Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux SYS

“Num fórum foi me sugerido fazer conhecida a vocês a distro SYS. Características do SYS: Instalação totalmente automática (padrão; porém pessoas advançadas podem intervenir) / padrao: todo em portugues / superatualizado: kernel 2.6.26.2 , gimp 2.5.2 , firefox 3 , wine 1.1 , openoffice 3-beta . Só no momento ficamos com kde 3.5.9 porque a maioria dos programas ainda não funcionam com kde 4. Muitos utilitários do gnome 2.23.9/ programma fácil para estabelecer uma conexão ADSL (problema com outros distros: muitos utilitarios internet — mas nada facil estabelecer a conexao) / na maioria da hardware funciona bluetooth, wifi, camera direto (e se não for com hardware típico no Brasil, pode ser incluido mais rápido possível) / cerca 17-19 GB programas (varia um pouco com a versão) — uma das maiores distros, e a maior do Brasil (se entender a Guiana-Caiena como um rabo do Brasil ; pelo menos
eu não converso com estes franceses e a distro e em portugues) / sistema de rescue, que lança rápido, e que permite tarefas de socorro para usuários com conhecimentos básicos do Linux. / Criação de pacotes próprios, inclusive do kernel, glibc etc. / Todos utilitarios para desenvolvimento — o SYS é desenvolvido / compilado dentre dele mesmo. / O servidor principal do distro roda com SYS, inclusive com nosso kernel: www.copaya.yi.org/info.php. / mirrors da melhor qualidade”

Enviado por Werner Landgraf (wernerΘsys-linux·yi·org) – referência (ftp:).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luís (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 5:15 pm

    Mais do mesmo…

    se está em português, acho q desaprendi minha língua materna…

    ;op

    Freud explica: Isso é igual aquilo, mas diferente da primeira e similar a que antecede a segunda :)

    alexandre (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 5:25 pm

    tudo q as outras distros tem. soh mudou o nome ! bla bla bla

    Rapaz, mas quase sempre os críticos-urubus aparecem primeiro, hein? Pessoal, quanto mais, melhor. Vocês por acaso baixaram e testaram a distro para dizer se realmente é “mais do mesmo”? Duvido! Recomendo: baixem, testem e, depois que testarem, postem comentários um pouco mais inteligente, do tipo: testei isso e funcionou bem, aquilo não funcionou legal. Em comparação com distro X, há mais suporte a hardware, etc. Assim sim, vale a pena criticar.

    Rodrigo Viana (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 7:34 pm

    ricardomoc, parabéns pela resposta.
    Aos demais: criticar sem conhecer não soma nada.

    O link de referência não funciona aqui. Alguém conseguiu acessar?

    Cadu (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 7:57 pm

    Eiii! Não é mais do mesmo! Garanto que vocês que criticam nem viram o link que ele passou do phpinfo!!! O servidor deles roda com o SYS, inclusive com o kernel do sys!!!! Olha aqui ohh:

    Linux darkstar 2.6.26.2-i486-1sys #1 SMP Sun Aug 10 15:25:35 GFT 2008 i686

    Isso não é demais??!??!!? :D :D :D

    Talvez eles não tenham muito sucesso com uma distro, mas pelo menos me fizeram rir… hehehe

    tadeu (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 10:34 pm

    É, o link não funciona mesmo… será que dá prá alguém que conhece a distro mandar um novo? Cadê o autor da nota?

    Outra coisa, a gente tem de baixar uns 18GB? Sério?

    ricardOS (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 11:13 pm

    Infelizmente, ñ testei, e tá difícel eu testar por questão de força maior neste momento, mas eu sou um defensor de iniciativas nacionais.
    Infelizmente o brasileiro padrão é priguiçoso e acomodismo, etc…) Mas tenhu visto, por outro lado, muitas iniciativas valorosas por pessoas realmente zelosas e determinadas. É o caso do Kurumim, Biglinux, e muitos outros.
    Espero q essa seja mais uma delas,nois precisamos com certeza.

    Laércio (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 11:46 pm

    De cara, chama-me a atenção o fato de o SYS vir com programas “superatualizados”. Então, com certeza, ele não é simplesmente mais um derivado da Debian ou coisa que o valha. Deve ser um tipo de meta-distribuição[*], como a Gentoo e a GoboLinux.

    [*] Não sei ao certo qual é a definição correta de “meta-distribuição” utilizada pelo projeto Gentoo. No meu entendimento, uma meta-distribuição é aquela em que o usuário não precisa esperar sair o próximo release estável para atualizar o seu sistema inteiro (como no Ubuntu), mas vai atualizando seus pacotes individualmente, à medida que surjam novas versões estáveis nos repositórios (como no Gentoo). O Arch Linux se enquadra nesta classe?

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 1:41 am

    O link correto é ftp://ftp5.gwdg.de/pub/linux/install/sys/

    Concordo com os primeiros comentários, quando vão apreender que esta palhaçada de ficar dividindo esforços com a mesma coisa é perda de tempo??? Ficar criando trilhões de distros ou trilhões de programas que fazem a mesma coisa é mais uma vez perda de tempo e de recursos que poderiam ser mais bem aproveitados em outros setores.

    É uma pena mesmo!

    PS: Não é uma distro debian-like, mas pelo repositório chuto que é uma distro slack-like.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 1:55 am

    Esqueci

    Sites que dizem o que é uma meta distro:
    http://www.knowledgerush.com/kr/encyclopedia/Meta-distribution/
    http://encyclopedia.thefreedictionary.com/Meta-distribution

    A menos que eles tenham inventada um configurador 1.000.000 de vezes melhor que o Yast, ou um instalador 2.000.000 de vezes melhor que o d-installer, ou algo realmente muito novo, pra mim isso é o mais do mesmo.

    Distribuições que se diferem apenas pelos temas da área de trabalho e lista de pacotes instalados por padrão já existem de sobra por ai.

    Seria muito mais fácil escolher uma distro já popular e apenas criar um metapacote ou conjunto de scripts que personalize-a para ficar do seu jeito.

    Fabio (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 10:22 am

    Calma pessoal, eu sou do forum que ele disse.

    Ele é o mantenedor do SYS e é (pasmem…) um alemão que mora na Guiana Francesa (aqui pertinho, lá em cima rsrsrs) e odeia a lingua francesa, porém fala alemão e português e por isso o português dele não é muito polido.

    O SYS é uma distro “gigante” que vai traz programas mais variados, de jogos a compiladores, passando pelo instalador mais fácil do mundo (basta um “enter”) Firefox, Open Office, navegadores modo texto e Emacs, GCC e tudo que os “slackusers” conhecem.

    @Fábio,

    desconfiei desde o princípio (q devia ser um gringo quem escreveu aquela descrição)…

    xop

    ps. não foi uma crítica, no máximo uma ironia sem maldade.

    Animal-X® (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 6:32 pm

    Mais uma distro? Afe…
    Quando o povo vai parar de criar distribuições e ajuda a uma já existente? Depois usuário mete o pau e eu dou razão, linux já virou uma zona…e eu torço pra que muitas distros desapareçam da face da terra, isso só prejudica o desenvolvimento do software livre em sí.

Este post é antigo (2008-09-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.