Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft doa código à Fundação Apache

“A Microsoft anunciou sua cooperação com o desenvolvimento do projeto Apache POI, da Apache Software Foundation. Trata-se de uma biblioteca Java para ler e gravar nos formatos do MS Office, voltada para uso no setor de finanças, e POI significava originalmente “Poor Obfuscation Inplementation”, em homenagem à tradicional ausência de transparência nos formatos da MS.

A intenção expressa pela Microsoft é ajudar o projeto a suportar os seus novos formatos derivados do OOXML. Um executivo da empresa veio a público afirmar que a iniciativa é mais um agouro da nova forma que a empresa vai procurar interagir com projetos de código aberto.”

Enviado por Gogo Yubari – referência (heise.de).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Com isso a M$…

    …assina em baixo de que seus formatos são pouco transparentes.

    Mas nada como começar a mudar essa imagem….vamos aguardar.

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 3:48 pm

    Com o suporte correto aos formatos da MS, os admin/usuários/etc pensam: “Beleza! Agora não precisamos mais deixar de usar MS…”
    É isso ou estou viajando?

    Fabio (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 4:38 pm

    Será que essa repentina generosidade da MS tem algo a ver com o resultado dessa pesquisa , segundo a qual a marca “Microsoft” está em rápido declínio???

    Flávio Raphael Barcellos (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 4:44 pm

    Mais um passo da Intra-operabilidade quando o que queremos é iteroperabilidade.

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 6:36 pm

    Flávio,

    Muito bom o seu comentário. Nunca consegui identificar o fenômeno com tanta precisão!

    André Caldas.

    ct (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 6:38 pm

    proponho boicote a estas especificações

    Bem, já é um avanço a MS considerar e respeitar a concorrência, nem que seja com interesse egocêntrico de reforçar ainda mais seus formatos proprietários.

    Há pouco tempo atrás ela diria com certeza de que o Apache “é coisa de índio” (no sentido pejorativo) e que recomendaria o windows 2003 e IIS. Agora pelo menos ela já aceita a opção de certos clientes de querer usar o Apache e começa também a cooperar com os projetos AMP (Apache, MySQL e PHP) para que estes rodem melhor no windows. Logicamente isso interessa a ela para não perder mercado para o linux mas já é uma certa mudança.

    Mas a MS não é uma empresa onde todos pensam igual e certamente existe ainda forte uma ala mais radical que insiste em campanhas estúpidas tipo a “Get the facts”, que ainda está no ar

    http://www.microsoft.com/brasil/servidores/compare/default.mspx

    mas com um tom um pouco menos agressivo. Também ainda há um risco crescente da ala radical apelar para patentes como arma contra o software livre.

    Mas mantenham o olho aberto sempre !

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 9:10 pm

    @Augusto,

    Em outras palavras, me parece que você considera que a culpa é do usuário, ou que os filhos destas pessoas que optaram por contribuir financeiramente com o projeto tinham intenção de destruir os equipamentos?

    Sinceramente, Augusto, eu acho sim que a culpa é do usuário. Pelo menos no caso da foto acima. O teclado é contínuo e as teclas foram recortadas!

    Não sei da onde você tirou que essas pessoas “optaram por contribuir financeiramente com o projeto” e por isso estão necessariamente corretas. Não consigo concluir isso! Também não consigo concluir que os filhos dessas pessoas, movidas pelo sentimento de solidariedade de seus caridosos pais não tenham destruído os laptops simplesmente por serem “espíritos-de-porco”.

    Eu tenho a impressão de que eles se portaram como é razoável imaginar que um bom número dos integrantes da sua faixa etária se portarão.

    Espero que com “da sua faixa etária” você esteja se referindo à faixa etária das crianças e não do Jaime. :-)

    Poderíamos ter mostrado um monte de livros rasgados e dito: “Olha aí! Esses livros não são apropriados para crianças.” Imagine a manchete… “Páginas de papel não são adequadas aos livros utilizados nas escolas.”

    Bom, eu acho que não é necessário que se produza um laptop à prova de crianças. Mas eu acho importante levantar a questão de se o equipamento é “adequado” ou não ao que se propõe. Se a criança jogar o laptop no vaso sanitário… que pena! Como se pode solucionar isso? Fazendo laptops mais resistentes? Não acho que essa seja a solução.

    Só pra resumir, a pergunta correta é “os laptops são adequados?” Se uma criança destruiu um laptop significa que não são? Quando pode-se dizer que a culpa é do laptop ou da criança? Claro que o argumento “os pais deles são generosos e deram dinheiro para o projeto, portanto a culpa não é das crianças”, não tem valor nenhum.

    André Caldas.

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 9:12 pm

    Oops! Comentário na notícia errada!

    http://br-linux.org/2008/teclado-do-olpc-encontra-um-oponente-a-sua-altura-as-criancas/

    malditas abas, hein? ;)

    Olha, é claro que a M$ só está nessa para fazer valer se OOXML (que, sempre leio como OpenOffice XML) e porque a licença dos projetos Apache é como as BSD e não restringem usar o código em produtos comerciais fechados. Duvido que contribuiria para um projeto GPL, digamos, Koffice.

Este post é antigo (2008-03-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.