Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ODF: ABNT publica a norma NBR ISO/IEC 26.300

Via Jomar: “Recebi hoje eu e-mail da ABNT confirmando a publicação da norma NBR ISO/IEC 26.300 (ODF) ontem, dia 12 de Maio de 2008, e faço questão de publicar hoje no meu blog esta notícia. A comemoração do dia de hoje pode ser expandida, pois nosso Brasil acordou hoje sem ser mais um escravo de um padrão proprietário e possui agora uma norma para documentos editáveis de escritório: ODF. Depende agora de cada um de nós fazer a escolha, e ela é bem simples (na prática, um clique). Respeite sua liberdade e a liberdade do próximo: Use ODF (e não se esqueça que o próximo pode ser você mesmo daqui a uns 10 anos tentando ler a planilha ou o documento de texto em que você trabalhou hoje à tarde).”

Saiba mais (homembit.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    o melhor do ODF tem de ser os aplicativos, ou seja, as suítes.

    espero q o KOffice 2 e o OpenOffice 3.0 venham cumprir essa tarefa com eficácia.

    att.

    Enjoado (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 1:54 pm

    Espero Que o Koffice 2 seja excelente.

    Além de sempre ser bom ter alternativas… o Koffice, por NÃO ser em Java pode acabar sendo bem mais rápido e muito menos comilão de memória que o OOo.

    rodrigo (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 1:58 pm

    faço faculdade de engenharia. O trabalho de conclusão de curso tem que ser redigido de acordo com as normas da ABNT. Quer dizer que agora ao invés de entregar um arquivo “.doc”, tenho que entregar um “.odt”?
    Se for isso , beleza!!!
    se estiver errado, por favor me corrijam!
    abraço!

    Alex Maia Sanchez (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 2:13 pm

    Agora é só fazer a lição de casa ! Implantar ODF como padrão e normatizado pela ABNT ! Vamos fazer com que as empresas adotem este padrão ! E Viva o SL !

    A ABNT tem normas específicas para layout/diagramação, organização e conteúdo de documentos, e quando se fala de trabalho acadêmico redigido de acordo com as “normas da ABNT”, normalmente a referência é a elas, incluindo:

    * NBR 14724: 2005 – apresentação de trabalhos acadêmicos;
    * NBR 6024: 2003 – numeração progressiva das seções de um documento;
    * NBR 6027: 2003 – sumário;
    * NBR 6023:2002 – referências.

    Na minha opinião, seria uma extrapolação imaginar que a referência dos professores seja mais ampla e alcance também as normas da ABNT que não são específicas a trabalhos acadêmicos.

    Ao mesmo tempo, a existência de norma quanto a formato de arquivo deveria ser argumento suficiente para que nenhum professor possa rejeitar um trabalho nos formatos da NBR 26.300 (ODF).

    faço faculdade de engenharia. O trabalho de conclusão de curso tem que ser redigido de acordo com as normas da ABNT. Quer dizer que agora ao invés de entregar um arquivo “.doc”, tenho que entregar um “.odt”?
    Se for isso , beleza!!!
    se estiver errado, por favor me corrijam!
    abraço!

    Ah claro. E quando for apresentar o teu trabalho num projetor multimidia, por favor verifique se a sala respeita a NBR 10080, que fala sobre instalações de ar condicionado para salas de computadores. Se for ar condicionado central, então veja pela NBR 6401.

    Senão, não passa de TCC! rs

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 3:58 pm

    Espero que agora, mais gente passe a adotar o formato como padrão pros seus documentos. Porque se as pessoas continuarem salvando seus documentos como .doc ou .docx, o padrão não irá se tornar um padrão de fato.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 4:04 pm

    “Além de sempre ser bom ter alternativas… o Koffice, por NÃO ser em Java pode acabar sendo bem mais rápido e muito menos comilão de memória que o OOo.”
    O OO também não é feito em Java. Ele USA java para algumas funções, mas pode ser desabilitado.

    Marcos Alexandre, vc perdeu a oportunidade de dar um exemplo do uso de Java pelo OOo.

    Java é pouquíssimo usado no OOo, vide este link.

Este post é antigo (2008-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.