Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft anuncia que suportará ODF e PDF no pacote Office em 2009

“”Em anúncio surpreendente, a Microsoft anuncia que pretende suportar o padrão de documentos ODF, assim como PDF, no ano que vem. A Microsoft vai adicionar suporte para os padrões Open Document Format (ODF) e Portable Document Format (PDF) em seu pacote de produtividade Office. Segundo o anúncio, o suporte para ODF e PDF será incluído no software pelo Service Pack 2 para Microsoft Office que deverá ser divulgado no primeiro semestre de 2009, de acordo com um esboço do release que a companhia divulgará para a imprensa enviado ao IDG News Service.

Pontualmente, o service pack acrescentará o suporte aos padrões PDF 1.5, PDF/A e ODF v1.1, assim como ao XML Paper Specification (XPS). O XPS é uma especificação similar ao PDF criada pela Microsoft para rivalizar com o popular padrão da Adobe. A Microsoft criou seu próprio padrão baseado em XML, chamado de Office OpenXML (OOXML), integrado à versão mais recente do seu popular pacote de produtividade, o Office 2007.

A novidade resolve uma antiga rixa entre a Microsoft e os defensores do ODF, um padrão aberto apoiado por empresas como IBM e Sun e aprovado como padrão ISO em maio de 2006. A Microsoft submeteu o OOXML ao Ecma International, órgão responsável por padrões internacionais, em novembro de 2005 e tentou colocá-lo no processo de fast-track durante suas discussões. Mesmo com críticas e promessas, o processo eventualmente teve sucesso em 1º de abril, quando a ISO aprovou o OOXML como padrão.

Até hoje, a Microsoft nunca havia assumido que suportaria nativamente o ODF, afirmando que o Office poderia ler arquivos por meio de softwares adicionais que faziam a tradução entre o padrão da empresa e o ODF. No entanto, a empresa foi bastante criticada pela indústria, particularmente pelas repetidas multas tomadas na União Européia, pela sua falta de interoperabilidade com produtos de outras empresas.””

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fabrício Nihues (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 10:53 am

    Microsoft só está alguns anos atrasada em releção a seus competidores… já deveria ter esse suporte há tempos…

    marcon (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 11:17 am

    isso é só para dar um empurrão nos governos, para eles comprarem o caríssimo pacote office da M$, porque NO FUTURO ELE SUPORTARÁ o padrão ODF… Depois que muitos comprarem, talvez o tal suporte nunca seja implementado

    Sandro (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 11:47 am

    A Microsoft não gosta de competir, ela quer, de qualquer jeito, a supremacia do mercado usando de todos os métodos possíveis, que é simplesmente comprar pequenas companhias que tem um produto bom antes que ela possam alcançar um patamar maior, assim foi ao longo do tempo, só que hoje o pessoal esta mais esperto, e já fica atendo as manobras da Microsoft. Se ela ficasse mais atenda já teria engolido a Macromedia e adquirido os serviços do Google.

    Bruno (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 11:54 am

    Seria muito bom se a MS oferecesse tal suporte sob forma de um pacote (como o de compatibilidade .docx a versões anteriores) breve. Essa postura (demorada) da MS é péssima.
    Já testei o plug-in da Sun porém o mesmo é lentíssimo para carregar.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 12:10 pm

    O pessoal nunca fica contente. O que queriam que a MS fizesse? Não era dar suporte ao ODF?

    Sobre o “caríssimo”, para governo o MS Office sai até por 50 reais a licença.

    marcon (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 12:24 pm

    “50 reais a licença”?!?!?! HAHAHAHAHAHAHAHA

    Na compra do Office pela Receita Federal:

    “No Pregão Presencial RFB/COPOL nº 19/2007 seriam adquiridas 44.087 licenças do Microsoft Office 2007, avaliadas em 40.898.480 reais.”

    http://br-linux.org/linux/custos-legis-mpf-sp-pede-suspensao-da-compra-de-office-pela-receita

    leandro (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 1:15 pm

    Agora quero ver qual será a resposta do openoffice. Com o suporte a ODF o Microsoft Office será a primeira solução multiformatos realmente usável no mercado, já que nem mesmo o openoffice suporta completamente o ODF!

    To gostando de ver o tapa na cara que a Microsoft está dando nos ‘espertos’ do openoffice.

    Para quem está gostando da notícia, sugiro uma lida na análise da PJ no Groklaw.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 1:43 pm

    “50 reais a licença”?!?!?! HAHAHAHAHAHAHAHA

    http://office.microsoft.com/pt-br/suites/FX101635841046.aspx

    Em grandes quantidades a licença do MS Office Basic pode até sair por menos. Não sei qual licença a Receita pretende comprar ou se vêm algo mais incluído (fora a propina).

    Na empresa onde trabalhei, perdemos a chance de padronizar o OpenOffice porque ele saiu por 70 reais a licença para 10 máquinas. O upgrade saía por menos ainda.
    Na Universidade onde dei aula, saía por 20 reais a partir de 100 licenças. Felizmente a instituição é bem eclética com plataformas de SO, e prefiriu o OpenOffice.

    Querendo ou não, o marketing de Linux não deve ficar batendo somente na questão de custo. As vantagens dele tem de ser na segurança, estabilidade e upgrades.

    Creio que os 2 descontos exemplificados são na compra do MS Office para o segmento Educação, e não para o segmento Governo.

    Nas aquisições de MS Office no segmento Governo que tenho acompanhado, os preços praticados têm estado perto do que é cobrado a usuários da iniciativa privada, e não têm variação tão grande quando a compra é em grande volume.

    É hora do OpenOffice suportar o OOXML e mostrar que pode fazer tanto quanto seu concorrente de código proprietário.

    Marx (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 3:06 pm

    É hora do OpenOffice suportar o OOXML e mostrar que pode fazer tanto quanto seu concorrente de código proprietário.

    Agora quero ver qual será a resposta do openoffice. Com o suporte a ODF o Microsoft Office será a primeira solução multiformatos realmente usável no mercado, já que nem mesmo o openoffice suporta completamente o ODF!

    O OpenOffice 3.0 vai suportar o OOXML ainda esse ano. O MS Office somente ano que vem.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 11:08 pm

    Sobre o “caríssimo”, para governo o MS Office sai até por 50 reais a licença.

    E o Broffice/Openoffice sai de graça… qual é o melhor ?… o problema aqui no Brasil é sempre a corrupção … onde entrar dinheiro o resto que se f…….a.

    para o OOo/BrOo começar a fazer sombra, de fato, ao MSO, somente a partir do 3.0 mesmo…

    e olha q só uso ele, mas precisa “debutar” para conquistar o mercado de trabalho.

    att.

    Valerio Laube (usuário não registrado) em 24/05/2008 às 1:20 am

    South Africa Appeals OOXML Adoption

    Friday, May 23 2008 @ 05:24 AM PDT

    OpenDocument and OOXMLSABS, the National Body member of ISO/IEC JTC1 for South Africa, has filed a formal appeal with both ISO and IEC, challenging the Fast Track adoption of OOXML. With the filing of this formal appeal, DIS 29500 is now formally in limbo (i.e., cannot become an approved standard) until the appeal has been addressed.[...]

    http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/article.php?story=20080523052458101

    André Caldas (usuário não registrado) em 24/05/2008 às 10:33 pm

    Valério,

    Eu estou ficando preocupado… o prazo está acabando e não vejo mais ninguém fazendo apelações formais à ISO.

    Você sabe de outros casos?

    André Caldas.

    paulo (usuário não registrado) em 24/05/2008 às 11:08 pm

    muito bom, agora a patroa vai parar de reclamar que quando ela gera um documento em casa ela não consegue abrir no trabalho (pq em casa ela usa o Openoffice e não se tocou de salvar em .doc)

    André Caldas (usuário não registrado) em 25/05/2008 às 11:22 am

    Eu acho esse negócio de ficar convertendo um saco. O pior de tudo é que a responsabilidade por converter e desconverter é sempre do usuário de software livre.

    Nunca converto nada para ninguém. Se você precisa de um .doc, use o word. Se não, vai ficar fazendo retrabalho a cada conversão. Lembre-se que salvar em .doc no openoffice, por exemplo, é equivalente a efetuar uma conversão. Não faça isso. Se você usa openoffice, salve em odt!! Sempre.

    André Caldas.

    RJP (usuário não registrado) em 25/05/2008 às 7:34 pm

    Enquanto isso, num site coalhado de trolls que perdeu o meu respeito há tempos…

    http://www.meiobit.com/industria/microsoft-office-suportar-odf-xequemate

Este post é antigo (2008-05-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.