Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ODF: Agência britânica diz que Microsoft fere interesse de estudantes

A Agência Educacional Britânica de Comunicações e Tecnologia (Becta, na sigla em inglês) disse à Comissão Européia que o pacote Office da Microsoft não funciona bem com programas concorrentes em escolas britânicas, ferindo o interesse dos alunos, professores e pais.

Os programas precisam ter os mesmos padrões para trabalharem juntos, mas a Becta afirma que a Microsoft oferece apenas seu próprio “padrão aberto” (livre) em vez de um suporte eficaz para o Open Document Format (ODF) que aumentaria as escolhas dos estudantes.

Stephen Lucey, diretor-executivo da Becta, afirmou que o dano não afeta apenas os concorrentes. “Tais barreiras podem ferir também o interesse da educação e organizações de treinamento, alunos, professores e pais”, apontou Lucey em comunicado.

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    É o que eu sempre repito pata todo mundo que vem com esta baboseira de que a Microsoft é muito boazinha, pois desenvolveu um plugin no SourceForge para que seu Microsoft Office suporta-se ODF.

    Se a Microsoft gosta tanto de falar que é uma empresa comprometida com padrões intermacionais ela tem a obrigação de suporta-los nativamente em seus produtos, em vez de nos entupir com seus discursos cheios de demagogia barata.

    Já estou de saco cheio disso!

    ejedelmal (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 3:25 am

    Livre uma ova! A Globo, que já vem demonizando o software livre, em favor ao sócio que detém percentual do controle acionário da empresa, agora usa o termo para associar a “benevolência” do sócio às suas perdas devido a tal estratégia “perdedora”.

    Padrões não são livres. São padrões, oras. Não podem conter patentes, senão não podem ser padrões.

    Já pensou se somente a Tigre pudesse ter canos de 3/4″ porque a polegada é uma patente inglesa e a Tigre comprou os direitos de exclusividade da mesma? Nenhum dos canos da Eufrates poderá encaixar-se nos canos da Tigre, assim para que serve o padrão?

    ejedelmal (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 5:29 am

    Leiam a reportagem abaixo e encontrem onde está escrito “free”:

    http://www.ioltechnology.co.za/article_page.php?from=rss_IOLTechHome&iSectionId=2883&iArticleId=4401849

    Como disse, a estratégia mercantil perdedora destoante da percepção do sócio de certa empresa midiática está por conta da tal empresa midiática.

    miguel (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 10:05 am

    Que bobagem esta de interesse `dos estudantes`… se eles nao quiserem ser prejudicados, que nao usem os programas da Microsoft. Nao ha mocinhos e bandidos na relacao entre corporacoes e usuarios, ja que todo mundo tem a oportunidade de escolher quais softwares padroes se adaptam as suas proprias necessidades.

    A Microsoft `fez` seu proprio modo de sobrevivencia, apoiando-se em arquitetura fechada. Quem nao quiser trabalhar com ela, sinta-se a vontade para escolher o que bem quiser!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 11:53 am

    “se eles nao quiserem ser prejudicados, que nao usem os programas da Microsoft.”

    Exato. Ninguém é obrigado a usar os produtos da MS. Cada empresa fornece o produto da forma que deseja. Se a MS não apoia o padrão ODF e você quer adotá-lo, MS Office não é uma opção pra você. Nesse ponto eles não estão errado, só estão seguindo um caminho diferente.

    Mas aí entra a questão das escolas, pois os estudantes não tem liberdade de usar o que quiserem os laboratórios da escola. Se esses laboratórios usam MS Office e o supervisor não instalar o plugin do ODF como é que fica? E outra: qual é a qualidade de se plugin? Ele consegue mesmo produzir arquivos que são lidos pelos outras suites office?

    RJP (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 3:04 pm

    Só para lembrar… A Micro$oft tinha participação de 17% na Net, mas vendeu antes da mesma ser vendida para a empresa do Carlos Simas (o dono da Embratel + Claro).

    RJP (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 3:14 pm

    Fechando: Logo, acredito que a M$ n tenha nenhuma participação acionária na Rede Globo (embora ambas sejam nefastas). E a Globo.com não pertence mais à Rede Globo.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 5:51 pm

    Essa história da globo e da M$ estão juntas sim.De uma pesquisada e verá.

    Eu já tenho muita raiva de quem assite aquela malditora emissora que chegou a mandar na política de nosso país e explorar a pobreza com sua programação e lavagem cerebral.

    Pra mim se as duas sumissem do mapa , o mundo seria mais feliz.

    Acho que nem Kane faria isso!

    self_liar (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 5:56 pm

    Além disso , a globo tem problemas financeiros .Ela vive através do BNDES ou seja ela usa o SEU IMPOSTO pra fazer big brother,futebol,novela….

    [OFF] o titulo do documentario era “Muito além que um cidadão Kane” acho que tem no youtube ainda, assistam e tirem suas proprias conclusões a favor ou contra!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 7:38 pm

    Mas aí entra a questão das escolas, pois os estudantes não tem liberdade de usar o que quiserem os laboratórios da escola

    Não necessariamente. Liberdade tem um limite, senão o laboratório vira um caos, com 5 suítes office por máquina.

Este post é antigo (2008-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.