Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PhantomSystem – Clonagem Fácil – precisamos de mirrors

“ Muitos leitores já devem conhecer o Phantom. Trata-se de um sistema de geração de imagens, tal como o Ghost, porém de maior simplicidade. Com ele é possível salvar imagens em rede, em partições de discos ou dispositivos de armazenamento removíveis. Além disso, é possível recuperar imagens gravadas em DVD/CD.

Palestrado na FISL8, posteriormente ganhando uma interface gráfica leve, podendo (ou não) ser carregada durante o boot do Phantom, que possui atualmente 15MB. Toda a evolução do sistema deu-se graças a relatos de usuários que fizeram downloads e testes das mais de 40 releases disponibilizadas. Diversas empresas deram também sua colaboração, seja disponibilizando laboratório, testers ou mesmo hospedagem. Usuários se ofereceram para traduzir o sistema, manual e o site pra espanhol e inglês, sendo possível escolher um desses idiomas ao iniciar o sistema. Graças a isso, o Phantom é baixado em mais de 15 países (fonte: google analytics) e mais de 120 regiões do nosso país.

Alavancados pelos resultados, o Marcelo Barros e eu incluimos mais e mais suporte e recursos no sistema, como quebra de senhas de sistemas (Linux e Windows) e BIOS (backup em que se esquece a senha do sistema não serviria pra nada), recuperação de arquivos deletados de pendrive, recuperação de dados de HDs com problemas, clonagem de disco pra disco, reparação do gerenciador de boot e mais alguns tratamentos de MBR, formatações, login em domínio e muito mais.

Precisamos de mirrors

Esse é um exemplo claro do open-source – de que ele funciona em projetos mais simples, pois aí estão os resultados. Porém, devido ao sistema não ter custos aos usuários, esbarramos nos últimos dias em um problema sério; sobrecarga no servidor que hospeda o ISO do sistema, tendo um pico de 1.010 downloads em um dia.Por esse motivo (e certo de que serei respondido), recorro mais uma vez à comunidade. Quem puder disponibilizar espelhos, ficaremos agradecidos; o Marcelo, eu e a comunidade que usa e relata o uso do sistema.

O espaço necessário é de ~32MB, sendo 15 para o iso atual e 15MB apenas para a troca de versão. Os interessados em ajudar podem entrar em contato comigo pelo mail djames.suhanko[arr@ba]gmail.com.
O sistema encontra-se disponível em www.phantomsystem.com.br”

Enviado por Djames Suhanko (djames·suhankoΘgmail·com) – referência (phantomsystem.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 5:20 pm

    Pq naum BitTorrent?

    Suhanko (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 5:44 pm

    Olá!
    Disponibilizei via torrent também. Um amigo me auxiliou, uma vez que eu não tinha sequer noção de como criar e semear o torrent.
    Impressionante que no primeiro minuto antes mesmo de colocar o link no site já havia fila (o .torrent está também no mininova).

    Posso hospedar o mirror no servidor do PSL-PR

    Entre em contato pelo email: pfisch em parana.sl.org.br

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 6:35 pm

    O DebianMS já hospeda algumas coisas, e ficaria muito feliz em disponibilizar via http num link de 128Mb seu sistema, acabei de te enviar um email.

    Abraços,
    Condector

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 7:01 pm

    Que eu saiba, PhantomSystem também é um nome de um console de videogames, clone do Nintendo Entretainment System, de processador de 8 bits.

    kram3r (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 11:06 pm

    Já estamos disponibilizando a imagem com links de 1gbit, 100mbits e outros espalhados pelo Brasil e Europa. Para quem não conhece, somos um grupo de amigos e coletivos que está criando a RedeDeServidoresLivres para manter (dar aquela força) projetos de desenvolvimento e atividades colaborativas livres “Não é ‘só’ tecnologia”.
    Bom… pra entender um pouco, http://descentro.org e http://gatodigital.org

    Grande abraço!

    Paulo Vinicius (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 9:17 am

    Sim… é o nome de um clone de Nintendo 8 Bits vendido no Brasil pela Gradiente na década de 90. É bom verificar se há marca registrada com esse nome.

    luiz (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 2:24 pm

    eh o melhor em manipulação de imagens e partições q ja vi, mas pra min faltou investir mais em funções de clonar hd pra hd (coisa q uso bastante), não consegui clonar um hd com outro hd na usb :(

    suhanko (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 4:09 pm

    Olá!
    Obrigado pela preferência! ;-)
    É verdade – há um bug sério na função de clonar disco pra disco, apesar de funcionar em quase todos os casos, ainda assim apresenta um bug que está sendo tratado e creio que na próxima versão será essa uma das principais correções. Seguidamente, todas as funções serão reescritas para melhor aproveitamento de código e lógicas ruins. Isso provavelmente fará o sistema beirar a versão 1.0.
    Por favor, qualquer bug mais encontrado, relate-me para corrigí-lo!
    Abraços!

Este post é antigo (2008-04-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.