Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OLPC vai testar notebook de 100 dólares com XP no Peru e analisar o resultado após 9 meses

Estudantes do Peru receberão notebook XO para uso durante nove meses. Associação não informou quantos laptops serão fornecidos.

O governo do Peru será o responsável por rodar o primeiro teste do notebook XO, da associação One Laptop Per Child (OLPC), rodando o sistema operacional Windows XP.

Para os testes, o notebook será oferecido a crianças do Peru para uso durante um período de nove meses. Os grupos não informaram, contudo, quantos laptops serão fornecidos e a data de início dos testes. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 3:11 pm

    O X0 sem o Sugar perde todo o seu sentido educacional. É aquilo o que eu já falei várias vezes, laptop educacional com Word e Excel são ótimos para treinar futuros secretárias e auxiliares administrativos, e não para modernizar a educação no país…

    Ricardo de Paiva (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 4:57 pm

    Concordo com o Paulo Cesar

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 7:07 pm

    Computador educacional rodando Windows é um paradoxo. Simplesmente não há software educacional de qualidade para Windows como há para Unix.

    Além do mais a interface do Windows obscurece o funcionamento do sistema operacional e do computador como um todo. É praticamente impossível aprender computação de verdade usando um sistema como o Windows. As crianças vão aprender a arrastar um mouse e a associar ícones a funcionalidades ao invés de aprender algoritmos (sim, algoritmos são uma parte fundamental da matemática e da computação que todos deveriam aprender) e desenvolver raciocínio lógico.

    Seiti (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 8:24 pm

    Parece que será um parto este teste do XP…

    Segundo outras notícias, o pacote vai com XP Pro, MS Office 2003 e Learning Essentials for Office. Ou seja, nada mais que garantir que os futuros apertadores de teclas não tenham oportunidade de ver nada além dos domínios da MS. Tudo revolucionariamente educativo… Por isso é que Mr. Tio Bill ficou tão incomodado no início do projeto OLPC.

    Coincidência que seja exatamente num dos poucos países da América do Sul alinhados com os EUA e que seguem aprofundando o caminho neoliberal? E um dos países que mudou de po$ição durante o processo do OOXML e terminou votando sim?

    E uma coisa que eu queria saber: a MS inclusive já queria ter matado o XP faz tempo… O que vai acontecer com esses XO daqui uns 2, 3, anos, quando a MS decretar o fim da “produção” do XP e do Office 2003 (e logo depois, quando encerrar o suporte e os updates)?
    Vão vender um upgrade para Vista ou Win7 e Office 2010?! Ou vão jogar fora? Porque para a MS a última coisa que interessa é suportar um “produto” fora de linha e ter apertadores de teclas sendo treinados para usar “produtos” que ela não pode mais lucrar vendendo.

    Nem estou criticando a MS neste caso, mas é mais do que óbvio que soft proprietário e visto como “produto” é conceitualmente incompatível com os fins educacionais! Não faz o menor sentido!

Este post é antigo (2008-09-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.