Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Multimídia no Eee: Sintonia fina da freqüência do processador

O Rigues andou fazendo experiências com a relação entre desempenho e duração de bateria do Eee, até chegar em uma configuração que o agradava. Mas encontrou um problema: a exibição de filmes com o VLC “engasgava” devido às configurações que ele escolheu. Ele poderia ter voltado atrás, mas preferiu seguir outro caminho, e criou um script para chamar o VLC, que se encarrega de colocar o processador em velocidade máxima antes, e de voltar ao normal depois.

Ou, nas palavras dele, “Pra resolver o problema, bolei um script que faz o seguinte: primeiro, detecta se o processador está no modo ”ondemand” (clock ajustável automaticamente) ou ”performance” (clock máximo). Se estiver em ondemand, ele troca o modo para performance, roda o VLC, e restaura o modo ondemand na saída. Quick & Dirty, mas faz o trabalho. E já que aprendi tanto sobre o Eee PC lendo em fóruns, blogs e Wikis na Internet, nada mais justo que compartilhar o que fiz.” Confira no link.

Saiba mais (rigues.badcoffee.info).

Leia também: Promoção do BR-Linux e Efetividade vai dar um Eee PC – você já tem um blog?


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    “Eee PC 901 and ASUS Eee PC 1000: It’s BETTER with WINDOWS” – slogan da campanha da ASUS para os novos modelos.

    Trecho da reportagem “Computex 2008 – Linux ultra-portables galore” da Distrowatch Weekly que saiu ontem:

    “(…)However, not all was well at the ASUS stand. As a visitor interested in Linux, I was disappointed to find just one of the products on display running the open source operating system. Even worse was the fact that the entire area was plastered with advertisements displaying large Windows and Microsoft logos. The only flyer available at the stand was a Microsoft one entitled “It’s better with Windows” (see picture on the right), while the technical specifications sheet showing the various products available was spoilt by a large slogan on the top reading “ASUS recommends Windows for everyday computing”. I had noticed the same slogan on flyers distributed in local computer stores, wherever ASUS products were sold.”

    Prá mim, já era. Vamos ver as alternativas.

    Bruno (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 3:46 pm

    Quantas empresas ai vendem seus pc otes só com Windows e o povo instala outros OS neles.
    A unica coisa que acho que eles devem mudar e que teria que ter um drive externo de cddvd e assim quem pudesse compraria .
    Porque pra instalar outro OS sem ter o dirve de vc , tudo via pen drive é complicado.
    Eu não ia quebrar a cabeça pra colocar a instalação em um pen drive nem a pau.
    Se vier com Win e sem cd externo , não mudo de OS.

    Luis Santos (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 4:12 pm

    O modo on-demand não deveria ajustar o clock para cima automaticamente no caso da execução de uma aplicação pesada? Este não seria o caso disto?

    Piter PUNK (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 4:50 pm

    Engraçado, eu atualmente instalo o slackware usando pendrive até nas máquinas que tem CD/DVD. Muito mais prático. Sempre tenho um pendrive com a instalação do slackware dentro dele -;)

    Luciano, o modo “ondemand” tem um tempo para trocar de velocidade e isso dá uns soquinhos mesmo. Brincando no Classmate com o compiz dá para ver isso de vez em quando.

    Falous,

    Piter PUNK

    Eu não ia quebrar a cabeça pra colocar a instalação em um pen drive nem a pau.
    Se vier com Win e sem cd externo , não mudo de OS.

    Não precisa quebrar a cabeça não, o Fedora 9 resolve isso pra você, basta usar um programinha chamado liveusb-creator que tem versão win e Linux que você terá uma imagem inicializável do FC9 em seu pendrive. Depois disso é só dar boot pelo pendrive e se quiser instalar é só fazer do mesmo jeito que faria com um Live CD. Ah, o Liveusb ftem um recurso que torna suas mudanças no pendrive persistentes, ou seja, mudou alguma coisa, mesmo usando pelo pendrive ele armazena as alterações e no próximo boot estará igualzinho você deixou. ;)

    Rhob (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 9:57 pm

    Ceti,

    Antes de partir pra ignorância e se tornar o que todos chamam de freetard, pense como se você fosse o dono da Microsoft, querendo MAIS dinheiro:

    Pressiona fabricantes aqui, oferece grandes descontos alí, gasta mais duas fortunas em marketing, cria outra ferramenta “anti-pirataria” para avaliar quão em alta continua a popularidade de um dos principais softs da empresa….

    Sério cara, a MS deve tá praticamente dando o Windows pra Asus vender o eeePC assim.
    E a Asus faz pq o mercado QUER que ela faça.

    Se o MSI Wind fosse o atual subnotebook uberpopular, aconteceria a mesma coisa. Ou se fosse o Acer Aspire One…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 10:23 pm

    Ceti, qual o problema nisso?

    Atitude no mínimo infantil…

    Existe uma coisa que impulsiona o GNU/Linux mais que qualquer outra nesta área de netbooks e MIDS que a Microsoft não tem como seguir: a possibilidade de customizar a interface.
    Tirando o Windows CE, não existe como fazer oficialmente grandes mudanças na interface do Windows, coisa que não é problema com GNU/Linux e uma característica marcante deste mercado é que cada fabricante quer que a interface seja o seu diferencial já que o hardware de todos é parecido. Este mercado tem algumas limitações de espaço de tela, consumo de energia e armazenamento que fazem com que um interface “padrão” seja mais difícil de usar e o usuário alvo das empresas não é o usuário de notebook mas uma pessoa “conectada” que prefere as aplicações categorizadas por tarefa.
    Um outro detalhe, a Microsoft exige que um netbook deste tenha no máximo 2G de armazenamento e 512Mb de RAM. Ela andou afrouxando um pouco isso recentemente mas ainda carrega algumas limitaçoes.

Este post é antigo (2008-06-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.