Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pidgin 2.4.2 lançado e com novo tradutor para nosso idioma

“O Pidgin, software vencedor de sua categoria na eleição do Linux Journal, lançou sua mais nova versão. Para os usuários brasileiros, uma novidade interessante. Dando prosseguimento ao ótimo trabalho que vinha sendo realizado por Mauricio Collares, me tornei o novo tradutor do Pidgin para nosso idioma. Fico muito feliz pela tradução e pelo novo release deste ótimo software.”

Enviado por Rodrigo Flores (rodrigomarquesfloresΘgmail·com) – referência (farok.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Karasu (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 11:57 am

    Sem querer ser chato mas já sendo, além do tradutor mudou algo mais ou só o número da versão? Porque faz tempo que eu vejo pidgin saindo versões novas onde a única coisa mudada é o número da versão (ou retirando recursos uteis) =S

    http://developer.pidgin.im/wiki/ChangeLog

    E a caixinha de texto da discórdia? O usuário já pode redimensionar ou ela ainda está com aquele auto-redimensionamento chato?
    :D

    Pelo que li no changelog, não há nada de novo ou realmente interessante.

    O projeto Pidgin está ficando chato e pra lá de obsoleto. Até o Horrivel aMSN tem mais recursos. A vantagem de suportar vários protocolos deixou de ser interessante faz tempo. Vídeo e Voz mesmo que passaram a ser “o centro do mundo digital” não deve aparecer nem tão cedo.

    Uma pena!

    Karasu (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 1:12 pm

    O aMSN no svn já tem um suporte partial a áudio, já é possivel enviar chamadas para os úsuarios do msn para conferencia em audio, mas por enquanto só uma das pessoas vai ouvir a outra (é um problema relacionado a ips e firewall.. coisa que já estão arrumando).. O emesene então, meu cliente atual, é simplesmente muito bom, é um projeto recente mas já tem muita coisas suportadas que o pidgin, quer dizer, enquanto pidgin não aparece com nada novo e revolucionário faz anos os outros clientes vão pegando espaço e ficando cada vez melhores..

    Alex França (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 1:39 pm

    Realmente, o Pidgin parou no tempo. Hoje, uso o Pidgin apenas para o protocolo Jabber. Gosto da integração dele com o Gnome. Se, pelo menos, ele tivesse suporte as mensagens offline do MSN, eu o usaria na rede MSN também. Por enquanto, sou fã do emesene.

    Karasu (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 1:46 pm

    Alex, já usou o Gajim? É um client jabber bem completo em GTK.

    Tiago Cruz (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 1:51 pm

    O emesene é ótimo, se ele tivesse um suporte a log (com um search descente) eu já teria trocado o pidgin por ele.

    Porém, logs de conversação é algo fundamental para meu trabalho, tive que fazer rollback… mas estou usando o funpidgin pelo menos :-p

    tenchi (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 2:00 pm

    O recurso de ampiar o tamanho do avatar do contato na janela de mensagens foi reincorporado à versão 2.4.2.
    Pena que ainda não está exatamente do jeito que deveria estar, mas já é um começo, principalmente depois que muita gente reclamou da falta de tal recurso.

    Há um plugin no site guifications.org que avisa você sempre que é lançada uma nova versão do programa, além de informar quais as principais modificações em cada componente: finch, libpurple e pidgin. Aí nem é necessário vc ficar se perguntando: “Mas o que é que a nova versão tem de diferente?” ;-)

    Áudio e vídeo no pidgin quem sabe só num 3.0, já que atualmente não é prioridade para os desenvolvedores. Mas já há gente trabalhado em cima. Pelo menos te um nego no summer of code que, se quiser mesmo levar 4600 pilas para casa, vai ter que implementar estes recursos ;-)

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 2:26 pm

    Pois é. A maioria das pessoas tem um ou no máximo 2 ims, não é um diferencial tão grande mais aceitar multiplas contas. Ainda mais que um usuário de uma conta não pode se comunicar com de outra conta. O ICQ comunica com o AIM e o MSN com o YahooMessenger e vice versa.

    Não entendo a dificuldade de implementar vídeo nessas ferramentas.

    Karasu (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 2:46 pm

    Simples: software propietário, protocolo fechado, etc etc.. Simplesmente é “um cão” conseguir colocar audio e video para esses protocolos, só o jabber até onde eu saiba é diferente pois é o único de código aberto, mas esse não sei porque os ims não dão suporte a audio e video…

    gabriel f. (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 3:22 pm

    Tiago Cruz,

    o emesene tem suporte a logs via plugin.

    E a busca você pode fazer via tracker. Só não sei se o consumo dos dois somados irá valer a pena no final, mas se você já usa o tracker pode ser interessante.

    José Carlos (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 3:38 pm

    A capacidade de redimensionar a caixa de texto é algo que não abro mão. Faz muita falta no pidgin.

    Porque esse povo que tanto exige o redimensionamento manual da caixa de entrada de texto não usa o plugin para isso, ao invés de poluir as discussões com tantas mensagens de discórdia? Talvez eu seja muito pragmático quanto a isso, mas a solução está aí.

    Pelo que li no changelog, não há nada de novo ou realmente interessante.
    O projeto Pidgin está ficando chato e pra lá de obsoleto. Até o Horrivel aMSN tem mais recursos. A vantagem de suportar vários protocolos deixou de ser interessante faz tempo. Vídeo e Voz mesmo que passaram a ser “o centro do mundo digital” não deve aparecer nem tão cedo.
    Uma pena!

    Não esperem grandes features de uma micro versão incremental. Ele passou da versão 2.4.1 para 2.4.2, essa é uma versão para correções e pequenos ajustes, não para features revolucionárias!

    Karasu (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 7:32 pm

    dermeister, mas já faz quanto tempo que o pidgin não tem algo revolucionário? Acontece que não importa se é um update mínimo, pois tanto em updates mínimos quanto em “grandes” muda quase nada, só ver a diferença do gaim para quando virou pidgin.. mínimo, mudou só um pouco a aparencia, nada demais, continua não suportando mensagens offline, subnick (não sei o nome verdadeiro daquilo), ficar invisivel, audio, video, wink (ok, esse nem quero), emoticons personalizados, ufa, quer mais eheh, e pior que os devs parecem nem tar ai para isso… por essas e outras que estou bem feliz com o emesene e recomendo ele para todo mundo que quer um client msn bom tanto no linux quanto no winblows..

    Complementando o comentário do Karasu, o gooogle disponibiliza o libjingle, que é um conjunto de bibliotecas, api, etc, etc, etc que permite que quualquer um desenvolva um cliente ou servidor para o gtalk, seu programa de mensagens. Baseia-se no jabber e tem suporte à áudio, vídeo, etc, com qualudade, bem como sabemos, muito superior ao MSN Messenger. O problema é que o MSN é muito mais utilziado que o google talk (ou mesmo o jabber). Eu mesmo, embora tenha vários contatos no gtalk, tenho muito mais – em proporção – contatos no MSN. Por isso o pidgin me cai bem. Não é tão avançado em recursos – não tem wink!!!!! – e peca em recursos básicos como conferência, mas apresenta recursos legais, como conversação em abas, muitos plugins que adicionam funcionalidades legais a ele (como um mecanismo de logs mais apurado), etc.
    O emesene é legal, embora só suporte o protocolo MSN, e já estão implementando nele suporte à áudio e vídeo, embora eu não tenha conseguido instalar este recurso (http://farsight.freedesktop.org).
    O aMSN é legal, mesmo sofrendo dos mesmos males que o emesene (suporte somente à msn), mas tem aquele problema de poder se tornar tão pesado a ponto de consumir algumas dezenas de megas na memória (mais de uma centena!), talvez por chegar no limite que que o tcl/tk pode oferecer. E parece que o amsn2 não sai do papel mesmo…

    Alguém aí já utilizou o funpidgin e poderia citar quais diferenças notou em relação ao pidgin?

    Ainda não tive oportunidade de instalar a última versão do Pidgin, mas Rodrigo Flores tem feito um ótimo trabalho como tradutor do GNOME, então minhas expectativas para a tradução do Pigin são as melhores!

    Marco (usuário não registrado) em 20/05/2008 às 1:09 pm

    Pidgin:

    Pidgin: GSoC2008: Voice and Video Support

    Karasu (usuário não registrado) em 20/05/2008 às 2:16 pm

    Não se enganem, esse suporte ai é para jabber (gtalk), não para msn, ter suporte a audio e video para msn é outros 500

Este post é antigo (2008-05-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.