Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mensagens instantâneas: 10 plugins favoritos para o Pidgin

O LifeHacker publicou um artigo listando e descrevendo 10 maneiras de estender as funcionalidades e a usabilidade do Pidgin por intermédio de plugins e configuração adicional.

Entre os recursos mencionados estão a modificação de textos, a exibição de alertas no ambiente de trabalho, a criptografia de comversas, a recepção automática de transferências de arquivo, e mais.

Saiba mais (lifehacker.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Will Walber (usuário não registrado) em 15/02/2008 às 7:18 pm

    Que tal uma versão ptBR desse artigo..? ^^

    …Sou muito fã do Pidgin!

    Li o artigo e achei legal os plugins apresentados. Porém não achei um que tenho interesse: habilitar as “mensagens pessoais” do protocolo msn. Alguém sabe se tem um plugin pra isso?

    Bem… Eu ainda prefiro o kopete….

    Há tempos uso um conjunto de plugins para o Gaim/Pidgin chamado purple plugins pack (e guifications), que adicionam muitas funções interessantes, principalmente para quem tm várias contas, em vários protocolos, e quer controlar cada uma separadamente.

    Mas ultimamente estou utilizando mais o kopete, embora não tenha ainda conseguido utilizar minha conta no gtalk nele, mesmo conseguido utilizar a do servidor jabber.org.

    Alguém já teve problemas semelhantes, com a mensagem:
    “Houve um erro enquanto autenticava com o servidor: O login falhou por razão desconhecida.”

    Servidor talk.google.com na porta 5222? No pidgin funciona normalmente.

    Muito estranho este erro do kopete.

    Ah, Augusto, desculpe pelo Off-Toppic, mas parece que têm diminuído muito o número de comentários no site.

    O pidgin é incrível. Depois de todo esse tempo e ainda não tem muita coisa que é tida por alguns usuários de MSN como totalmente necessária, como winks, emoticons personalizados e webcam. O projeto gaim-vv chegou a dizer que tudo estava funcional e que logo a mistura com o tronco do gaim 2.0 iria ocorrer, mas nada aconteceu. Se vocês googlarem por isso, verão que a não-inclusão de voz e vídeo no pidgin está assim: totalmente inexplicada.

    O que é realmente lamentável. Em algumas coisas, ele é o melhor, a interface dele é responsiva e pouco intrusiva. Ele não tem o bug do kopete no Ubuntu de demorar 5 minutos pra iniciar nem o bug do MSN de trocar a ordem das letras acentuadas quando está sob carga e muito menos a aparência mocoronga deste último.

    Mas parece que aos desenvolvedores do pidgin só interessa agregar o mínimo de funcionalidade da maioria dos protocolos e pronto.

    Ufa. Achei que era somente eu que tinha esse problema do kopete demorar para iniciar.
    Apesar de gostar muito do kopete, atualmente estou usando o amsn, pois preciso receber e enviar mensagens off-line, e o kopete não esta fazendo isso ainda. O google talk funcionava sem problemas comigo, mas agora para usar o google talk e o ICQ, estou usando o PSI. Outra coisa que não estava funcionando direito era a webcam, apesar dele reconhece-la sem problema.

    Porém não vejo a hora de arrumarem esses probleminhas do kopete para voltar a usá-lo.

    Há tempos uso um conjunto de plugins para o Gaim/Pidgin chamado purple plugins pack (e guifications), que adicionam muitas funções interessantes, principalmente para quem tm várias contas, em vários protocolos, e quer controlar cada uma separadamente.

    Mas ultimamente estou utilizando mais o kopete, embora não tenha ainda conseguido utilizar minha conta no gtalk nele, mesmo conseguido utilizar a do servidor jabber.org.

    Alguém já teve problemas semelhantes, com a mensagem:
    “Houve um erro enquanto autenticava com o servidor: O login falhou por razão desconhecida.”

    Servidor talk.google.com na porta 5222? No pidgin funciona normalmente.

    Muito estranho este erro do kopete.

    Ah, Augusto, desculpe pelo Off-Toppic, mas parece que tem diminuído muito o número de comentários no site. Você acha que isto tem relação com a mudança do drupal para o wordpress, ou o número de acessos – se não for querendo ser muito “enxerido” – também caiu?

    Opa, como saiu dois comentários? Foi mal gente.

    JPayne (usuário não registrado) em 15/02/2008 às 11:49 pm

    Tenchi, aqui eu uso o gtalk no kopete e funciona tranquilo, inclusive loga muito mais rápido que o msn que muitas vezes demora e nao loga… o gtalk é instantaneo… só que aqui eu uso a porta 5223.

    Lembro de ter visto em algum artigo por aí pra usar essa porta.

    Tenta ae… e boa sorte !!!

    JPayne

    J (usuário não registrado) em 16/02/2008 às 12:28 am

    Pra resolver o problema do Kopete demorar pra iniciar, é só desabilitar o plugin de estatísticas.

    Tenchi, o off-topic não é bem-vindo mesmo. Quando você quiser tirar uma dúvida comigo, prefiro que envie pelo formulário de contato.

    O número de acessos subiu quase 20% depois da mudança para WordPress, embora os dois fatos não devam estar relacionados. Em fevereiro, especialmente, tenho visto um belo gráfico ascendente.

    Não acompanho muito de perto as estatísticas de comentários, porque o BR-Linux não tem o objetivo de ser um fórum, embora os comentários sejam bem-vindos. Para discussões de opinião e bate-papos, prefiro que se busque outros recursos, e a comunidade não tem escassez deles. Para acrescentar informações ou pontos de vista sobre as notícias, os comentários estarão à disposição.

    Mesmo assim, verifiquei agora, e você está equivocado quanto à tendência que acreditou identificar. Os números de fevereiro estão pouco acima dos de dezembro, até. A média está sendo de 54 comentários por dia, a mediana é de 55, a classe modal na minha análise é a que vai de 70 a 79, e o pico do mês (até agora) foi de 92 comentários, registrado no dia 13. Houve vários dias com números próximos aos do pico, mas eles são bastante contrabalançados pelos finais de semana, e pelo carnaval, períodos em que o número costuma descer abaixo dos 40. Mas, como diz a empresa que quer investir na SCO, tenho certeza de que na semana que vem teremos “até” 100.000.000 de comentários em cada notícia.

    No passado já publiquei um estudo demonstrando a ausência de correlação entre visitação e comentários nas notícias do BR-Linux, e este fenômeno parece continuar a existir. Em fevereiro, o dia em que houve mais comentários teve um número de visitantes bem próximo da média, e o dia mais visitado do mês teve relativamente poucos comentários. A razão me parece ser simples: o número de pessoas que costuma fazer comentários é pequeno, e a maioria dos novos leitores que chegam a cada dia está interessado exclusivamente em ler. Por mim, tudo ótimo.

    Acredito que em outros blogs esta relação funcione diferente, especialmente nos que estimulam o bate-papo. Não tenho nada contra eles fazerem isso, tenho certeza de que isso aumenta o mindshare e provavelmente até mesmo o faturamento deles, mas ao mesmo tempo não tenho interesse em fazer o mesmo por aqui.

    Gosto do Pidgin desse jeito, sem os adendos desnecessários e multiprotocolo. Tenho instalado o Amsn e quase nunca utilizo.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware>

    zzz (usuário não registrado) em 17/02/2008 às 12:13 am

    nunca gostei da interface do pidgin….parece meio incompleta, quase tosca pra ser sincero….prefiro o aMSN. Recentemente descobri o KMess…tem uma interface legal, so que so funciona pra msn (o que tanto faz já que só uso msn mesmo)

    Opa Augusto, peço desculpa pelo off não bem-vindo. Só disse aquilo porque nunca mais vi as discussões que havia há um tempo atrás, com duas ou três páginas de discussões.
    Mas fecho o assunto aqui antes que eu fale mais besteira, e foi mal por qualquer coisa ;-)

    Não há relação com o WordPress. Os debates com 200 ou mais comentários (cada página tinha 100 comentários) não acontecem mais por aqui há quase 2 anos, e foram se reduzindo mais ou menos na mesma proporção em que eu passei a postar mais notícias por dia – costumavam ser 8 a 10, agora há dias em que passamos das 25. Não tenho saudade destes debates longos, mas se você quiser participar deste tipo de debate na web brasileira, tenho certeza de que saberá onde encontrar!

    Por aqui, há muito passei a tentar desestimular as discussões longas, até porque tendem a ser fora do tema noticiado, e faz anos que o BR-Linux não busca ser fórum; tem bastante locais na web brasileira em que o pessoal pode bater papo e discutir, e o foco de ter comentários por aqui é o que já mencionei acima: expandir as informações ou opinar sobre a notícia, e não bate-papo ou debate de opiniões, exceto em casos específicos.

    Em 2007 só tivemos 2 discussões com mais de 100 comentários, fora as campanhas do BR-Linux e outras iniciativas em que os leitores eram convidados a participar diretamente nos comentários (campanha pelas doações para a Wikipédia, etc.)

    Mas o assunto em si é interessante, vou tentar coletar dados e escrever um artigo a respeito esta semana, assim você vai poder comentar lá e não vai mais ser off-topic.

    thiag0 (usuário não registrado) em 17/02/2008 às 9:46 pm

    @tenchi

    Você está atrás de um proxy? Uma vez eu também passei por este problema, e na época eu pesquisei e descobri que era uma limitação do kopete mesmo. Não sei como estão as coisas agora.
    Se eu achar onde eu li isto eu volto aqui pra dizer :-)

Este post é antigo (2008-02-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.