Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relato: 1 mês com o Arch Linux

“Semana passada completei um mês de utilização do Arch Linux, mas como não tive tempo para publicar nada, segue agora um resumo do que tenho obtido com o Arch Linux nesse 1 mês de uso intensivo do mesmo como distribuição oficial.

Performance: No quesito performance o Arch me surpreendou. Ganhou em meus olhos o lugar, com mérito, da distribuição mais rápida que já testei até hoje. Para os que acompanham meus posts, sabem que essa lista não é pequena. O Arch, por vir à luz de forma simples e “pelado”, bem como nós viemos a Terra, nos proporciona um maior controle do que queremos ter instalado e rodando. E como fazemos isto manualmente, podemos adquirir uma performance maior. O boot do mesmo é também o mais rápido que já tive em minha máquina. A utilização de recursos é muito bem clara quando se deixa um top rodando. Pude ver que o consumo de memória e processador baixaram muito se comparado a outras distribuições que utilizei durante muito tempo.

Pacotes i686: A maioria dos computadores hoje em dia possuem processadores i686, porém nenhuma distribuição até hoje possuia versões para i686. No máximo possuiam uma versão de sua iso de instalação para i686, mas os pacotes continuavam sendo para i386, desperdiçando o potencial de seu hardware. No Arch Linux, por padrão todos os pacotes já são feitos para arquiteturas i686, possuindo também a versão x64 para aqueles que possuem este tipo de processador. ;]

Artigo completo no link a seguir.”

Enviado por Marcelo Cavalcante Rocha (kalibslackΘgmail·com) – referência (blog.marcelocavalcante.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    sergio (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 3:52 pm

    Eu tambem uso quando preciso de Linux… Muito rápido e o mais importante: NAO TEM RPM!!!!
    o sistema de pacotes dele (pacman) é muito bom, rápido, resolve as dependencias, instala tudo perfeitamente… e se v. precisar compilar um módulo ou programa, conjunto de aplicativos (por exemplo o totem com xine engine e suporte a rmvb e zoom digital…) v. baixa o pacman-src e com um comando somente (make) v. constroi todo o totem….e … funciona!!!!!
    Outro exemplo… eu precisava do open office 3 versao beta m24 para linux nativo com suporte a evolution, corretor ortográfico em portugues, suporte para Jdbc… sem o mozilla embedded…
    Fácil…. baixa o port do Open office americano, troca os parametros… digita make… 2 gigabytes e 6 horas depois …. temos a coisa pronta para usar…. enpacotada e funcionando…
    Gostei… mesmo….

    Recomendo….

    Philip Sampaio (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 5:01 pm

    Também comecei a testa-lo semana passada!
    Muito rápido mesmo(ainda mais porque é x86_64)!

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 5:05 pm

    Essa é minha distro atual! Excelente! Chegarei em casa, removerei o KDEmod e instalarei o KDE4.

    Abraços.

    Hugo (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 5:26 pm

    O KDE4.1 já esta no repositório testing:
    http://www.archlinux.org/news/402/

    em umas 2 ou 3 semanas já estará no extra.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 5:30 pm

    Aprecio este tipo de distribuição, maspelos quesitos citados pelo autor do artigo, creio que o gentoo ainda aproveita melhor os recursos de hardware da máquina.

    Gabriel Morrison (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 6:04 pm

    Desde ontem o KDE 4.1 está no extra :)

    Leandro Menezes (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 6:32 pm

    Pude comprovar que o gentoo é mais lento, mesmo com as flags específicas pro meu processador e várias outras otimizações.

    digita make… 2 gigabytes e 6 horas depois …. temos a coisa pronta para usar

    Você usa uma distro para economizar 2 ou 3 segundos no boot e/ou na carga de programas mas gasta 6 horas para compilá-lo.

    Se somar todos os segundos de economia na carga de aplicações que vai ter até sair uma próxima versão do aplicativo, não dá as seis horas que gastou para compilar :)

    Pense em 3 segundos a cada inicialização do OpenOffice, precisa de 20 inicializações pra economizar um minuto, com 360 minutos (6 horas), precisará de 7200 inicializações pra sair no zero a zero !!!

    É legal otimizar algo pronto, mas ficar recompilando tem que ter paciência mesmo :)

    Sezaru (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 7:58 pm

    Leandro Menezes, me desculpe, mas se você soubesse realmente configurar um gentoo você não faria essa afirmação, te garanto!

    Leandro Menezes (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 8:22 pm

    Sezaru, meu Gentoo era compilado com as flags mais seguras e específicas pro meu processador (Pentium D), kernel customizado e limpo, USE flags coerentes pro que eu faço e só os programas que eu preciso (inclusive no boot, “basicamente” só o apache/mysql), etc. Acho que mexer além disso é fazer uma mágica meio impossível… como você pode afirmar assim que eu não sei configurar um Gentoo?

    Logo nos primeiros momentos de uso do Arch Linux notei uma diferença significativa de performance e resposta, apesar de o Gentoo já ser BASTANTE rápido. E além disso o Arch é bem mais prático, pois não posso perder os recursos do meu computador com horas de compilação, nem quero gastar energia a mais deixando ele fazendo compilações noturnas. E no Arch fiz questão de não mexer no kernel, e ainda assim está bastante rápido mesmo após mais de um ano de uso.

    Zyk (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 10:54 pm

    Yoper Linux é mais rápido do que Arch, pelo menos foi a essa impressão que me passou ao experimentar essas distros instaladas num mesmo computador.

    Você usa uma distro para economizar 2 ou 3 segundos no boot e/ou na carga de programas mas gasta 6 horas para compilá-lo.

    Se somar todos os segundos de economia na carga de aplicações que vai ter até sair uma próxima versão do aplicativo, não dá as seis horas que gastou para compilar :)

    Pense em 3 segundos a cada inicialização do OpenOffice, precisa de 20 inicializações pra economizar um minuto, com 360 minutos (6 horas), precisará de 7200 inicializações pra sair no zero a zero !!!

    É legal otimizar algo pronto, mas ficar recompilando tem que ter paciência mesmo :)

    Está cometendo um grave engano colega. Um Ubuntu em meu EeePC, demora 1 minuto para bootar. O Archlinux, demora 30s. E todo o trabalho que tive foi de configurá-lo. 30s é 15 vezes maior que os 2s que você citou.

    Como o próprio artigo diz, ele trabalha com pacotes binários, e a instalação é muito mais simples e rápida que em distros deb ou rpm (muito mais rápida neste último caso hehe)

    Quer dizer, você não precisa compilar nada! Só que CASO VOCÊ QUEIRA, é muito fácil fazê-lo, muito mais fácil que em qualquer outra distro, por sinal..

    Vejo que claramente você está falando sem nem saber do que se trata, algo muito comum na internet, mas eu sugiro que você leia antes de falar besteira, porque pega mal isso

    dk (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 12:02 am

    Não dá para comparar gentoo com arch; gentoo é uma distro bem mais complexa que arch, que investe em ideias como gentoo/bsd, catalyst entre outras que não sei dizer no momento. Logicamente arch é uma otima distro tambem, porém eu ja testei a mesma por um pouco mais que uma semana; conclusão, no meu caso, mesmo que seja um caso isoladissimo, o arch não consegue subistituir o gentoo, que satisfaz bem minhas necessidades e curiosidades. Não me sinto tão familizarizado com arch como me sinto com gentoo.

    Sezaru (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 2:11 am

    Leandro Menezes, o simples fato de você afirmar que o Gentoo é mais lento sendo que você só tem como base o gentoo que você intalou no seu pc já me é o suficiente para dizerque você não o configurou corretamente, existe N possibilidades do porque ai ficou mais lento, DMA inativo, CGHOST errado, CFLAGS erradas, são só algumas das possibilidades..
    Eu afirmo que o gentoo é mais rápido que o Arch se em configurado pois tanto no meu pc, quanto no pc de vários amigos e amigos virtuais fica mais rápido, é o simples caso de saber configurá-lo direito.
    Eu estou criando um install guide para o gentoo onde estou concentrando todo meu conhecimento do mesmo, tem várias otimizações, CFLAGS estaveis e ao mesmo tempo rápidas, etc etc, lhe convido para testa-lo quando tiver pronto, planejo posta-la no fórum do guia do hardwar, ai te garanto, você irá ver o que realmente o gentoo pode lhe proporcionar tanto em customização quanto em perfomance :)

    Concordo com o dk, o gentoo é uma distro mais complexa, o portage é tão grande (no sentido de opções) que mesmo após anos de uso ainda acabo hora ou outra encontrando algo novo, é um sistema onde você pode configurar tudo, onde nenhuma instalação ficará igual a outra, onde as possibilidades são infinitas!

    Henrique (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 3:52 am

    Ao invés de dizer “o meu é mais rápido que o seu” ou “você não sabe configurar”, que tal alguns números?

    “Ao invés de dizer “o meu é mais rápido que o seu” ou “você não sabe configurar”, que tal alguns números?”

    Boa hehe

    Estou usando há poucas semanas, e estou gostando muito. Qualquer usuário que goste de slackware ou gentoo vai sentir-se à vontade no arch linux. Aliás, o wiki tem uma comparação do arch linux com outras distribuições.

    O sistema é realmente muito rápido, e o repositório é atualizado com uma presteza sem igual. Mas o que mais me impressionou foi que, quando relatei um erro, ele foi resolvido questão de apenas 13 minutos! Em vez de simplesmente marcar o relatório como inválido, o desenvolvedor explicou muito bem o que estava acontecendo e o que eu poderia fazer a respeito. Ah, se todo suporte fosse assim…

    Hugo Doria está escrevendo uma série de artigos sobre o Arch Linux, vale a pena conferir.

Este post é antigo (2008-07-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.