Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenGinga: um set-top-box virtual interativo para TV Digital

“”O Fórum SBTVD, em conjunto com a Sun e a ABNT, está fechando a norma Ginga Java, que define a parte Java do Ginga, o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital. A especificação será completamente livre de royalties, e cada fabricante de terminal de acesso (set-top-box) terá a sua implementação do Ginga. Por ser a única especificação sem cobrança de royalties disponível, pode-se esperar uma adoção dessa especificação em termos globais. Uma excelente notícia para a comunidade Java no Brasil, que é a segunda maior do mundo.

Como forma de validação da especificação, o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB) já possui uma implementação de referência do Ginga com Java, o OpenGinga. Este é um ambiente de set-top-box virtual, capaz de sintonizar fluxos de vídeo e executar aplicações Ginga Java. O OpenGinga foi demonstrado publicamente para mais de 700 pessoas em um grande evento sobre Java no Nordeste, o Natal Java Day. O sistema operacional utilizado pelo OpenGinga é um Linux. As distribuições testadas foram o Debian, Ubuntu e Fedora.  A máquina virtual Java utilizada é a phoneME,
uma máquina da SUN open-source para dispositivos embarcados. Entre o SO e a máquina virtual, existe um núcleo comum do Ginga (o Common Core Ginga), escrito em código nativo. Esta camada, por exemplo, transforma as chamadas AWT que seriam repassadas para uma biblioteca gráfica do sistema (a biblioteca qt, por exemplo), direto para o frame buffer (Direct FB – http://www.directfb.org/), evitando o uso de um sistema de gerenciamento de janelas, com o X. O Common Core Ginga funciona como um framework para implementações dependentes de sistema. Para cada nova plataforma, é necessário instanciar novos componentes do Common Core Ginga.

Os desenvolvedores interessados já podem se inscrever nos treinamentos da Overmedia Networks, conforme noticiado pelo IDG Now. Nestes treinamentos, a Overmedia já utiliza uma versão em desenvolvimento do OpenGinga.  Os cursos estão sendo ministrados em várias capitais brasileiras , e as inscrições podem ser feitas on-line pelo site clicando aqui. Existe disponível um material amostra do OpenGinga.””

Enviado por Daniel Uchôa (danielΘovermedianetworks·com·br) – referência (overmedianetworks.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    s (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 7:42 pm

    Java + Linux!!!! Dupla imbatível!!!!

    Thiago (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 8:39 pm

    GRANDE BOSTA

    Atrasaram mais de 1 ANO a especificação Java por pura incompetência (pois copiaram o GEM sem verificar se havia royalies ou não)

    Agora, por causa dos Javaboys todo stb tem que ter mais memória e processamento pra rodar um sistema pesado e lento. Uma salva de palmas pessoal o/

    Enquanto isso, Lua + NCL (solução técnica nacional, 100% livre e que não exige exageros de memória e proc) já funcionava desde o começo do ano

    Na minha opinião o lugar de Java é na lata de lixo.

    luiz (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 9:30 pm

    Java tem muitas utilidades

    Esta eh soh uma das utilidades

    Brasil exportando tecnologia livre. Será?!

    anon (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 1:45 pm

    Java embarcado? E eu sonhando que TVdigital pudesse ser um impulso pro mercado de games brasileiro…

    Alias, já que a TV vai usar internet tb, quanto tempo será que demora pro telespectador plugar um PC e jogar a TV fora?

    David Campelo (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 2:13 pm

    Houve uma pequena confusão no artigo,,, A solução aplicada pelo OpenGinga é baseada no GEM e NÂO na nova solução livre especificada pela Sun!!!

    Cuidado ao escrever artigos, meus amigos! Isso é extremamente tendecioso,,, Repito: o OPENGINGA é baseado no GEM, uma epecificação RECHEADA DE ROYALTIES!

    Enquanto isso, o JavaDTV segue em busca de uma implementação de referência,,, Essa sim será a alternativa livre,,,

    Jogos e Java? Alguém ponha a mão no bolso e pergunta pro seu celular se isso é possível. Sem contar jogos para Desktop com OpenGL como os do JMonkeyEngine. Esses dias um colega me mostrou um que ele fez que me deixou de queixo caído.
    Se acham que Java é lento e não há espaço para interatividade com Java deviam criticar menos o projeto da TV Digital e gastar algum tempo estudando, lendo e se atualizando.

    anon (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 9:39 pm

    Legal, então basta torcer pra implementarem OpenGL tb. Quem sabe a AMD-ATI ajuda? Então poderemos fazer jogos com a qualidade de jogos de celulares, só que para TVs! viva o/

Este post é antigo (2008-12-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.