Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pioneiro da web abandona o projeto OpenSolaris

O LinuxWorld informa que Roy Fielding, co-fundador do projeto Apache e participante-chave do HTTP, abandonou o OpenSolaris, no qual tinha participação destacada, acusando a Sun de reter controle em excesso sobre o projeto, contraparte de código aberto ao sistema operacional Solaris.

Segundo informado, ele topou participar do projeto porque a Sun afirmou claramente e prometeu a ele que o projeto seria de desenvolvimento aberto, o que não teria acontecido. O acordo, para ele, é que o OpenSolaris seria governado pela comunidade, mas a Sun recusou, a cada passo do caminho, ceder qualquer controle real sobre o software produzido ou a forma como ele é produzido, e continua a tomar decisões particulares todos os dias sobre “esta coisa que chamamos de OpenSolaris”, nas palavras dele. Detalhes no link a seguir.

Saiba mais (linuxworld.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    pensando bem, a iniciativa de se abrir o java sob a GPL também caminha a passos tão burocáticos quanto a própria plataforma…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 22/02/2008 às 1:44 pm

    O que me deixa triste nisso é que o OpenSolaris tá seguindo o mesmo caminho do OpenOffice.org. No OO, a Sun teima por manter o projeto do jeito que ela quer, só deixando entrar novas características no tempo e do jeito que ela deseja, causando uma tensão desnecessária a quem deseja contribuir com mais liberdade. Por causa disso, existe o Go-OO, um fork do OO que tenta se libertar das amarras da Sun.

    Se o pessoal não soltar mais as rédeas, daqui a algum tempo vai surgir mais um fork do OpenSolaris…

    Provavelmente ele vai acabar contribuindo como Nexenta

    http://www.nexenta.org/os

    um debian/ubuntu com kernel Solaris. É capaz de acontecer que nem o Mambo, em que os desenvolvedores acabaram migrando para o Joomla por causa do controle excessivo da empresa Miro.

    rafa (usuário não registrado) em 23/02/2008 às 9:48 pm

    interessante o comentário dele sobre o indiana, do ian:

    “Indiana is just another private marketing team within Sun that is making private decisions about “OpenSolaris” that aren’t even in line with the internal processes of Solaris Engineering, let alone the published governance model of the OGB.”

Este post é antigo (2008-02-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.