Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Primeira versão do Android pode não ter suporte a Bluetooth

O Google deu indícios de que a sua plataforma para celulares Android pode não oferecer suporte a Bluetooth na primeira versão. A má notícia chega aos desenvolvedores após o lançamento da última versão do kit de desenvolvimento (SDK) para o Android, que confirma que não haverá API “abrangente” para Bluetooth. Os desenvolvedores estão em dúvida sobre o que isso significa e um porta-voz do Google disse que a empresa pretende detalhar os planos no blog do Android.

Alguns deles disseram o fórum do Android que acham difícil que o sistema não ofereça suporte a Bluetooth. “A HTC não lançaria um smartphone sem Bluetooth hoje em dia”, disse o desenvolvedor Jeff Craig no fórum. O Dream, da HTC, deve ser o primeiro aparelho do mercado com o Android embutido e está previsto para outubro. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 3:31 pm

    Se isso for verdade, complica. A primeira impressão é a que fica, será que as pessoas comprariam um segundo Android após o primeiro não ter uma funcionalidade tão básica?

    Bafafá apenas para ver se as pessoas querem o bluetooth no aparelho.

    Marcelo (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 3:56 pm

    o iPhone não tem um monte de coisas básicas e é o gadget da moda. Acho que isso não atrapalharia em nada.

    Marcelo Martins (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 3:57 pm

    O que foi removido foi a API do bluetooth e do Google Talk. Os dois representam uma perda para a plataforma, mas o aparelho final irá suportar bluetooth incluindo fones de ouvido e teclado.

    cardoso (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 4:30 pm

    PALHAÇADA. Quem está coordenando o projeto, o Negroponte? Eu aceito e entendo o OpenMoko sair sem bluetooth nos primeiros protótipos de desenvolvimento, mas algo do porte do Android?

    Bom se o hardware suportar e o Google liberar totalmente os fontes do Android quando ele for lançado, como ela prometeu. É apenas uma questão de tempo ate ser implementado por alguem, não acham?
    Esta sera a vantagem do Android se for Open source.

    Ricardo Schmitt (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 5:40 pm

    Do Android SDK Release Notes:
    * Due to significant API changes in the upstream open-source project and due to the timeline of getting certain Bluetooth profile implementations certified, a comprehensive Bluetooth API will not be possible or present in Android 1.0.

    O problema foi a mudança que ocorreu no BlueZ 4.0. Mas mesmo, não seria muito demorado para o Android Team dar um update no wrapper do BlueZ. E isso seria o de menos: já que teriamos um BlueZ stack no kernel e as libs do Bluez para uso em userspace, os desenvolvedores não oficiais dariam um jeito. Oras, não se usa a “JNI” que o SDK suporta?

    Do Android Release Notes, novamente:
    * We know that these changes will affect many developers who have worked with the prior early looks at the SDK, and we are very sorry for the resulting inconvenience. We look forward to the possibilty of restoring some or all of this functionality in a later version of the Android platform.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 10:23 pm

    Isso é que dá o Google desenvolver o Android sem a ajuda da comunidade

    Isso é que dá o Google desenvolver o Android sem a ajuda da comunidade…

    Isso é uma mera decisão de design e projeto [1], não iria mudar mesmo que o Android fosse desenvolvido com a ajuda da comunidade.

    A Google, ao contrário de certos projetos (não vou citar aqui qual projeto para não trollar – mas vocês devem saber a qual projeto estou me referindo) relutaria bastante em adotar uma API instável em uma release final.

    A Google não liberou os códigos fonte do Android logo de cara para a comunidade pois eles tinham acordo (NDA) com as empresas do consórcio que vai adotar o Android, se comprometendo a só divulgar o código após os primeiros modelos de celular estarem no mercado, para evitar que os concorrentes “roubassem” idéias.

    Mesmo assim, houve uma participação bastante ativa de comunidades de desenvolvedores, que testaram bastante o Android e deram muitas sugestões.

    Agora é só esperar os primeiros modelos de celular estarem no mercado para colocar as mãos nos códigos do Android!

    [1] http://androidcommunity.com/google-explains-advanced-bluetooth-gtalk-api-omissions-20080825/

Este post é antigo (2008-08-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.