Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Moblin: Lançado o Ubuntu MID Edition 8.04

Bem a tempo de me dar a chance de voltar a falar no Concurso Intel Moblin para desenvolvedores no Brasil (que vai ser aberto oficialmente esta semana), o Phoronix traz a notícia sobre o Ubuntu MID Edition 8.04, aparentado ao recentemente anunciado Ubuntu Netbook Remix e também inclui componentes desenvolvidos no projeto Moblin, da Intel, que busca dotar os ultraportáteis nossos de cada dia (com hardware da Intel) de software livre bem adaptado.

O Ubuntu MID Edition 8.04 é uma versão reduzida do Ubuntu 8.04, otimizado para processadores Atom, e com componentes específicos para usar em Mobile Internet Devices, incluindo um navegador baseado no Gecko mas adaptado para telas pequenas, teclado virtual adaptado, o Pidgin, Cheese, Claws Mail, Moblin Media, FBReader e componentes essenciais como o Neverball e o Frozen Bubble.

Mais detalhes sobre o sistema e sobre a sua relação com o Moblin podem ser encontrados no Phoronix – e se você tem as habilidades necessárias, pode aproveitar para tentar se inspirar para participar do concurso.

Saiba mais (phoronix.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/06/2008 às 3:30 pm

    Augusto, e sabe algum aparelho que isso rode efetivamente ?

    Não há nada desses MIDs e afins por aqui, é uma pena. Até o N800 que a Nokia prometia para Dezembro de 2007, até agora… nada.

    A Intel indicou algum aparelho que vá chegar (logo) aqui no Brasil? Você tem algum contato que poderia dizer algo para gente? :]

    Eu agradeceria e me inscrevo na lista para comprar :D.

    jotaB (usuário não registrado) em 25/06/2008 às 3:34 pm

    Um Ubuntu novo… que bom! Estávamos precisados! Achei bem bonito. Ele taí prá concorrer com o Xandros nos mininotes? Se for, já ganhou…

    O Navegante (usuário não registrado) em 25/06/2008 às 3:36 pm

    Eu consigo rodar este bicho no VMWARE?
    Pelo menos para sentir o gostinho.

    O Ubuntu MID Edition é para Smartphones e afins, o Ubuntu Remix eh que é para mininotes.

    http://br-linux.org/2008/analise-e-screenshots-do-ubuntu-netbook-remix/

    Sulamita Garcia (usuário não registrado) em 25/06/2008 às 4:51 pm

    Weber: estamos trabalhando para isto :)

    A previsão é chegar este ano, porém dependemos da homologação dos produtos. Os UMPCs tem um processo mais rápido pois foram classificados como computadores, e devem chegar no terceiro trimestre deste ano. Já os MIDs foram categorizados na mesma área que celulares, o que demora mais, porém esperamos que estejam disponíveis até o fim do ano – vamos pedir pro Papai Noel ajudar a agilizar o processo.

    Como é um processo que envolve manufaturas de hardware, OEMs, empresas de software e operadoras de internet, é natural que leve algum tempo. Os anúncios até agora são de lançamentos futuros, e no caso dos MIDs, é fantástico o fato de que desde já se pode participar do processo, através do Moblin.

    Não deixem de participar do concurso, e quem sabe ganhar um MID antes de todo mundo :)

    derf (usuário não registrado) em 25/06/2008 às 11:32 pm

    Consegue rodar sim!
    http://cdimage.ubuntu.com/mobile/releases/hardy/
    Baixe a imagem, e faça a analise você mesmo. O Ubuntu é mesmo a distro mais bem sucedida de todos os tempos, e agora com essa parceria com a Intel, ninguém segura mais seu avanço.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 26/06/2008 às 12:53 am

    Sulamita, pelo conteúdo (rico) da sua resposta, presumo que trabalhe na Intel, ao menos associada a empresa de alguma forma. Todo caso, além do Obrigado pela resposta, eu tenho de dizer parabéns pra você e para a Intel.

    Parabéns porque já perguntei, diretamente via mail de contato, sobre o assunto para a Nokia. A resposta foi aquelas que ficam entre a automática e a muito vaga.

    De novo, parabéns e obrigado.

    E que dê frutos logo. :)

    averli da rosa alves (usuário não registrado) em 29/06/2008 às 12:11 am

    eu quero saber se esse ubuntu mid 8.04 serve para PC e vem completo . também se funciona o modem banda larga 3 g da brasil telecom, é que esse modem é compativel só windows xp, vista, já quebrei a cabeça no linux que eu tenho o debian ele não detecta o modem, abraço, eu gosto muito do linux, outra coisa pena no linux os arquivos do windows não abrem. Eu ouvi falar que o wine abre mas não estou conseguindo, Gratos

Este post é antigo (2008-06-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.