Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Preview do OpenGL 3.0

“A Khronos Group, responsável pela API gráfica opensource OpenGL, anunciou as especificações de sua versão 3.0, que promete trazer importantes melhorias e novas funcionalidades para a indústria 3D, incluindo a nova versão da linguagem de programação de shading GLSL 1.30, que promete facilitar a vida dos programadores e disponibilizar recursos mais poderosos. O OpenGL 3.0 introduz dezenas de novos recursos.”

Enviado por Agail Sanches (ninjitisuΘgmail·com) – referência (ninjitisu.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 9:41 am

    No Slashdot tavam xingando pelo fato da API não ter sido reescrita conforme prometido.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 12:34 pm

    Na minha opinião, quanto menos reescritas de código e de APIs, melhor!

    os desenvolvedores tão detonando essa versão, acusando a khronos de não ligar pra comunidade.

    Thy (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 2:18 pm

    r.
    E não liga mesmo. Criaram grande espectativa pra agosto(do ano passado), não conseguiram terminar até lá, disseram que iria levar mais tempo, ficaram calados e fazendo tudo em SEGREDO, e agora libera essa porcaria que nada mais é q GL2.1+algumas extenções que já existiam. Já é a segunda vez que perdem a chance de fazer algo bom(o mesmo aconteceu com GL2.0 e o atraso de 2 ou 3 anos pra vb/ib em relação ao directx). Isso ai que liberaram com nome de OGL 3 deveria ter sido chamado de GL 2.2 ¬¬ Aquilo que anunciaram pra agosto do ano passado sim que era GL3 =[

    O problema é que quem está usando GL não usa porque quer, usa por que não tem escolha! Quem pode usar Direct3D não precisa de GL mesmo.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 2:45 pm

    Muita gente mete o pau, mas por que os que criticam não fazem sua própria versão do OpenGL ao invés de apenas criticarem? Não gostou? Então, faça melhor, oras!

    foobob (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 3:21 pm

    “por que os que criticam não fazem sua própria versão do OpenGL”

    Pois é, pra que ter um padrão quando é muito melhor vários para se escolher, né?

    Padrões sólidos são necessários, ainda mais para algo notoriamente difícil de se implementar como algoritmos de renderização 3D.

    luiz (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 10:46 pm

    Allan Taborda,
    “por que os que criticam não fazem sua própria versão do OpenGL”

    seria melhor assim
    “por que os que criticam não colaboram com o OpenGL”

    Fabio (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 11:18 pm

    Acho que esta versão é orientada a dejeto.

    foobob (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 11:40 pm

    Mas convenhamos, boa parte do coro dos descontentes são fanboys M$ que querem que DirectX seja o único padrão existente. E como essa escória grita… :)

    Thy (usuário não registrado) em 14/08/2008 às 9:17 pm

    >>seria melhor assim
    >>“por que os que criticam não colaboram com o OpenGL”
    Essa era a ideia, dai a khronos pára de dar noticia e depois de 8 meses de silencio ela libera isso ai chamando de GL3 e descartando todo o feedback dos desenvolvedores, _denovo_.

    Tá certo que os problemas que ela teve com o spec procedem, mas deveriam ter feito o processo mais aberto assim poderiam ter achado soluções, em conjunto.

    >>Muita gente mete o pau, mas por que os que criticam não fazem sua própria versão do OpenGL ao invés de apenas criticarem? Não gostou? Então, faça melhor, oras!
    Vc não sabe direito oq é OpenGL, sabe? oO
    Tá certo que tem projetos interessantes como Gallium3D que facilitaria criação de uma API mais perto do hardware. Mas fazer outro e ter que incentivar todas as empresas produtoras de hardware de aceleração grafica usar seria complicado… Em teoria, GL3(não esse) seria pra facilitar o desenvolvimento de drivers, já que os atuais são muito fracos(tirando os da nvidia q pelo menos tenta). Além de ajudar os desenvolvedores normais à acertar o “fast path” que seria a maneira mais rapida de renderizar determinada coisa(existem varias maneira de se fazer a mesma coisa)

    cristo (usuário não registrado) em 17/08/2008 às 10:00 pm

    “OpenGL 3.0 is a solid step in the direction of making OpenGL more streamlined,” Trevett – also a vice president of Khronos member Nvidia – said. “There’s already stuff in 3.0 that’s marked and that will come out by 3.1.”

    Acho que isso dar uma idéia do motivo das mudanças da OpenGL 3 serem muito pequenas.

Este post é antigo (2008-08-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.