Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PHP: 39 dicas de otimização de desempenho de scripts

“Um agrupamento de pequenas dicas que juntas podem fazer uma grande diferença naquela hora de aperto com scripts lentos, em tradução de artigo de Reinhold Weber.”

Enviado por Lucas Stephanou (lucasΘlucas-ts·com) – referência (blog.lucas-ts.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    eje del mal (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 11:03 am

    Não trabalho com PHP, apesar de ter me interessado bastante depois das melhorias feitas no PHP5, que me chamaram a atenção. Mas alguns dos problemas encontrados sugerem melhorias no interpretador.

    Vale lembrara que não é uma situação exclusiva do PHP. Recentemente o interpretador da linguagem Ruby escrito em C levou uma rasteira do JRuby, implementado em Java.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 11:14 am

    Uma coisa que o PHP é muito lento, são operações em string. Concatenar Strings além de ser lento consome uma quantidade imensa de CPU. O Java já teve esse problema no passado, mas resolveram.
    Agora o que mais sinto falta no PHP5 e espero que tenham implementado na versão 6 é a tipagem para tipos primitivos e o polimorfismo de classes.

    Douglas (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 12:49 pm

    Marcus uma das coisas mais marcantes no PHP e é algo que eles não tem interesse de implementar são as tipagens, o PHP é contra a tipagem de dados, é por este conceito que ele é tão bom e facil de se utilizar, eu programo em php tanto para web quanto(recentemente) em cli, e prefiro utilizar muito mas ele do que o shell script, os dois juntos são uma ferramente muito boa para quem trabalha com servidores.

    muitos dos problemas apontados para o PHP advem não dele proprio ou seus recursos, mas sim dos seus programadores e suas implantações, como muitos novos programadores estão começando por ele, é comum que seja tambem o que apresentem maiores problemas.

    Rafael Jaques (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 3:05 pm

    Tem uma tradução e uma coletânea de artigos neste estilo no meu blog…

    O link do artigo é este: PHPit – Melhores práticas no PHP

    Um abraço!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 4:12 pm

    “por este conceito que ele é tão bom e facil de se utilizar, eu programo em php tanto para web quanto(recentemente) em cli, e prefiro”

    Eles também não eram fãs de orientação a objetos, mas voltaram atrás e implementaram algo melhor. Espero que mudem de idéia sobre tipagem.

    Douglas (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 4:36 pm

    Marcus por favor….

    o PHP não tinha orientação a objeto no inicio pois ele foi baseado no C padrão ansi | perl e não no C++, ou seja eles tiveram que criar toda a estrutura da POO no PHP. Ele foi criado para trazer para a Web de forma integrada ao HTML, toda a vantagem e poder do mundo C. O que foi verdade até certo ponto!

    Java sempre foi orientado a objeto, do meu ponto de vista exarcebadamente, porque este sim foi baseado no C++.

    semnome (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 5:26 pm

    Acho que só é necessário tomar cuidado pra não exagerar em otimização e aumentar a complexidade na leitura do código. Principalmente em projetos grandes, pois depois na hora de fazer a manutenção o tempo gasto pra trocar uma palavra de lugar aumenta absurdamente e aquele 0.0001 segundo ganho em desempenho acaba não compensando no bolso do cliente.
    Mas sem dúvida otimizar código sem perder legibilidade é excelente :)

    foobob (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 6:37 pm

    A maioria das dicas são genéricas, relacionadas a bons conselhos sobre estilo de programação, não muitas particulares a PHP.

Este post é antigo (2008-05-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.