Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Preparando o Eclipse para uso acadêmico – C/C++

“Nesta segunda parte da série de artigos que visa preparar seu Eclipse para as diferentes disciplinas de programação, veremos como instalar o suporte as linguagens C/C++. Também escrevi um pouco sobre o Paradigma Estruturado, sobre o GCC e o g++, além de dicas sobre a instalação de plugins no Eclipse e como gerar os binários de código C/C++ sem sair da IDE – algo pouco convencional e difícil de se encontrar como fazer pela Internet.”

Enviado por Filipe Saraiva (filip·saraivaΘgmail·com) – referência (liberdadenafronteira.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Antonio (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 5:10 pm

    Não querendo tirar o mérito do eclipse (ótima IDE), mas o Kdevelop dá conta do recado em desenvolvimento em Linux.

    Utilizei bastante tanto Eclipse(C++) quanto o Kdevelop aqui no trabalho e posso dizer que o Kdev sai na frente por vários motivos.
    * Indexação dos arquivos do projeto muito mais rápido (para autocomplete)
    * Suporte ao Doxygen integrado.
    * Gera automaticamente toda a estrutura de diretórios do projeto (arquivos de config., makes com todas as opções padrões).
    * IDE mais visualmente mais limpa e melhor performance no geral.

    Com as duas IDE’s lado a lado, faça dois testes:
    * experimente abrir arquivos aleatórios no projeto e veja quanto tempo leva em uma IDE e noutra.
    * Declare um objeto de uma classe qualquer e depois utilize o recurso do autocomplete dos métodos desta classe, veja a diferença de tempo entre as duas IDE’s para listar os métodos….
    Eu não tenho tanta paciência para esperar um simples abrir de arquivo.

    Talvez por estes motivos que não se veja tanto tutorial a respeito do eclipse no Linux.

    Abraço.

    Renato (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 7:24 pm

    Na verdade, desenvolver em C/C++ no eclipse em ambiente Linux é bem fácil, acho que não tem tanto tutorial por que as pssoas não tem muitas dúvidas. Além disso, o eclipse tem uma vantagem sobre o Kdevelop quando falamos em ambiente acadêmico. É o fato de rodar em Linux, Windows e Mac OS, já que na universidade a diversidade é bem grande, e ter um ambiente unificado para desenvolver é importante.

    Oscar Costa (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 9:13 pm

    Felipe,

    Legal teu artigo, porém o projeto Europa já fez tudo isso que você mostrou ai e compilou em um único download de uma olhada em: http://www.eclipse.org/cdt/

    É só baixar e instalar – instalar é igual copiar no mundo Eclipse – que você estará com o Eclipse CDT pronto para programar em C ou C++ no Linux, Windows ou outros SOs…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 20/05/2008 às 8:05 am

    O kdevelop é legal, mas ainda está bem atrás do eclipse. Refactor, testes unitários e uma série de outros recursos que aumentam enormemente a produtividade ainda não foram implementados no kdevelop. Por isso ele é tão leve.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 20/05/2008 às 5:48 pm

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Antonio e Marcos,
    Gosto bastante do Kdevelop e do Eclipse. Porém, acostumei-me a trabalhar com o Eclipse pelo costume com diferentes linguagens e paradigmas de programação. Não que no início tenha sido fácil…

    Renato,
    Programar em C no Linux é realmente fácil, porém existem pessoas com dúvidas específicas sobre a configuração do Eclipse e, principalmente, sobre a geração dos binários. Eu mesmo as tinha, hehehe…
    Para elas, acredito que a disponibilidade de mais um tutorial venha a ajudar.

    Oscar,
    Realmente, já existem versões do Eclipse específicas para C/C++, inclusive antes do projeto Europa, se não me engano. Porém a idéia dos artigos é mostrar a versatilidade de um mesmo ambiente com diferentes linguagens. Para a pessoa não ter que instalar dois Eclipses, um para Java, outro para C/C++…

    Valeu!

    cristo (usuário não registrado) em 20/05/2008 às 9:20 pm

    Rapaz eu tenho instalado aqui 5 eclipses para diferentes paradigmas, mas o motivo é que se eu usasse um só eclipse com tudo, com toda certeza meu note iria virar uma carroça, pois convenhamos só o plugin do Flex Builder são 340 mb…

Este post é antigo (2008-05-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.