Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Polícia recolhe software pirata no Rio e SP

“Ações das polícias estaduais recolheram cerca de 11 mil CDs com aplicativos piratas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), as ações policiais foram realizadas após denúncias da associação, que repassa informações sobre venda de programas piratas pelo país. Ambas ações acontecerem esta semana, diz a Abes.”

Enviado por André Cruz – referência (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eles deveriam aparecer nas universidades!

    Renan (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 2:19 pm

    Deviam é aparecer nesses “técnicos” de “troco Linux por Windows por R$ 20″.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 2:27 pm

    Eles deveriam aparecer nas FATECs!

    Gabriel Resende (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 2:37 pm

    Eles deveriam perder menos tempo apreendendo software ilegal e incentivar o próprio governo e a policia a usar software livres e gratuitos!

    sandro (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 2:39 pm

    ABES uma das que organizam lobby contra o software livre e projetos opensource…

    Marcos (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 3:10 pm

    Nãop dá pra acreditar na ABES, mas nisso eu os apoio 100%. Quanto mais ele combaterem o uso de software pirata melhor.

    Se eu souber de empresas usando mesmo software pirata eu vou denunciar. Cada pessoa que usa Software pirata está prejudicando quem usa software livre (e n ão a empresa que produziu o software.

    Revoltado (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 3:48 pm

    Cada pessoa que usa Software pirata está prejudicando quem usa software livre (e n ão a empresa que produziu o software.

    Por favor, explique-se melhor.
    Não vejo como isso pode acontecer.

    n00b (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 6:10 pm

    Marcos eu tb não entendi o seu ponto de vista! se é que tem?!

    moranga (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 6:31 pm

    Ele ta mais perdido que cego em tiroteio…

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 8:57 pm

    Eles nunca irão bater em universidades, porque é ali que se cria a dependência psicológica aos seus programas. Onde os futuros profissionais começam a conhecer quais programas vão suar pra vida inteira.

    Random Coward Reader (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 9:30 pm

    Federal não multa federal.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 2/08/2008 às 9:42 am

    Paulo:

    “Eles nunca irão bater em universidades, porque é ali que se cria a dependência psicológica aos seus programas. Onde os futuros profissionais começam a conhecer quais programas vão suar pra vida inteira.”

    Discordo totalmente. Eles não batem nas uiversidades federais, porque fazem parte da autoridade responsável pela fiscalização e cumprimento das leis. Em nenhum lugar do Brasil, se usa mais software livre do que nas universidades públicas. Até um dia desses, eu estava usando Blender, e no trabalho, na UFPE, eu uso Inkscape e Gimp. Essa mania de perseguição esquerdista não é muito salutar. As pessoas aprendem a utilizar Software Proprietário, ainda nas faculdades, porque o mercado exige, portanto o efeito é exógeno, e não de dentro pra fora.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 2/08/2008 às 9:45 am

    Revoltado (usuário não registrado) em 1/08/2008 às 3:48 pm

    Por favor, explique-se melhor.
    Não vejo como isso pode acontecer.

    Obrigue usuários MS Windows, MS Office, Photoshop, etc., a pagarem pela licença do software que piratearam e quero ver quantos não iriam migrar para GNU/Linux, OpenOffice.org, GIMP, etc.

    Copérnico Vespúcio (usuário não registrado) em 3/08/2008 às 3:36 pm

    Obrigue usuários MS Windows, MS Office, Photoshop, etc., a pagarem pela licença do software que piratearam e quero ver quantos não iriam migrar para GNU/Linux, OpenOffice.org, GIMP, etc.

    Esse não é o único motivo pelo qual a pirataria prejudica o software livre, nem o mais importante. Não é apenas uma questão econômica.

    É tudo relacionado com a adoção dos softwares. Quando um coitado viciado em soft proprietário adquire mais um programa pirata, ele ajuda a disseminá-lo, a criar arquivos com formatos controlados por ele (isso foi ainda mais importante no passado, quando faltavam padrões abertos, e é o motivo da M$ combater tão veementemente o ODF), etc. E isso acontece sem que o fabricante tenha que investir nada (ou seja, pagar impostos, funcionarios, etc).

    Em suma: pirataria é marketing de graça para o fabricante. Pessoas que normalmente não seriam mesmo suas cliente usam o seu soft e contribui para a sua adoção, tranformando-o em alguma espécie de “padrão”. É aquela história: se todo mundo usa em casa, a empresa na qual você trabalha (que é um cliente que realmente importa: consome em quantidade e não pode piratear) será incentivada (coagida) a usar também.

    Dessa forma, a pirataria ajuda a disseminação do soft proprietário e amortece o interesse da sociedade na criação de opções livres, também pela velha questão econômica: se a liberdade exige esforço e a prisão é gratuita, fica-se preso.

Este post é antigo (2008-08-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.