Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais sobre a versão 3.1 do Poseidon Linux

“A partir do dia 23 de novembro de 2008 estará disponível para download a versão 3.1 do Poseidon Linux, sistema operacional destinado à comunidade científica e acadêmica brasileira, totalmente desenvolvido em software livre, distribuído gratuitamente e 100% livre de vírus.

O Poseidon Linux 3.1 possui vários softwares científicos, com destaque de uma suíte completa de programas para quem trabalha com Sistema de Informações Geográficas (SIG) e Bioinformática.

O Poseidon Linux é completo: além dos softwares livres científicos, que fornecem ferramentas para várias áreas do conhecimento, possui todos os programas necessários para uma estação de trabalho: navegador de internet, leitor de e-mail, mensagem instantânea, pacote de escritório (processador de texto, planilha eletrônica, etc.).

Novidades

As principais novidades da versão 3.1 são a nova interface gráfica (Gnome), internacionalização (com suporte em 7 línguas – português, inglês, espanhol, alemão, grego, italiano e francês), atualização de todos os softwares científicos que já estavam disponíveis na versão anterior, atualização da identidade visual do projeto e novo site.

Detalhes técnicos

* Baseado em Ubuntu 8.04, versão LTS (Suporte de Longa Duração) com updates de segurança por 3 anos; Kernel 2.6.24; Interface gráfica Gnome 2.22;
* Áreas do conhecimento atendidas: Geoprocessamento (GIS/SIG) e Geoestatística; Visualização 2D/3D/4D; Matemática; Estatística; Física; Química; CAD/Engenharia; Computação Gráfica; Edição de Imagens e Desenho Vetorial; Modelagem/Simulação Numérica; Gráficos Científicos; Editoração Científica; Banco de Dados; Linguagens de Programação; Bioinformática.

Um pouco da história do Poseidon Linux

O Poseidon Linux surgiu à partir de um grupo alunos de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no ano de 2004. Insatisfeitos com a falta de uma política institucional de softwares, desenvolveram um sistema operacional que coubesse no bolso: colocaram ali os softwares livres que usavam (eliminando custos oriundos de licenças proprietárias), de maneira que eles funcionassem a partir de um CD, sem necessidade de instalação.O projeto ganhou popularidade e em 2005 obteve apoio da FURG para hospedar um website na internet (que em maio de 2008 ultrapassou 1.000.000 de acessos). Em 2006 a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou a hospedar o sistema operacional para download. Inicialmente idealizado para a comunidade científica brasileira, o projeto ganhou um novo direcionamento a partir de contribuições de pesquisadores e usuários de outros países. A atual versão (3.1) é disponibilizada em 7 línguas: português, inglês, espanhol, alemão, grego, italiano e francês. Hoje o Poseidon Linux conta com o apoio de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.”

Enviado por Eduardo Henrique Albergone (eduardoΘlog·furg·br) – referência (poseidon.furg.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Barba (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 10:26 am

    Eu bem que queria baixar para testar, mas desde a último post sobre esse mesmo assunto (uns 2 dias atrás) estou tentando sem sucesso… a taxa de transferência não chega a 10k, e olha que costumo fazer downloads a mais de 480k aqui… :(

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 12:00 pm

    “com destaque de uma suíte completa de programas para quem trabalha com Sistema de Informações Geográficas (SIG) e Bioinformática.”

    Gostaria que eles explicassem mais detalhadamente sobre estes topicos. achei-os interesantes.

    Ruy Braga (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 4:45 pm

    Tem tambem o Scientific Linux, que eh baseado no Red Hat Enterprise.

Este post é antigo (2008-11-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.