Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Os 10 melhores aplicativos GTK que não são parte do GNOME

Toda lista de “10 melhores” depende da metodologia ou critério empregados, e para a lista deste artigo, o critério foi simplesmente a opinião do autor. Mas os softwares são interessantes, mesmo para quem não é fã do GNOME. Veja também: Os 10 melhores aplicativos do KDE que não fazem parte do KDE.

A lista inclui nomes bem conhecidos, como o OpenOffice, o Gimp e o Inkscape (imagem acima), e outros mais discretos, como o Geany e o LinuxDC++.

Saiba mais (vivapinkfloyd.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Serei extremamente chato: o OpenOffice não é GTK :-( Aquilo é só uma “roupagem” que permite que ele aparente ter o mesmo tema que o ambiente que o usuário está utilizando; no caso do KDE, assuma a aparência de um programa em Qt; caso esteja no GNOME, Xfce, dentre outros em GTK, assume a aparência destes.
    Isto também é visível pelos diálogos de abrir/salvar/imprimir, etc. do OO, que é bem diferente dos que existem no KDE e GNOME. Mas novamente há como fazer ele utilizar os nativos de cada ambiente.

    Acho interessante estes tipos de lista mas não gosto de abusos. Não me surpreenderei se um dia ver algo como “Os 10 melhores aplicativos do Xfce que não fazem parte do Xfce”, ou “Os dez melhores aplicativos do WindowMaker qu enão fazem parte do WindowMaker”… hauahau

    Alguém me diga que estou errado :-)

    Ué, mas se existirem esses outros “10 melhores”, qual o problema de um usuário publicar a sua lista? Eu li e gostei, espero que surjam mais listas sim.

    cristo (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 7:55 pm

    Em relação ao OpenOffice, pelo que eu saiba realmente o OpenOffice tem uma enginer interna própria e semi-independente do sistema, contudo sua GUI gráfica antes era em GTK+, depois que teve uma versão Qt quando a Novell (ou Suse) resolveram refazer a GUI gráfica em Qt do OpenOffice.

    Eu li isso uma vez em algum lugar, nem sei se foi aqui…

    cochise (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 9:57 pm

    Não…
    Existem complementos que permitem que o OO use janelas abrir salvar do KDE ou do Gnome, mas ainda assim ele tem um toolkit independente. Prova disso é que a área de transferência dele não se comunica bem nem com a do gnome nem com a do KDE.

    Mas para jogar mais água fria, VLC não é GTK, mas uma aplicação modo texto qu pode usar diversos front ends assim como o mplayer.
    A GUI padrão é em WxWidgets e a versão 0.9 migrará para QT4…
    tsc tsc…

    cochise (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 10:00 pm

    I Sim, Inkscape, firefox e Gmp são as únicas aplicações que fazem com que eu tenha as bibliotecas GTK instaladas no meu computador, afinal o Okular substitui com vantagens o Fabuloso Comix… (mas ele é aplicação de nicho…)

    O que eu reparei foi que mesmo tirando os duvidosos, não tem como negar GTK e oque ha hoje em multiplataforma.

    Antonio (usuário não registrado) em 24/06/2008 às 9:54 am

    Depende,
    Optei pelo wxWidgets para multiplataforma.
    Pois ele é free como o GTK (porém é mais leve), possui um bom toolkit (CodeBlocks).

    o que vc usou para medir qual é mais leve?

    Antonio (usuário não registrado) em 24/06/2008 às 2:35 pm

    O wxwidgets pode ser compilado para não utilizar o GTK, utilizar diretamente o X11.
    Fiz comparações de uso em disco das bibliotecas compiladas e de consumo de memória.
    O comportamento da janela está bom (velocidade das janelas não tive como realizar um teste mais preciso).

Este post é antigo (2008-06-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.