Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Papai Noel chega em julho para quem usa os drivers ATI open-source

“Muitos usuários Linux celebrarão o Natal daqui a cinco meses, mas parece valer a pena celebrar o feriado de festas hoje para usuários/as de drivers ATI open-source.

A AMD lançou um novo analisador sintático AtomBIOS, mas há mais com o que valha a pena celebrar. Soube-se agora que David Airle, junto com a Red Hat estiveram trabalhando em segredo no suporte a kernel-based mode-setting ou configuração de modos a partir do kernel, usando AtomBIOS. Na verdade ele revelou o código inicial nesta tarde entregando o suporte a kernel mode-setting para placas R500 (Radeon X1000).

Como descrito no artigo no blog de David Airlie, ele vêm experimentando este novo analisador sintático ATI nas ultimas semanas, começando a formular o código do kernel mode-setting (KMS). Este KMS ATI contém uma API no estilo GEM (gerenciador de execução gráfica) para a camada de usuário (user-space) no topo do gerenciador de memória TTM e do código do kernel mode-setting para as placas séries R500 e RS690.

O que falta ainda neste código inicial do kernel mode-setting é o suporte para GPUs antigas (R100/200/300/400) assim como para as novas GPUs R600 e RV770 (Radeon HD2000 até Radeon HD4800). Este suporte na verdade, vai ser portado a partir do driver DDX da xf86-video-ati. Suporte adequado a submissão de comando também está faltando assim como aceleração 3D e EXA pixmaps.

Este suporte a kernel mode-setting está atualmente hospedado em ramos separados, mas será movido ao ramo principal (master branch) e entrará no kernel Linux no futuro. David Airlie mencionou no canal de IRC radeon que o suporte a kernel mode-setting entrará no master logo atrás do suporte a KMD da Intel, mas antes, claro, teremos o GEOM entrando no master. David também espera entregar estas novidades com o Fedora 10 Beta.

Para usuários do driver ATI open-source, a diversão não termina hoje. O “rápido e sujo” ramo 2D do driver RadeonHD foi integrado ao master. Este trabalho foi portado do driver radeon e traz numerosas melhorias na aceleração 2D XAA/EXA (R500). Ainda, o driver RadeonHD agora tem Textured Video para a série ATI R500.”

Enviado por Aline de Freitas (alineΘbsd·com·br) – referência (phoronix.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Hum… sopa de letrinhas :-)

    Há algum usuário aí de placas Radeon que possa me dizer a qualidade destas placas no Linux? Possuo uma nvidia e gostaria de saber se no próximo upgrade valerá a pena ter uma Radeon. Bem, não tenho pressa, já que este upgrade ao que parece irá demorar um bocado :-)

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 10:21 am

    tenchi, resumidamente dá pra se dizer o seguinte: ATI = lixo.

    As placas da ATI em si são boas, o problema é o driver detestável que ela faz. E como o driver opensource infelizmente é pior ainda (apesar de ser mais estável), o melhor de tudo é comprar uma placa da nvidia, que possui um excelente driver para Linux.

    ATI só presta se você usar Windows.

    Eduardo (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 10:23 am

    Fala aew eu tenho uma X1100 no meu notebook, e sensivelmente a ATI vem melhorando os driver’s dela nos ultimos mêses mas ainda falta bastante, jogos como Frets on Fire e Tribal Trouble com o compiz ligado a janela do jogo fica piscando! Ai eu preciso desligar para jogar. O resto ta bem tranquilo.

    Agail Sanches (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 12:20 pm

    tenchi acredito que o Ricardo não usa o linux a algum tempo, pois como o Eduardo falou o driver vem melhorando a cada nova versão e os jogos comerciais que tenho nos dois sistema rodam melhor no linux Ex.: ETQW portanto posso garantir que vale a pena sim, pois como a nVidia a ATI acordou para o mundo Linux

    Eu tenho uma radeon aqui, e até ano passado vinha reclamando dos drivers proprietários instáveis da ati, mas este ano eles já estão tão estáveis quanto os da nvidia. Estou usando compiz direto, sem problema nenhum. Agora com os drivers livres creio que a situação é ainda mais favorável.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 3:14 pm

    Aqui tenho uma velha Radeon 9600XT, usando o Compiz trava muito, com os drivers da cumunidade fica bom,mas fico sem proteção de tela.
    Obs: não jogo.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 3:16 pm

    ops! leia-se comunidade acima.

    Antonio (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 10:23 pm

    Sou usuário de uma placa ATI há, suponho, quase dois anos agora. A respeito do progresso tanto do driver proprietário como do driver livre (RadeonHD), devo confessar:

    Antes, meu maior desejo era nunca mais ter que ver uma ATI na vida. Hoje, considero como minha primeira opção de placa para um futuro computador.

    O suporte do driver livre é promissor. Seu desenvolvimento vêm trazendo surpresas agradáveis a cada novo lançamento, e não duvido da possibilidade de, no futuro, termos um driver livre para placas ATI de qualidade, quando não superior, ao menos comparável ao o oferecido pela nVidia.

Este post é antigo (2008-07-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.