Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OOXML: Processo de padronização na Polônia foi manipulado?

“O representante da IBM no comitê polonês encarregado do voto do país sobre o OOXML acusou a diretoria desse comitê de manipular o processo intencionalmente. O presidente do órgão que gerencia a atuação do comitê enviou, há um mês, uma carta à referida diretoria, recomendando que, caso não se chegasse a um consenso a respeito do voto relativo ao OOXML, a Polônia deveria se abster. A União Européia já está investigando o processo polonês com base em reclamações recentes.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fernando Cima (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 5:32 pm

    Deixa ver se eu entendi: a IBM agora quer dizer como a Polônia deve votar?

    Deixa ver se eu entendi: a IBM agora quer dizer como a Polônia deve votar?

    Mah, só a MS pode? Tem que dar chances pra outras empresas também!

    sem@email.org (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 6:07 pm

    A cada dia que passa o OOXML vem colecionado mais sujeira.Pelas ultimas noticias que li parece que ate a ISO nao foi perdoada. O pessoal quer passar por cima de um instituiçao tao necessaria como a ISO na base de um “fast track” emtre amigos (estao passando por cima do pessoal tecnico da ISO e se “arrumando” apenas com o pessoal administrativo.

    E agora o pessoal do OOXML esta tentando romper o “corredor polones” (blitzkrieg?):

    http://polishlinux.org/poland/possible-manipulation-around-ooxml-process-in-poland/

    Just to remind you, on Thursday’s meeting 12 members voted for OOXML, 10 members voted against it and 2 abstained from voting. As the consensus has not been achieved, Andrukiewicz decided that the voting should continue by e-mail and all the missing members should be allowed to vote. What she did not mention is that if the missing members fail to send her an e-mail with their stance, it will be automatically assumed they vote yes. This is one of the crazy rules of PKN process of opinioning new ISO standards.

    So para reforçar eh bom dizer que a ISO eh uma instituiçao muito importante (e necessaria) de carater internacional. Pessoas ao redor do mundo mudam e tomam decisoes baseadas na certificaçao ISO! Quebrar a sua credibilidade buscando o fortalecimento de um monopolio detestavel eh um absurdo! Ate a busca de “lucro sem limites” tem limites! Ou sera que ninguem esta aprendendo nada com esta crise do subprime?

    Só na Polônia ?!

    Esses sites mostram um resumo do placar da votação dos vários países e com links para as notícias referentes ao processo em cada país

    http://www.openmalaysiablog.com/2008/03/the-last-lap.html

    http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/article.php?story=20080329071456170

    Fizeram até um site simulador da votação

    http://iso-vote.com/

    A marmelada parece que funcionou porque pelo jeito a M$ vai conseguir aprovar o OOXML.

    É um absurdo como o processo foi manipulado de forma com que os países não puderam discutir tecnicamente as pendncias técnicas do OOXML.

    Cartas marcadas !

    Fernando Cima (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 6:27 pm

    É um absurdo como o processo foi manipulado de forma com que os países não puderam discutir tecnicamente as pendncias técnicas do OOXML.

    Manoel, isto é absurdo. Nenhum padrão foi até hoje tão escrutinizado e discutido quanto o Open XML. Compare por exemplo com os processos do ODF e PDF.

    Eu não sei que resultado vai ser divulgado amanhã pela ISO, mas pelo jeito o choro de perdedor já começou.

    O que eu mais fico impressionado é com o silêncio da imprensa especializada em informática no Brasil (e acredito que muitos outros países) na cobertura dessa votação tão importante. Não se vê nenhuma reportagem sobre o OOXML ou sobre a questão da votação na ISO.

    A não ser aqui no br-linux e alguns poucos sites da comunidade de SL brasileira e os sites estrangeiros tradicionais sobre SL e linux, não se vê nada. Enquanto isso já vi um monte de artigos sobre os frufrus da nova interface do MS Office 2007, do Vista, etc. Mas afinal a MS é a principal patrocinadora de muitos desses jornais e revistas e a empresa sabe como agradar jornalistas com viagens pagas para seus congresos e feiras de informática.

    Irregularidades também na Croácia, Alemanha e Noruega

    http://www.groklaw.net/article.php?story=2008032913190768

    Podem notar bem claramente no placar de votos

    http://www.openmalaysiablog.com/2008/03/the-last-lap.html

    que houve uma súbita mudança em 5 países “P” e praticamente não houve mudanças nos países “O”.

    É um absurdo essa classificação de países em P e O. Como é que o Brasil, México e Argentina, que são os 3 maiores da América Latina são O e Azerbaijão, Chipre, Uruguai, Jamaica, Tinidad e Tobago e Costa do marfim são P. Isso já foi muito estranho

    https://www.openoffice.pr.gov.br/brasil_nao_e_membro_p_na_iso-iec

    fcima,

    Posso não ser completamente parcial mas você é muito menos como funcionário da Microsoft Brazil ltda. Não participei em nada do processo mas quem participou mostrou bastantes aberrações no processo de votação

    http://homembit.com/2008/03/finalmente-os-detalhes-sobre-o-resultado-do-brm.html

    Como contribuinte e funcionário público responsável temo muito que certos ministérios e órgãos públicos com gerentes de TI pró-Microsoft usem um possível resultado positivo na aprovação do OOXML como padrão ISO para justificar compras desnecessárias e vultosas de muitas licenças do Microsoft Office 2007. A Receita Federal particularmente é uma das que tiveram uma licitação absurda suspensa.

    Pelo menos no Brasil o pessoal pró-SL é barulhento, apesar de ser minoria (como na maioria dos países).

    O Reino Unido e a Irlanda todo mundo sabe que são USA e Microsoft desde criancinha. Aliás a Irlanda recebeu muitos investimentos da Microsoft ultimamente. A votação nos paíeses europeus que citei foram estranhas e os paíese que votaram sim eram em sua maioria pequenos países da África, América Central e Oriente Médio. Fizeram a conta de chegada bonitinho e a estratégia foi claramente a de investir no lobby nos grandes países P que poderiam ser “convencidos”.

    Fernando Cima (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 7:09 pm

    É um absurdo essa classificação de países em P e O. Como é que o Brasil, México e Argentina, que são os 3 maiores da América Latina são O e Azerbaijão, Chipre, Uruguai, Jamaica, Tinidad e Tobago e Costa do marfim são P. Isso já foi muito estranho

    Ser membro P ou O é uma escolha do próprio país, e que pode ser mudado a qualquer momento. Sinceramente não sei porque a ABNT optou por ser membro O.

    Fernando Cima (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 7:23 pm

    Não participei em nada do processo mas quem participou mostrou bastantes aberrações no processo de votação

    Que aberrações?

    Por sinal aconteceu aqui no Brasil exatamente o mesmo que se alega ter acontecido na Polônia. Apesar da maioria do comitê brasileiro ter votado a favor do SIM, a ABNT alegou não haver consenso e depois “canetou” o NÃO. Mas são as regras, e regras se cumprem.

    Ramon (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 8:35 pm

    Isso tá parecendo o congresso nacional… falta só uma CPI que naão leva a nada agora !

    Engraçado que até mesmo o funcionário da MS concorda que o processo sofre de irregularidades, mas ninguém se mexe para analisar se os resultados obtidos são realmente válidos.

    Todo esse processo de Fast-Tracking é um fracasso.

    Fernando Cima (usuário não registrado) em 31/03/2008 às 5:19 am

    LKRaider, na verdade eu disse exatamente o contrário. Cada NB seguiu as suas regras e deu o seu voto. Dizer que houve “irregularidade” ou “aberração” só porque a decisão não foi como você queria é choro de perdedor.

    Erik c (usuário não registrado) em 31/03/2008 às 9:43 am

    odf virando iso ou não , não quer dizer que vamos abandonar-lo em desenvolver-lo.
    É só continuar evoluindo ele para que continuamos na briga.

    Fábio Emilio Costa em 31/03/2008 às 1:27 pm

    Fernando:

    LKRaider, na verdade eu disse exatamente o contrário. Cada NB seguiu as suas regras e deu o seu voto. Dizer que houve “irregularidade” ou “aberração” só porque a decisão não foi como você queria é choro de perdedor.

    Discordo completamente.

    Quando você fala isso você esquece que a Microsoft possui lobbies poderosos em vários governos, seja por meio direto ou seja por meio de seus Partners (ou seria Fratellos? A MS virou uma máfia).
    Quanto a irregularidades e aberrações, existem várias, se você pesquisar você irá ver MUITOS posts na Net falando disso. Além disso, o OOXML possui uma série de falhas tanto técnicas quanto jurídicas.

    Vou indicar-lhe alguns posts que escrevi em meu blog que talvez te ajudem a ter uma idéia. De lá, você poderá dar mais uma vasculhada nos links e entender o que está se passando.

    http://hogwartslinux.wordpress.com/2008/03/17/as-coisas-se-complicam-para-o-ooxml/

    http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/02/08/porque-e-importante-lutar-contra-o-formato-ooxml/

    http://hogwartslinux.wordpress.com/2008/03/26/esta-decidido-brasil-mantem-o-nao-ao-ooxml-mas-ainda-estao-surgindo-coisas-estranhas/

Este post é antigo (2008-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.