Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Operadoras brasileiras aparecem em ranking mundial de traffic shapping

“Um ranking divulgado pela Vuze Inc. afirma o que os usuários de redes P2P já sabem: as operadoras brasileiras também praticam o traffic shapping, processo que diminui as velocidades contratadas quando há uso de torrents, serviços de Voz sobre IP e aplicações que consomem mais banda, em geral.

Segundo informações da PCWorld, Brasil Telecom, Oi, NET e Telefônica estão listadas no ranking que denuncia 108 provedores que realizam o processo.

O estudo foi feito através de um plugin criado pela companhia californiana, que identificou a velocidade de acesso durante uso de redes de P2P, entre 1º de janeiro e 13 de abril, de 8 mil usuários de banda larga ao redor do mundo, contabilizando 1 milhão de horas de dados trafegados.

A norte-americana Comcast lidera o ranking. A Brasil Telecom aparece em nono lugar, a Telefônica em 53º, Oi em 58º e NET, em 66º lugar.”

Enviado por Gustavo Melo (gustavomeloΘsoftwarelivre·org) – referência (baguete.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ha (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 7:44 pm

    Faltou uma nessa lista: GVT. você pode ter um link de 20 Megas, que vai baixar a 50kbps!

    Asa (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 8:02 pm

    interessante. mas no site da Vuze nao achei nenhum texto e nenhum ranking falando .
    alguem achou?

    Luis Marks (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 8:12 pm

    A GVT está la na lista sim, na 80ª posição:

    80 18881 Global Village Telecom 20 635 9.32%

    O link para a lista é esse:

    http://cache2.vuze.com/docs/internet_future/First_Results_from_Vuze_Network_Monitoring_Tool.pdf

    Isso tudo é mentira, nossas competentes empresas nunca fariam isso, além do que temos também uma equipe muito competente na Anatel, eles não deixariam ninguém fazer isso com o pobre consumidor.

    Até pq, eles não prometem downloads mais rápidos, uso de voz sobre ip e td mais? Então, eles tem de cumprir, isso só pode ser mentira :P

    Isaac (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 8:19 pm

    A Oi-Velox também pratica shapping como “esporte nas horas vagas”?
    Não sabia dessa, ou melhor, suspeitava dessa.

    Nós ainda chegaremos lá, primeiro lugar.
    Juntamente com as listas de processos contra a liberdade de expressão, censura na internet, bloqueio de sites, etc. Estamo indo bem.

    Silveira, tenha fé. Um dia chegamos lá. Já estamos no topo dos melhores rankings do mundo, como o dos países com maior desigualdade social, países com a maior taxa de corrupção na política, país com o maior número de mortos em guerras não declaradas (também conhecido como morros do Rio), país com o maior desperdício de alimentos e água, dentre outros. Acho q mais um título para nossa estante não faria muita diferença ;-)

    Agora sério. Eu tenho o serviço de 1mb da GVT, e nunca tive problema com velocidade em bit torrent. Quando tem bastante seeds, a velocidade fica em torno dos 100Kbytes/s, o q acredito q seja uma ótima medida ;-)

    Quando à velocidade em http, estou baixando um arquivo de 3.8GB (imagem do slackware quase 12.1) à 130K/s constante ;-)

    Talvez seja por eu não morar numa cidade do porte como São Paulo ou Rio.

    Eu suspeitava que o meu provedor fazia isso, até descobrir que eram os provedores dos outros que não deixavam o seeders mandarem arquivos pra mim. Ou eu pego um torrent muito popular (como o lançamento do Ubuntu), ou eu tenho que esperar um abençoado furar o bloqueio e aumentar a minha taxa de download. Torrent rápido com 5 ou 6 seeders é muito difícil. Só quando a taxa de um deles dispara é que eu consigo terminar rápido. E nem adianta criptografia, pois me parece que os provedores estão bloqueando qualquer protocolo criptografado.

    Outra questão, é que muita gente baixa vários arquivos ao mesmo tempo, ocupando muita banda do upload, e deixando pouco pra mim.

    Josué Guedes (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 8:16 am

    Se vocês derem uma navegada aqui mesmo, no forum do Under-Linux, irão ver que vários provedores utilizam essa prática, não é novidade para min.

    realidade (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 9:38 am

    Operadoras brasileiras aparecem em ranking mundial de traffic shapping

    [sarcasmo] Tem problema não – agora com a fusão da Brasil Telecom e Oi e a volta do monopólio nas telecomunicações, podemos ter esperanças de que tudo isso vai melhorar.

    Em breve teremos uma qualidade de serviço exemplar, vamos dar tempo para que as coisas se resolvam. O novo monopólio resultante da fusão das duas empresas resolverá todos os nossos problemas rapidamente.

    É apenas questão de termos um pouco de paciência. [/sarcasmo]

    Ainda bem que o Ajato (da TVA) não aparece na lista :) Pena que poucas cidades tem ele disponível, senão poderiam fazer uma “migração em massa” … se bem que se tivesse isso, provavelmente eles entrariam na lista para “melhor atender” aos usuários :)

    John Doe (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 10:06 am

    E a torcida grita: “É campeão!! É campeão!!”.


    “Efeito borboleta: um semi-analfabeto assina um decreto em Brasilia, o pão que você come aumenta 15% em Porto Alegre”.

    Revoltado (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 11:01 am

    E a torcida grita: “É campeão!! É campeão!!”.

    Com o sambinha nojento tocando ao fundo para completar, hehe

    Viva a Banânia! Como muitos dizem, esta é de fato a Nação do futuro (que nunca vai chegar). Ou seria a Nação do faturo?

    “Revoltado, o Reinaldo Azevedo do BR-Linux”

    João Marcus (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 11:18 am

    Já ouvi técnicos de provedores afirmando que a própria Anatel pede para que os provedores façam traffic shaping. Afinal, ninguém está a fim de melhorar a infra-estrutura de Internet no Brasil.
    É a falta de competência da Anatel misturada à falta de competência de quase todos os provedores no Brasil.

    John Doe (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 12:18 pm

    “Nunca antes na história deste país se fez tanto traffic-shapping”


    John Doe, o “Diogo Mainardi” do BR-Linux

    João Leme (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 2:56 pm

    Uma postura mais do que previsível por parte desse tipo de empresa com mentalidade capitalista extrema. Não me espantaria saber que isso parte de premissas em acordos com empresas cujo lucro tem “diminuído” devido à “pirataria”.

    A nós usuários e clientes cabe entrar com ações contra esse tipo de empresa.

    Ricardo Carraro (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 3:32 pm

    Acho lamentável!!

    Aqui no Brasil tudo é do contra (ou ao contrário como queiram), o povo é quem trabalha duro pra produzir a “riqueza” do país e somos nós que somos tratados mal, nem baixar arquivos pela internet que pagamos tão caro pra uma conexão “lixo”!!
    O poder público só ficam do lado de quem tem dinheiro, trocando “favores” e desfrutando de mordomias, e o cara q rouba 1 pão pra dar pro filho que está passando fome é jogado numa cela junto com bandidos de verdade e muito perigosos.
    Quem tem que sair fora de uma vez por todas são os bandidos de Brasília (do Planalto apenas), que continuam a solta construindo um país desigual! Mais uma vez, lamentável……

    PODERIA TER TRATADO COM O BISPO!

    Fiz, há tempos atrás, uma reclamação formal à ANATEL (poderia ter sido ao bispo, mas tiraria o caráter formal da coisa!) sobre a desfaçatez da NET Fortaleza. Eles protocolaram (este é o termo!) e nada! Quando o João Marcus (acima) diz que a ANATEL não funciona, vejo pelo contrário; ela foi feita para não funcionar, logo, está funcionando. Quanto às operadoras, são empresas capitalistas, logo, não tendo quem as regule…
    Sugiro a criação de um “Ranking” dos maiores praticantes do “TS”, atualizado a cada semana. Quem se habilita?
    Morvan, usuário Linux #433640

    Pod (usuário não registrado) em 27/04/2008 às 3:36 pm

    Morvan, continue reclamando. Tenho um amigo na Anatel que incentiva todo mundo a fazer isso. Nem sempre funciona, mas com bastante gente reclamando, providências serão tomadas. Na pior das hipóteses, a operadora é multada – o valor é pequeno por reclamação, mas, se gente suficiente reclamar, ele cresce o bastante para forçar uma mudança.

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 27/04/2008 às 11:39 pm

    Seguindo a sugestão do Morvan: existe um método objetivo de medir o TS?

    sou usuário do Oi/Velox 1M e, justiça seja feita, consigo usar 100% da minha banda em downloads e em vídeos (Youtube ou google videos) – coisa que uso com muita frequencia, e nunca tive problemas, mas não consigo taxas satisfatórias com redes P2P. Por exemplo, ontem baixei 2 imagens do ubuntu, via http, em velocidade máxima. Tentei antes via torrent, mas não chegava a 10%.

    o problema de reclamar sobre isso é que sempre há margem para a clássica desculpa de que taxa de transferência depende de vários fatores… redes P2P não são determinísticas… e fica o dito pelo não dito.

    então, fica a pergunta: existe um método objetivo de medir o TS???

    Carlos Mafort (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 10:07 am

    Minha experiência:

    Num Speedy de 2Mbps downloads via torrent (Transmission/TorrentLeech) são sempre feitos por volta de 250Kb/s – logo, no limite teórico máximo do link.

    Se há TS no Speedy, talvez seja em pontos isolados…

    Abraços,
    C.M.

Este post é antigo (2008-04-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.