ficando a resolver as broncas dos notes mesmo, agora mesmo o pc está quase que inutilizável.

    Eu ia colocar opensuse no note do meu pai, mesmo ele me pediu, contudo existem aplicações que ele só usar no windows, que era um programa da própria empresa, além que o consumo de energia das distros ainda estão muito altos, de forma que vou aguardar um pouco mais antes de migrar esses sistemas.

    foobob (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 4:05 pm

    Renato:
    “Muitos deixam crianças ou novatos usando computador com a conta administrativa, seria como usar o Linux como root o tempo todo.”

    Bom, já que estamos em tom de testemunho evangélico mesmo, aqui vai o meu, que mostra como santo de casa não faz milagre.

    Na casa de meus pais, eles usam XP com uma só conta, a administrativa, sem senha. É isso mesmo que vocês leram, passwordless! Já vai do boot direto pro desktop. Dizem que é mais prático assim e que não é pra eu me intrometer. Fazer o quê, né?…

    O cara que lhes dá suporte foi quem mostrou essa “maravilha moderna” para eles e tá sempre ganhando uma graninha extra, na eventualidade de coisas se desconfigurando, ou ficando mais lentas ou travando. Que, é claro, é a coisa mais natural do mundo em computadores…

    Minha irmã também se recusa a usar o Firefox: quando eu cedo a cadeira com um nova aba aberta e cursor piscando na location, ela faz questão de minimizar e abrir o e azul.

    E assim, todos vamos vivendo, alguns respirando ar livre, outros com a cabeça enfiada no rabo.

    “outros com a cabeça enfiada no rabo.”

    hahaha, essa eu tive que anotar.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 11/08/2008 às 11:00 am

    Concordo que deixar de dar suporte fica parecendo que você é fanático e acaba ajudando a dar uma fama ruim pro linux. Mas a idéia de instalar o Vista e dual boot pro Linux é tentadora. heheheheh

    Gabriel (usuário não registrado) em 11/08/2008 às 1:57 pm

    Aqui eu deixo dual boot XP com Debian Ambos bem configurados e com suporte no Windows é aquela caca de jogos + admin passwordless mas deixo o mais livre posivel aqui no Linux bem configuradinho com a minha conta + a de convidados e da meu irmao que ameasou a dar uns pagas no pinguim até usando o KDE Amarok Firefox e aMSN mas depois de um pau com o Wine na conta dele o bichinho traumatizou já do lado do Windows vou passando ele devagarinho os pais aqui ainda usam uordi :D mas ja consegui migra-los para o Firefox e aMSN (sim ele tem versão ala win) bem meu irmao diz que é copia ching-ling do MSN Messenger mas ele usa
    fora os jogos que não achei meio de migrar toda aquela porcaria do meu irmao ao lado do Pinguim

    agora só me falta um bom programa para substituir o Shareaza e o Bitorrent alguma dica ?

    Bem aqui tambem há um note fraquinho com 256 mb ram 30 gb hd grafica som e rede onboard sofrendo com o MS XP que estou a ponto de migrar estou quase terminando o Backup e andei testando umas distros live-cd compativeis com ele e com o uordi e o ex-exel e o paciencia spider (e que paciencia) da familia aqui o unico impesilho para a conversão é o suporte ao Wi-FI que ficou aos trancos e barancos em todas as distros que testei….

    alguem ai tem alguma dica ?

    ja testei Kuruma 7 que funcionou mais ou menos e as Distros da familia xBuntu nem chegaram a bootar direito e estou gravando BIg Linux pra ver no que vai dar

Este post é antigo (2008-08-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.