Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nasce um projeto para redimensionar por software a tela do Eee?

O desenvolvedor Claudio Matsuoka, a partir de uma idéia incomum (mas aparentemente funcional) divulgada no EeeUser a respeito de usar uma conexão VNC local para exibir no Eee (com redimensionamento dinâmico, sem recorrer a panning ou viewports) um desktop maior que os 800×480 pixels que o seu display de 7″ comporta, teve seu espírito hacker provocado.

Ele ainda não deu detalhes sobre como (ou se) deseja implementar sua idéia de fazer o mesmo de uma forma mais elegante e com menos uso desnecessário de recursos, mas o primeiro passo foi interessante: ele entrou em contato com Keith Packard, que confirmou que a implementação pode ser feita usando compositing e o RandR do Xorg, sem precisar mexer nos drivers da placa de vídeo.

De forma geral, redimensionamento dinâmico leva a ilegibilidade, ou a interfaces pobres, na maioria das aplicações comuns de desktop. Mas se for bem combinada (ou alternada) com panning ou um bom recurso de zoom, de repente pode acabar sendo útil nesta nova safra de máquinas com displays minúsculos, mas capacidade de processamento suficiente, e placas de vídeo razoáveis.

Um detalhe curioso é que estou redigindo esta notícia em um Eee. A tela de 800×480 realmente é acanhada, embora me atrapalhe pouco nas tarefas realizadas na web. Mas eu dei uma boa mexida na configuração do Firefox (com ajuda da wiki do EeeUser) para aproveitar ao máximo cada um dos 384.000 pixels da telinha ;-)

Saiba mais (helllabs.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-02-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.