Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pinguim voando em céu de Brigadeiro

“Nos dias 26 e 27 de novembro de 2008, será realizado em Brasília, o 1º Fórum de Software Livre do Comando da Aeronaútica. Nele serão enfatizados temas que visam a motivação dos gestores de tecnologia da informação para implantação ou migração para um ambiente em Software Livre, com a participação de representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Policia Militar do DF, Banco do Brasil, Caixa, TCU, SERPRO, DataPrev, ITI e Câmara Legislativa do DF.”

Enviado por Andre Luiz Neves (andreluiznevesΘgmail·com) – referência (aerolivre.aer.mil.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 8:54 am

    Penso que o colega acima deveria apenas comentar notícias se for dizer algo interessante e útil.

    Isso é fundamental para a soberania do Brasil, pois não pode um país ficar na mão de uma empresa que nem brasileira é.

    A estratégia está corretíssima e esperamos que a migração para SL seja alcançada por todos os níveis do poder público.

    link (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 11:29 am

    Esse troll fala mal das Forças Armadas mas mesmo dentro dos órgaos públicos federais são elas que mais dão exemplo de utilização real (não só nos discursos) de software livre. É só ver a quantidade de notícias hoje falando sobre software livre e Forças Armadas. No EB pelo menos se usa até linux nos desktops enquanto a maioria dos órgãos públicos ainda contam vantagem quando usam openoffice ou firefox nos desktops windows ainda.

    Alexandre, nação nenhuma deveria ficar na mão de qualquer empresa que fosse, seja ela nacional ou estrangeira :-)
    Mas infelizmente no capitalismo as grandes corporações adquiriram um poder político e econômico inimaginável, ditando rumos das nações, declarando guerras,derrubando presidentes e impondo ditadores. Tudo por causa destas coisas verdinhas com a inscrição “In God we Trust”.

    Recomendo o livro “As Veias Abertas da América Latina”. Excelente leitura.

    Mas falando em notícia, não é novidade que o governo brasileiro está migrando pouco-a-pouco para software livre. Como foi dito, é questão de soberania. Software livre normalmente, por não ter seu desenvolvimento obrigatoriamente feito somente dentro de uma instituição fechada, pode ser desenvolvido para o “mundo”, não pertencendo à uma nação específica.

    Hoje a maioria dos desenvolvedoes são norte-americanos ou europeus, mas o desenvolvimento de software livre ultrapassa estas barreiras, havendo muitos desenvolvedores inclusive nos países em desenvolvimento, sem qualquer vínculo com o capital estrangeiro. No software proprietário o conhecimento deve permanecer no país da sede da empresa. Com o software livre, mesmo que, como disse o Madgog, o custo total for maior, toda a renda gereda tem condições de permanecer no país onde é utilizado.

    Mesmo assim em toda instituição pública que você vá tenha alguém usando um Office pirata… :-)

    SHARLES (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 11:45 am

    PESSOAL ME INFORMEI COM OS ATENDENTES DA AERONAUTICA NOS TEL’S DE CONTATO(DISPONIVEIS NO SITE) E INFORMARA Q ESTE FORUM ERA VOLTADO PARA OS MILICOS CONHECEREM A FILOSOFIA E AS POLITICAS DE MIGRAÇAO E TODA AQUELA ENROLAÇÃO PARA SIMPLESMENTE DIZER QUE NAO ERA ABERTA AO PUBLICO DE INTERESSE OU SEJA, NOS ESTUDANTES E TECNICOS DA AREA.

    VAMOS AGUADAR SE ANO Q VEM TENHA OUTRO AKI EM BSB E QUE SEJA MAIS “ABERTO”.RSRSRSRS

    Renato (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 6:22 pm

    Eu assisti uma palestra de um representante do ministério de ciência e tecnologia na qual ele falava sobre a migração para o software livre. Contava como é difícil fazer as pessoas usarem algo diferente do que elas estavam acostumadas. Qualquer problema que desse elas colocavam logo a culpa no software livre, e toda essa história que vocês já conhecem. Mas o interessante é que em dado momento ele falou como foi a migração no Exército. “Vocês vão usar isso a partir de hoje!”. E estava migrado.

Este post é antigo (2008-11-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.