Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Portal Terra e a interoperabilidade: o caso do Terra TV

“Terra e Linux são incompatíveis, com reconhecimento explícito do primeiro, no que diz respeito a uma série de serviços. Veja um exemplo de definição explícita: “Observação: Terra TV não funciona no sistema operacional Linux”.”

Enviado por Fernando Leme (fernandohlemeΘgmail·com) – referência (crivel.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Otávio (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 1:40 pm

    Isso é algo que eu tento entender… Pois com o plugin do xine, totem ou mplayer posso assistir a qualquer vídeo no navegador. Não entendo então essa restrição.

    Eu ví outro dia em um modem/roteador ADSL dizendo: compatível com win. Mas como assim? Pelo que sei a função de roteamento é independente de sistema.

    Ricardo Wakeman (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 1:48 pm

    Por isso prefiro o UOL.
    Eles lembram que o mundo existe além do Windows.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 1:49 pm

    Depois que o UOL começou a patrocinar o FISL eu só leio o UOL.

    liquuid (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 1:51 pm

    Não da pra usar o terra no linux ? Ok, assino o uol então :P

    Xine-plugin comanda.

    Na verdade existe uma forma de enganar o tv terra e assistir os videos, vi isso em um artigo que ensinava como fazer, mas ai percebi que não valia o esforço ja que os videos lah não tem nada de mais.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 1:54 pm

    O mais interessante é que o terra da argentina não faz (ou não fazia, pelo menos) esse teste besta. Eles inclusive transmitem jogos do campeonato argentino, alguns jogos de seleção e coisas do gênero!

    E oque chamamos de incompetência, eles não querem se dar ao trabalho de dar qualquer tipo de suporte ao Linux. O site deles funcionava perfeitamente com o plugin do Mplayer, sem essa checagem tenho certeza que funcionaria. Com isso apenas repelem clientela , eu sinceramente faço propaganda negativa do terra depois disso.

    CsRocha (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 2:03 pm

    Pior é o IBanking da CAIXA (é, aquela do governo federal, que diz que apóia o SL) não aceita outro SO que não seja Windows para o cadastramento do computador. E esse cadastramento é obrigatório para o acesso.

    Quem precisa dos vídeos do Terra quando se tem YouTube? Alias, eu nem lembrava mais dessa empresa, desde que eu deixei de assinar o Lentox e tinha eles como pseudo-provedor (como todo mundo sabe ela é só um autenticador inútil). Se eles querem se agarrar com a (infeliz) solução de mídia da MS, enquanto a maioria dos portais (Globo, UOL) está indo de Flash, então é problema deles. Não existe pior castigo que ser ignorado e esquecido.
    Vídeo On-line é Flash-Video, o resto é conversa fiada. Uma comparação direta entre .flv e .wmv mostra que o primeiro entrega mais mais qualidade por MB.

    CsRocha eu acesso os site da caixa sem problemas, você não pode é realmente cadastrar nenhum computador, se você registrar o primeiro, depois só pode fazer acesso dos cadastrados, no caso de uma amiga que fez esse cadastro e depois precisou acessar do windows, ela teve que ligar para o banco para remover os cadastros dos computadores, então ela voltou a acessar.

    Eu deixei de assinar o Terra. Eles usam o Postfix, contratam especialistas em Linux (veja aqui mesmo no Br-Linux) mas não ligam para os usuários. A minha odisséia para cancelar o serviço está em http://profs.if.uff.br/tjpp/blog/entradas/de-provedor-novo.

    rafaek (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 2:31 pm

    O g1 também faz essa verificação besta, mas pelo menos pergunta se “deseja continuar assim mesmo”, e obiviamente funciona sem problemas. O site do terra funcionava o mplayer, e se usarem flash (não sei se ainda usam wmv ou se passaram para flv), tbm não teria nenhum problema. Se eles quiserem se esquivar de dar suporte a usuários de linux, tudo bem, mas impedir acesso, acho burrice.

    Por essa e por outras, minha tribo nunca vai ser Terra. ;)

    Clésio, eu não gosto igualmente do Youtube e soluções Flash. Pra mim, o importante é acesso direto à mídia, para poder usar o player que bem entender. E de preferência em ogg…

    Logo quando colocaram esse recurso eu enviei vários e-mail para eles sobre esse verificador, solicitando pelo menos um “continuar mesmo assim” como tem na globo.com.

    E até hoje não responderam nenhum dos meus e-mail. É uma pena.

    No fim das contas parece ser mais complicado criar um site que SÒ funciona em um determinado sistema operacional (e porque diabos só com UM player de um ÙNICO sistema operacional?) do que fazer um dentro de um padrão que possa funcionar em qualquer um.

    Me pergunto – eu, em meu estado de leigo – como deve ser difícil disponibilizar um conteúdo de mídia não interativa num site como este do terra. Vários grandes sites se saíram bem em fazer isto. A maioria simplesmente utilizou tecnologias que – querendo ou não – são mais ou menos comuns entre os sistemas operacionais: o flash. Um inconveniente do flash é a baixa qualidade, mas acho que a maioria dos brasileiros ainda não conseguem assistir vídeos em alta resolução pela Internet. O principal problema talvez seja utilizar uma tecnologia que funcione em qualquer sistema, mas não funcione no Windows, já que a MS costuma não suportar no Windows uma tecnologia que não seja dela (é fácil contornar, mais o usuário quer que tudo esteja pronto assim que ele ligue o computador, sem precisar instalar nada).

    Kleyton Santos (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 3:45 pm

    É incrível como uma empresa do porte do Terra que é uma usuária voraz de software livre não o inclua nas plataformas suportadas pelas suas mídias interativas.
    O Terra deveria pelo menos ter a moral de parar de usar software livre, já que não dá o merecido mérito a ele, porém o Terra depende massivamente de software livre para sobreviver.

    Eu repudio essa atitude!

    Rubens (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 4:05 pm

    Isso nem é notícia.

    O Terra é da Telecômica, a dona do Speedy. Se funcionasse com Linux seria incrível, aí sim valia uma notícia.
    De fato a Telecômica não se importa nem nunca se importou com a opinião dos usuários aqui no Brasil, então pra eles tanto faz, podemos reclamar até ficar roxos que não vai mudar nada.

    O único caminho com eles é o boicote. Boicote amplo, geral e irrestrito.

    Nada de Terra, nem de Speedy, e nem de Telecômica.

    Mauricio (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 4:10 pm

    Não assine UOL ou terra.

    A telefonica foi condenada por venda casada e não pode obrigar mais ninguem a utilizar os chamados serviços de provedor. Das empresas que ela mesmo comprou em 2003, ou seja, vc paga por mais um serviço da mesma empresa. A ANATEL tb foi condenada na mesma ação, veja o site abusar.org

    Se vc não esta convencido, para o serviço speedy utilize:
    internet@speedy.com.br
    senha: internet

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 4:43 pm

    Eu só não cancelo o Terra porque não quero trocar de email (Uso o mail do Terra desde 2000 quando cancelei a falida PSINet) e uso outros serviços que não reclamam se uso um SO ou outro.

    Mas é um absurdo mesmo que eles abandonaram a plataforma do Real Player (Ao menos era compatível na época.) e resolvem bloquear tudo para o Linux.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 5:03 pm

    tenchi em 24/03/2008 às 3:36 pm:

    “Me pergunto – eu, em meu estado de leigo – como deve ser difícil disponibilizar um conteúdo de mídia não interativa num site como este do terra. Vários grandes sites se saíram bem em fazer isto. A maioria simplesmente utilizou tecnologias que – querendo ou não – são mais ou menos comuns entre os sistemas operacionais: o flash.”

    Só se por “os sistemas operacionais” você estiver falando das versões 32 bits do Windows, Mac OS X e GNU/Linux (i386). Considerando o universo de sistemas operacionais o suporte (pleno) ao Adobe Flash não é nada comum.

    Se por “os sistemas operacionais” você quer dizer os mais populares então o Terra tem o mesmo direito de pensar como você e apenas suportar a(s) plataforma(s) que ela julgar mais popular(es). Na verdade os usuários GNU/Linux devem ficar em torno de 1%, no máximo 3%; talvez não valha a pena para eles.

    De que adianta pedir por “Flash” se uma cacetada de usuários de outras plataformas continuarão sem acesso aos vídeos? Ou será que vale o pensamento “dane-se os outros, basta que minha plataforma seja suportada”?

    Quer pedir baseando-se no conceito de liberdade e democracia de acesso, isto é, sendo altruísta? Então peça pela adoção de tecnologias e padrões abertos, assim todos terão a chance de acesso, independente do SO/plataforma. De imediato basta usar vídeo/streaming de padrões abertos, assim cada um usaria seu tocador predileto, e aqueles que eventualmente não possuem nenhum tocador para o formato terão plena chance de desenvolver um, pois o padrão estaria disponível publicamente–assim como um monte de código em Software Livre de outros tocadores pronto para (re)uso.

    Por curiosidade eu resolvi alterar o “user.agent” do meu firefox. Mantive “mozilla” como navegador e como sistema operacional inseri Windows XP.

    http://baderna.birosca.org/~aline/share/terra.png
    #
    1)
    Sistema Operacional
    Seu sistema operacional é compatível com o Terra TV!
    #
    2)
    Navegador
    Seu browser é compatível com o Terra TV!
    #
    3)
    Reprodutor de vídeo
    Não detectamos um reprodutor de vídeo compatível
    No Windows

    Você precisa do Windows Media Player (versão 9 ou superior), e do respectivo plugin para Firefox. Atenção: O navegador deve ser fechado e reaberto após a instalação.

    Claro que eu tenho o mplayerplug-in aqui. E é claro que se não houvesse essa “detecção de SO, navegador e media player” acessaríamos numa boa, seja com linux, freebsd ou qualquer outro…

    A única explicação para isto é “MICRO$OFT BUSINESS”.

    Douglas Augusto, a solução ótima seria vídeo/streaming. Citei flash por seu uma tecnologia que atualmente está sendo muito utilizada para a transmissão de vídeo na Internet. Não, não é compatível com todos os sistemas operacionais, infelizmente. Na verdade o flash representa até um certo monopólio na Internet quando o assunto é animação, mas ainda sim é uma tecnologia bem suportada, Digo isto por utiliza-lo nos sistemas “alternativos” mais utilizados, Linux e PC-BSD – que é o FreeBSD mais amigável sem problemas, já que este último mantém uma compatibilidade com alguns programas do Linux.

    A questão talvez não seja tanto não ser compatível com TODOS os sistemas operacionais e navegadores, já que isto é praticamente impossível, mas não obrigar que o usuário tenha que ter em seu computador uma plataforma proprietária (tá, o flash não é livre, mas…). Ou seja: se só roda no Windows e OS X, vc está restringindo seu usuário. Se faz numa tecnologia como flash (que não aprecio muito, mas tem seus méritos), abre um pouco mais o leque de opções, já que alguns sistemas suportados por este tecnologia são opensources.

    Pior seria se os vídeos do Youtube utiizassem Silverlight, não é?

    Rodrigo Manga (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 6:54 pm

    pela madrugada!
    rezem pra esse silverlight não pegar…

    já to de saco cheio de monopolio, acho q o proximo a cair vai ser o msn, que a profecia seja realizada!

    eje del mal (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 7:09 pm

    Usa isso aqui. É moito bom!!!

    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/3843

    É, o grande problema é esse mesmo. É possível assistir esses vídeos em Windows media normalmente no Linux, o problema é que eles barrarem com uma pseudo-argumento que é “não suportar o Linux”. Oras, só colocar um “continuar mesmo assim” e eu vou assistir os vídeos tranqüilamente.

    Na globo.com tem vários vídeos em wmv e assisto sem problemas.

    Isso mais aprece acordo com a MS.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 9:06 pm

    tenchi em 24/03/2008 às 6:43 pm

    “Douglas Augusto, a solução ótima seria vídeo/streaming. Citei flash por seu uma tecnologia que atualmente está sendo muito utilizada para a transmissão de vídeo na Internet. Não, não é compatível com todos os sistemas operacionais, infelizmente. Na verdade o flash representa até um certo monopólio na Internet quando o assunto é animação, mas ainda sim é uma tecnologia bem suportada, Digo isto por utiliza-lo nos sistemas “alternativos” mais utilizados, Linux e PC-BSD – que é o FreeBSD mais amigável sem problemas, já que este último mantém uma compatibilidade com alguns programas do Linux.”

    Ou seja, seu critério para decidir quem merece ou não poder assistir os vídeos é baseado em popularidade, assim como o do Terra; a diferença reside apenas na extensão, isto é, “até que popularidade devo considerar”. E este raciocínio que, desculpe-me a franqueza, é egoísta (o que vale é “a minha plataforma”), estará sempre embutido para qualquer tecnologia proprietária. A tecnologia proprietária é intrinsecamente oposta à liberdade; por mais bondosa que seja uma empresa que fabrica tecnologias proprietárias–no sentido de querer atingir a todos–, ela nunca poderá atender toda a diversidade, seja de plataformas, perfis ou necessidades específicas.

    “A questão talvez não seja tanto não ser compatível com TODOS os sistemas operacionais e navegadores, já que isto é praticamente impossível,”

    Impossível para tecnologias proprietárias. O que importa não é se a Adobe (ou qualquer outra) vai cobrir todas as possibilidades, mas *permitir* que terceiros possam fazer isto se for o desejo deles. O Adobe Flash é um padrão fechado.

    ” mas não obrigar que o usuário tenha que ter em seu computador uma plataforma proprietária (tá, o flash não é livre, mas…).”

    Mas o quê? O Flash é tão proprietário quanto o sistema operacional Windows. A Adobe não só não fornece uma solução livre como *não permite* (tecnicamente e legalmente) que outros desenvolvam. É por isso que o Gnash está longe de ser compatível com os padrões Flash, pois tudo que lhe resta é engenharia reversa–sempre ainda com possibilidade de ser atacado judicialmente.

    “Ou seja: se só roda no Windows e OS X, vc está restringindo seu usuário. Se faz numa tecnologia como flash (que não aprecio muito, mas tem seus méritos), abre um pouco mais o leque de opções, já que alguns sistemas suportados por este tecnologia são opensources.”

    Se fizerem só para Windows, por exemplo, é bem provável que em pouco tempo apareça alguma solução do tipo “baseada em Wine”. Por exemplo, a solução que o FreeBSD encontrou para suportar a tecnologia Flash foi adotar uma camada de compatibilidade com o GNU/Linux. Em GNU/Linux 64-bits a receita é parecida, o pessoal tem que instalar bibliotecas 32-bit de compatibilidade.

    “Pior seria se os vídeos do Youtube utiizassem Silverlight, não é?”

    Isso vai depender de quão aberto o padrão se mostrará. Mas o que poderia ser pior do que a dupla “tecnologia proprietária” e “plugin proprietário”, como no Flash? Já existe o projeto Moonlight, e por mais que ele não dê certo ainda há a possibilidade de empregar o Wine, afinal, parece que muitos adoram fazer gambiarras para suportar softwares proprietários.

    Para mim provavelmente faria pouca diferença, bastaria algo equivalente ao youtube-dl para baixar diretamente os vídeos e então assistir no meu tocador favorito, assim como sempre faço no “Youtube ainda baseado em Flash”. Fedem igual.

    Ricardo_NY (usuário não registrado) em 24/03/2008 às 9:10 pm

    Basicamente o cumulo do parasitismo visto que o site roda na plataforma Linux e no Apache.

    verifique no site http://www.netcraft.com , digitando “www.terra.com.br” sem aspas.

    Aqui o resultado…

    Comite Gestor da Internet no Brasil So Paulo200.176.3.142LinuxApache2-Mar-2008.

    ( http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.terra.com.br )

    Facam uma abaixo assinado… Eu assino na hora… Isso eh UM ABUSO dessa empresa.

    Na verdade como já foi dito aqui, eles não estão nem ai com os clientes, pois sou cliente e já fiz pelo menos umas 4 reclamações sobre isso, e até agora nenhuma resposta, nem para inventar uma desculpa que seja, para pelo menos dar uma satisfação ao cliente, acho que o negocio é o boicote mesmo, e na hora do cancelamento dizer, estou saindo porque vcs não tem um mínimo de respeito pelo cliente.

    Ola pessoal vi que no próprio site do tv terra tem um formulário de contato que inclusive da para colocar que vc usa Linux….vamos mandar varias mensagens para eles verem que não são pocas pessoas que usam Linux, mas vamos ser educados nada de trolices mal educadas…

    Felipe (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 12:19 am

    É uma pena que eles não vem o belo mundo da liberdade esses caras devem ter vergonha na cara e dar suporte para todos os sistemas isso me deixa louco que @$#!%

    Leonel (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 9:54 am

    Por essa e outras que eu cancelei o serviço deles, mandei um email mal educado dizendo que “quando vcs vão contratar pessoas competentes.” agora q não preciso mais de autenticação do SPEEDY … quero q se foda, assisto no YOUTUBE q é muito melhor.

    []s

    @Clésio Luiz em 24/03/2008 às 2:10 pm

    Clésio, o cadastramento de computadores no Internet Banking Caixa é opcional para outros sistemas operacionais. Ele só é obrigatório para o WINDOWS.

    Certifique-se de não deixar marcada a opção “DESEJO ACESSAR SOMENTE POR COMPUTADORES CADASTRADOS” que é totalmente opcional.

    Se você já tiver marcado, o único jeito de desmarcar isso é contactar a sua agência.

    Felipe (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 12:39 pm

    quero que se dane assisto vídeos só no Dailymotion é muito melhor

    Old user (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 12:44 pm

    A única intenção do Terra é faturamento e parcerias comerciais com Microsoft, Telefônica e empresas de antivírus…

    Quando você assina, te enchem de ofertas de antivírus não sei o que, segurança não sei de que…quando assinei simplesmente disse ao atendente:

    “Amigo, não terei problemas com vírus porque eu sou Admin e uso Linux e não terei problemas com emails porque eu uso o Gmail, eu só preciso do login e senha”
    Mais tarde, quando a liminar da venda casada entrou em vigor, cancelei o provedor e me disseram que eu estaria perdendo o email do Terra….ao que eu respondi:

    “Obrigado, mas eu não preciso do email do Terra”…

    Sinceramente, gosto não se discute, mas na minha cabeça não entra o fato de deixar um email excelente como o Gmail para ter de pagar para usar o lixo do email do Terra (não vou me estender em razões técnicas dos sysadmins porque aqui estou falando como usuário)

    O segundo ponto é que eu nem sabia que no Terra tem vídeos, mas de qualquer forma, acho que eles deveriam fazer como alguns fabricantes de hardware…(não concordo, mas é uma analogia):

    Não vamos fabricar drivers para Linux, mas não impediremos que os usuários instalem o hardware no Linux e que a comunidade SL se vire para construir seus drivers…(e no final alguns se rendem como é o caso da ATI, agora AMD)

    Analogamente temos:

    Não recomendamos que as pessoas assistam os vídeos no Linux, mas não vamos impedir que acessem e se virem para tentar assistir ao conteúdo…logo veremos que são milhares e faremos um site mais decente…

    Só falta agora pedir o número de série do Windows pra acessar os chats…

Este post é antigo (2008-03-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.