Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Para Convergência Digital, software livre no governo está “devagar quase parando” e precisa de porta-voz

Vocês haviam ouvido falar que o discurso a favor do software livre no governo estava “devagar quase parando”, e que precisava de um porta-voz? Eu li e fiquei surpreso, porque veio de uma publicação que é bem próxima das pessoas e entidades citadas.

Vi no PSL-PR um link para uma notícia do Convergência Digital bem diferente sobre o que o autor descreveu como sendo a “Turma do Pingüim” – a “Associação Software Livre.org e autoridades do governo identificadas com o movimento”.

Com direito a foto de time de futebol, o texto cobre recente peregrinação destas pessoas a Brasília para a tradicional entrega do convite do FISL ao Presidente da República, e comenta que há muito que não se via essa turma unida em busca de uma causa.

E ainda acrescenta: “De um movimento que estava “devagar, quase parando”, Marcos Mazoni, presidente do Serpro, tem a missão de restabelecer o discurso em favor do software livre, no governo. E tudo indica que ele está disposto a assumir o papel de “porta-voz” desse movimento.”

Para mim parece que o software livre no governo continua na velocidade com que já estamos acostumados, e quero crer que a “turma do pingüim” busca uma causa em comum desde sempre.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Linus (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 3:39 pm

    Talk is cheap, show me the code.

    Pantera (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 10:04 pm

    Era o esperado, muita fala, muita foto, muita pose, muita divulgação e na hora do “vamos mandar ver” nada…..

    Não entendo como pode-se gastar fortunas com licenciamento de software tendo soluções gratuitas, só na suite de escritório a economia é gritante.

    Para a grande maioria das necessidades, os diversos softwares livres atendem plenamente as necessidades, existem soluções específicas em que talvez seja mais vantajoso manter os licenciados mais no resto……

    Sem comentários…..

    Cadu (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 10:41 pm

    Software livre não é feito por políticos nem por papagaios que não param de falar, mas por hackers.

    Eu (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 12:26 am

    Show YOU the code?? Here is the code: http://www.softwarepublico.gov.br

    Acho que antes das pessoas falarem é bom elas se informarem. E ah, governo não é feito somente de pessoas a favor…tem pessoas de todas as posições que você imaginar…A galera a favor luta como tudo pelo crescimento do software livre no governo..e já conquistou muita coisa.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 3:18 am

    Conquistou pouco, porque em pouco tempo um novo governo entrará e derrubará, a doses não tão homeopáticas, todo o nosso esforço. O que, particularmente me irrita, tirando um pouco da minha esperança, é que a sociedade não assimilou bem os conceitos do Software Livre, talvez pelo argumento da “autoridade”, afinal de contas, Microsoft é Microsoft.

    Houve fanatismo? Sim. Mas os números mostram que a permeabilidade do software livre ainda é pequena.Sobretudo do Linux. Que sofre de alta rejeição cultural, especialmente por parte dos profissionais da área, (Aka:clube do hardware, Baboo etc…).

    O investimento definitivo no software livre, a meu ver, deveria ir de encontro a dois ítens: Um killer app e Design. Sim, design é interação com o usuário, e ainda estamos deficientes nesse setor. Um aplicativo matador seria um Office bem estruturado com muitos temas, e uma maior compatibilidade com a suite proprietária número 1.

    Fábio Almeida (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 7:41 am

    Algo que eu não entendo é porquê ainda temos que conviver com documentos de texto e planilhas em formato proprietário se com apenas uma canetada o governo federal poderia exigir que todo o documento gerado na esfera federal tivesse disponível uma versão em formato livre.

    Severino (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 9:38 am

    Muito bom esse SPB. Faltou só o link para o Sistema de Controle de Mensalão – o maior projeto do governo, sem dúvida.

    Martinho da Vila (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 10:52 am

    É devagar!
    É devagar!
    É devagar é devagar
    Devagarinho…

    Deixem o homem trabalhar!!

    Martinho da Vila (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 10:53 am

    É devagar!
    É devagar!
    É devagar é devagar
    Devagarinho…

    devnull (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 1:56 pm

    Tão devagarinho que dormiu em BeRço explendido…

    yuuuu (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 6:35 pm

    Software publico ?

    QUE PORRA É ESSA ? Cadastro para acessar software GPL ? QUE PORRA É ESSA

    Governo fede … anos e anos de pura enrolação e gente subindo a escadaria da “fama” a troco de estelionato

    LOL

Este post é antigo (2008-04-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.