Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Micro com Linux pré-instalado traz MS Office incluído

“Voce queria mais alguma evidência de que os micros com Linux são usados para abatimentos de impostos? Então veja este link de um hipermercado.

A configuração acima é um notebook equipado com Linux e….Microsoft® Office Home and Student 2007! Não se anime, ele não vem instalado, nem vem com um Linux+Crossover, sim, é apenas o box “Microsoft® Office Home and Student 2007″ que lhe dá direito a 3 licenças de uso dentro da sua casa.

A propaganda do software está estampada junto com o produto. O incauto vai achar que o msoffice já vem pré-instalado, em poucas palavras, o “jeitinho” brasileiro de fazer venda casada de produtos que não se misturam é como vender sorvete no alaska, você duvida que vai ter gente comprando mesmo assim? Não vai ser porque o sujeito é burro, mas porque os “espertos” iriam desinstalar esse linux de qualquer jeito para colocar o windows piratex edition. ”

Enviado por hamacker (sirhamackerΘgmail·com) – referência (hamacker.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 2:56 pm

    sem comentários sobre isso…..
    mas muito engraçado
    não parei de rir kkkkkkkkkkk
    ainda bem wine faz o milagre de rodar o office 2007 :D

    hehehehhe
    heheheheh

    :-)

    Luís Antônio (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 3:50 pm

    Sinceramente eu não acho nada engraçado.
    De todos os computadores à venda no Brasil com Linux hoje, *TODOS* vem com versões do linux bastante defasadas em recursos e em suporte. É uma vergonha esse tipo de coisa. Semana passada mesmo uma cliente me procurou pois queria instalar a webcam no computador que ela acabara de comprar. O computador veio com a distribuição BitLinux 2.0, que é baseada no Fedora Core 6. Foi impossível instalar a webcam no BTL pois o mesmo não tem repositório oficial de pacotes (precisava de alguns pacotes para compilar o gspca). Bom, diante da dificuldade eu liguei para minha cliente e perguntei a ela se podia instalar outra distribuição Linux. Ela disse que tudo bem. Perguntou somente se teria muita dificuldade em utilizar. Eu disse que não. Como ela é uma usuária relativamente nova de informática, e como aprendeu a usar o Linux mesmo (Ubuntu em um telecentro) então eu instalei o Ubuntu no lugar do BTL e não houve mais problema.

    Se as distribuições Linux que vem pré-instaladas nesses computadores tivessem o mínimo de suporte talvez a adoção do Linux em si seria bem maior, e aí nós não precisaríamos presenciar essa malandragem de venda casada.

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 4:02 pm

    Pois é, é uma vergonha. E como nosso amigo Luís Antônio disse, é uma vergonha também, essas distribuições que vem junto a esses computadores. É necessário que seja criada uma iniciativa imediata para essas distribuições defasadas, que só servem para “queimar” a imagem das distribuições Linux, e deixar o (novo) cliente confuso, sempre.

    Carlos (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 4:10 pm

    Esses casos deveriam servir de aviso para a empresas que vendem equipamentos.
    Eu sou usuário do Ubuntu e não vejo nada nele que não atenda a maioria das máquinas que temos disponíveis.
    Comprei meu Note da AmazonPC e veio com Linux, fiquei super contente, mas quando a máquina chegou em casa estava com uma versão do Kurumim sem atualização e sem os dispositivos instalados (webcam por exemplo).
    Por não ser um usuário do Kde tive um pouco de dificuldade de achar os programas que sempre uso e como configurar a rede sem fio?
    Não tive dúvidas… Dei boot com o Ubuntu 7.10 e instalei sem problemas. No final da instalação foi apenas o trabalho para configurar a Webcam.
    Hoje uso o ubuntu 8.04 sem problema algum e com todos os recursos disponíveis.

    Anderson (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 4:50 pm

    Comprei um hp com o Mandriva 2007, tudo funcionando perfeitamente, logo depois acabei colocando o Ubuntu e o OpenSuse, gostei mais desses. Agora, isso é bem interessante, os fabricantes sabem que as pessoas vão instalar um piratão, ai colocam qq distro safada, e colocam o MSOffice pq a M$ deve dar algum desconto/suborno pra loja empurrar o MSOffice para as pessoas.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 4:51 pm

    Ok tentar explicar mais uma vez:

    Não é de interesse de nenhuma montadora de computadores ou das lojas aqui no Brasil de colocar a última versão de nenhuma distro. É muito mais negócio colocar uma distro defasada e depois empurrar o Windows pirata ou não.

    Leonardo (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 4:55 pm

    Também comprei um PC há quase um ano e um notebook há poucos meses, ambos com Linux. O PC é um Epcom com a distro Metasys (baseada em SUSE), que não reconheceu bem o LCD que veio e eu também a achei pouco flexível em relação a atualizações e instalação de novos pacotes através de repositórios. O notebook é um Itautec com Librix (baseada em Gentoo), com aplicativos muito defasados e que sequer tinha um gerenciador de pacotes. Em ambos eu instalei outra distro de minha preferência, mas acho que os integrados/fabricantes deveriam dar mais atenção às distros que vêm pré-instaladas nessas máquinas, pois isso gera uma imagem muito negativa no usuário final.

    cardoso (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 5:04 pm

    Botando um Linux decente o usuário vai querer usar. Vai precisar de suporte. Botando um linux-podreira o usuário desinstala, a empresa pode dizer “ah, mas aí a garantia não cobre, não tem suporte” e o sujeito usa o filho do vizinho.

    Da promoção acima, se alguém comprou e quiser vender o Office, me avise…

    Welington Braga (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 6:27 pm

    Isso é no mínimo um desrespeito ao consumidor e estes vendedores/distribuidores no mínimo deveriam ser denunciados a alguma entidade competente para retirar estes produtos do mercado.

    Infelizmente não temos nenhuma entidade que possamos qualificar como competentes para tal ação.

    Bruno (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 6:28 pm

    Não acho que coloquem uma distro fraca para que troquem e coloquem um xp pirata ou troque por uma distro melhor.
    Se uma empresa qualquer , vou usar o exemplo do Leonardo que comprou um notebook da Itautec que veio com o Librix.
    Imagine se a Itautec pensar em vender suas maquinas com uma distro boa e que seja bem aceita pelos usuários linux.
    Faz uma pesquisa na net , olha em foruns e tudo mais.
    Existe uma distro ideal que todos irão usar sem problema nenhum?

    Todos aqui sabem que uma distro sendo boa ou não , se não for a distro preferida do cara, ele vai formatar e instalar a que ele prefere.

    Se a Itautec colocasse a Distro Ubuntu ou uma outra qualquer tipo o Fedora , estou só exemplicando.
    Um cara iria comprar numa boa, mas se nenhuma dessas distro é a que ele prefere.
    Vai colocar a que ele prefere.

    Só ia dar certo isso de vender um notebook ou pc com uma distro descente se na venda a pessoa falasse que a distro que deve vir instalada é a que ele gosta.
    Se fosse dessa forma iria ser realmente bom.
    Mas já imaginou o tanto que eles iriam gastar por querer vender maquinas ao gosto do cliente?
    Iam gastar muito.

    Todos dizem isso de por uma distro decente , mas se a distro decente não for a dele. Vai formatar e colocar a dele.

    Se fosse unanime , se fosse elegida a distro top que fosse a ideal para todos ai talvez a venda de maquina com linux seria melhor e teria mais resultados.
    Sei que muitos não irão concordar , mas eu acho que falta é isso.
    Ter uma distro que fosse boa e que todos gostassem dela.
    Não acho que o pessoal iria aceitar e eleger uma distro perfeita para todos.
    Agora que deveria ter drivers para todas as distros sem distinção isso deveria.
    Poderiam vender a maquina sem sistema operacional , mas com um cd ou dvd com todos os drivers para linuxs , unixs e windows.
    Indiferente da pessoa instalar um xp pirata ou não, tendo lá os drivers para ele.
    Mas tendo drivers para linux, não só para uma distro x.
    Mas para varias distribuições de linux, pelo menos para as principais( com mais de 3 anos de existencia).
    Para unix também , todos que tem mais de 3 anos de existencia.

    Talvez se fosse feito dessa forma, a compra de maquinas seria melhor. Não ia precisar de ter SO , você ia instalar o SO da sua preferencia pois iria ter certeza que iria funcionar ok.
    Sei lá , poderia colocar uma pasta com o nome da distribuição e a forma de instalar. Poderia ter até um script de instalação.
    O cara só mandava rodar o script e pronto.
    Caso a pessoa goste de fazer na mão , poderia fazer sem problema.

    Bruno (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 8:01 pm

    Talvez o desinteresse seja pelo fato deles acreditarem que ninguém (a maioria / pseudo-usuários) não quer Linux.

    Discordo do xará acima; se sua proposta procedesse os distribuidores deveriam personalizar a escolha dos ‘Windowses’.

    Acredito que distribuidor deveria integrar uma distro fácil de usar, recente e com bom suporte a Hardware (K/Ubuntu,e Kurumin NG). Instalar o essencial para o funcionamento do potencial da máquina. Segue:

    - Tem gravador? -> braseiro/k3b;
    - Tem placa de TV? -> carrega o módulo correto e põe o software (não lembrei o nome);
    - Instala todos os codecs necessário para rodar video e audio + mplayer / xine (tá é meio estranho mas eu gosto);
    - Tem video Intel, ATI ou nVidia? -> Ativa o compiz-fusion;
    - Instala um modem e os respectivos drivers;
    - Configura corretamente o sistema com o monitor que será usado;

    Para um distribuidor que vende muito é simples. Monta a máquina configura redondinho – recompila até o Kernel se quiser deixar + rápido para o processador. Faz uma imagem e instala nos outros.

    Sim eu faria de modo semelhante.

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 9:12 pm

    Eu não concordo que todos computadores venham com Linux defasados.

    Meu chefe comprou um notebook para desenvolvimento, destes mais simples, mas de uma marca mais “renomada” e ele veio com o Insigne Linux. Fiquei muito tentado em usá-lo e até tive o trabalho de “hacker” para deixar ele em uma partição do meu notebook.

    Funcionava tudo 100% nele e muito bem. Webcam, touchpad, monitor com resolução correta, etc.

    Só não deixei o Insigne, pq eu já estava acostumado a desenvolver com o OpenSuse e já tinha meu diretório HOME todo configurado, etc. Dai preferi usar o OpenSuse (mas não ficou 100% como no Insigne; por exemplo, não consegui fazer a webcam funcionar nele).

    Eu acredito que tem muita “porcaria” sim, sendo vendida por ai, de marcas duvidosas, mas é tudo uma questão de escolher um pouco melhor antes de comprar.

    Bruno (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 9:23 pm

    Xara o problema é esse , distros tem a rodo por ai.
    Distro facil , tem poucas e usuários mais avançados irão instalar a distro da preferencia deles.

    A solução mais correta e que seja distribuido um cd ou dvd com os drivers compilados para as distribuições em geral. Como tem muitas , de preferencia para aquelas com mais de 2 anos de existencia.

    Dessa forma agradaria não só aos novatos que estão entrando para a comunidade de SL como os usuários mais avançados.
    Claro que vai ter usuário avançado ai dizendo que gosta de ter o prazer de fazer as mudanças e compilar ele mesmo.
    Mas da forma que eu falei , tendo drivers para todas as distribuições linux, unix e mais o Windows.
    Isso agradaria a todos, se o cara quizer comprar um windows no camelo ou pelo disk cd ai já é problema dele.
    Mas tendo as pastas lá com varias distribuições do linux e mais os unix principais , vai ficar muito bacana para todos.

    A pessoa até escuta falar bem de linux , quer até testar , mas se encontra dificuldade desiste.

    Marcelo (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 10:33 pm

    Bruno,
    O problema é que esses micros raramente são vendidos para que já é usuário ou conhece o mínimo de linux. A grande maioria dos usuários ou estão comprando o primeiro micro ou já são usuários de windows. Nenhum dos dois tem uma distro preferida, até porque não sabem nem o que é isso. Nos dois casos, uma distro bem feita, com tudo funcionando, atualizada, acabaria por chamar a atenção dos dois sujeitos e, quem sabe, seria mantida no micro? Do jeito que é hoje, não tem a menor chance…

    Leandro Menezes (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 10:35 pm

    Acabei de prestar suporte para um amigo, que adquiriu um computador Sunsix que veio com Ubuntu Linux… o monitor LCD não veio configurado, com uma resolução grande, e vejam só: Como configurar a Velox? Tudo bem, a maioria dos usuários de banda larga usam dispositivos roteados, então não precisam de autenticação. E os que não têm isso vão se virar como?

    Quero chegar em dois pontos:

    1. As empresas que montam PCs não estão nem aí para o que estão distribuindo, pois têm os seus motivos (nem configuram as distribuições direito).
    2. Mesmo que as empresas façam programas de configuração de seus produtos para o Linux, sempre vão distribuir algo mais “grosseiro” para os usuários se virarem (esse não é o caso da velox, que nem mesmo distribui um programa de configuração para a nossa plataforma)… então não teremos um programa bonitinho pra configurar a velox por exemplo.

    Na hora que fui prestar o suporte um programa travou (nautilus), pediu pra enviar relatório e logo em seguida o painel do gnome sumiu.

    Remediei essa situação e me aventurei a dizer alguns comandos para serem digitados (claro que com medo de assustar o usuário) e o comando pra configurar o pppoe não existia. Existia um semelhante, que pelo meu pouco conhecimento de Ubuntu e conexões velox autenticadas, nada deu pra fazer pelo telefone.

    O que complica e inviabiliza o uso do Linux para esses usuário são esses (pequenos?) detalhes… ainda não existe um Linux que não exija “conhecimento técnico”, nem que seja pra configurar uma vez na vida e ficar pronto para uso. Não me aventuro a recomendar o Linux pras pessoas que conheço, a não ser que elas queiram ter um pouco de trabalho/disposição e não tenham o azar do meu amigo. No máximo, se a pessoa demonstrar algum interesse, recomendo o Ubuntu… que ainda assim tem alguns problemas graves, como reconhecer a resolução de monitores e outras coisinhas.

    Flancox (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 9:01 am

    Dell, por favor, venda notebooks com Ubuntu também no BRASIL!!!!

    Bruno (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 12:26 pm

    Marcelo , hoje em dia o pessoal principalmente quem trabalha na área compra notebook.
    Pode ser a distro mais atualizada, a pessoa vai trocar se não for a distro da sua preferencia.
    Não to falando aqui de um grupo de usuários que não conhece o linux, estou falando de gente que mexe com linux a bastante tempo.

    Existe distro preferida sim, muitos curtem Ubuntu , Slack , Debian e outras ai.
    Alguns até se tiver reportagem de outra distro, até falam mal dela.

    Existe sim grupos que curtem uma distro e não trocam ela por nada.
    Duvido que se um notes vier todo configurado com uma distro Ubuntu , tiver funcionando 100%. Se a pessoa for fã de Slack não iria trocar a distro na maquina.

    Marcelo (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 1:25 pm

    Bruno, acho que você não entendeu meu ponto de vista. Quis dizer que o alvo destes micros baratos e mal feitos é o pessoal de primeiro micro ou do windows. E, quem trabalha na área, conhece linux e tem sua distro preferida, com certeza vai pagar um pouco mais caro e comprar um hardware decente em vez dessas porcarias capadas pra jogar o preço lá em baixo. E, claro, instalar a distro preferida.

Este post é antigo (2008-09-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.